Capa do livro: LEITURA E ESCRITA:<BR> diferentes perspectivas para o ensino e a aprendizagem

LEITURA E ESCRITA:
diferentes perspectivas para o ensino e a aprendizagem

Autores: Messias Dieb - Larissa Naiara Souza de Almeida - Avanúzia Ferreira Matias (Orgs.)

O livro que você tem nas mãos nos ajuda a repensar a educação, considerando e respeitando diferentes realidades e procurando encontrar formas de lidar com elas da maneira mais produtiva possível. Os trabalhos apresentados aqui nos mostram a importância da intervenção do professor na aprendizagem e na avaliação do sistema escolar. Para que seu trabalho tenha os resultados esperados, é preciso que o professor tenha uma formação sólida no que diz respeito à sua área de expertise, assim como nas teorias e práticas relacionadas à aprendizagem. Além disso, é fundamental também a presença nas escolas de profissionais capacitados a lidar com demandas específicas, tais como a deficiência auditiva, visual, motora, cognitiva, entre outras. Os conceitos de alfabetização e de letramento, tão bem abordados neste material, nos alertam para a relevância de uma concepção ampla e inclusiva da educação.

(Prof.ª Dra. Carla Viana Coscarelli – UFMG).

Impresso
de R$ 70,20 por
R$ 54,00
Digital
de R$ 63,60 por
R$ 40,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3038-5
DOI: 10.24824/978854443038.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

LEITURA E ESCRITA:<BR> diferentes perspectivas para o ensino e a aprendizagem
ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Faculdade de Educação da UFC.

AMANDA DE SOUSA ALVES RODRIGUES SALES
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) desde setembro de 2015.

ANA CARINE DOS SANTOS DE SOUSA PAIVA
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga pela UFC. Professora e Técnica em Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Formadora de Professores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil.

ANA MARIA MONTE COELHO FROTA
Pós-doutora em Psicologia (UFRN). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (USP). Mestra em Educação e Psicóloga (UFC). Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. (UFC).

ANA PAULA AZEVEDO FURTADO
Professora e Técnica-formadora da Secretária Municipal de Educação de Fortaleza. Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFC. Pedagoga pela UECE.

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação – FACED/ UFC. Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular, da Pró-Reitoria de Graduação da UFC.

AVANÚZIA FERREIRA MATIAS
Graduada em Letras (UFC) e Pedagogia (UNIP), especialista em Psicopedagogia (UECE) e Gestão Pública (UECE), mestre em Linguística (UFC) e doutora em Educação (UFC). Atua profissionalmente como professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE).

DÉBORA LUCIA LIMA LEITE MENDES
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia e Pedagoga, pela mesma universidade. Professora Adjunto III, no Departamento de Fundamentos da Educação (FACED/UFC). Coordenadora Pedagógica do PARFOR/FACED/UFC.

DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO
Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisadora institucional do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN) Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela UFPE. Pedagoga pela UERN.

FLÁVIA ROLDAN VIANA
Doutora em Educação (UFC). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área da educação, com ênfase na área da educação de surdos.

FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA
Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora do Curso de Pedagogia da UERN. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN).

FRANCISCA JAMÍLIA OLIVEIRA DE BARROS
Mestra em Educação Brasileira e Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará; Pesquisadora dos grupos de pesquisa LER – Linguagem Escrita Revisitada e ARCA.

FRANCISCA MÔNICA SILVA DA COSTA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede municipal de Fortaleza.

FRANCISCA PALOMA ALMEIDA VITAL
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Psicopedagoga Clínica e Institucional (UVA), é especialista em docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO
Pedagoga pela UERN. Professora de Educação Infantil da rede privada de ensino na cidade de Severiano Melo/RN. Atuou como Bolsista do PIBID (2014-2016) e voluntária do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas-BALE (2014-2016).

FRANCISCA SOCORRO ARAÚJO
Especialista em Psicopedagogia – UNICHRISTUS. Especializanda em Gestão Pedagógica da Escola Básica – UAB/UECE. Graduada em Pedagogia – UECE. Professora efetiva do município de Fortaleza/CE.

JANAÍNA LUIZA MOREIRA DE CASTRO
Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

JANICE DÉBORA DE ALENCAR BATISTA ARAÚJO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFC). Pedagoga (UFC). Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza.

JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnica em Educação na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia Clinica e Institucional e Educação Infantil.

JULIANA SILVA SANTANA
É mestra em educação brasileira pela universidade federal do ceará, psicopedagoga e educadora inclusiva, licenciada e bacharel em geografia e licencianda em Pedagogia.

LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra e Doutoranda em Educação também pela UFC. É membro do Grafí: Laboratório de Estudos da Escrita. Bolsista FUNCAP.

MESSIAS DIEB
Doutor em Educação, professor e pesquisador da UFC, com dois Pós-Doutorados em Educação: um, em 2015, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), supervisionado pelo Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), e o outro, em 2016, na Universidade da Califórnia – Santa Barbara (UCSB/USA), financiado pela CAPES (Processo BEX 0602/15-9), supervisionado pelo Prof. Dr. Charles Bazerman. Temas de interesse: estudos da escrita e letramentos acadêmicos.

MIRELLE ARAÚJO DA SILVA
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Psicopedagogia- UVA; Pedagoga- UFC; Pesquisadora do grupo de pesquisa LER- Linguagem Escrita Revisitada.

RAFAELA DE OLIVEIRA FALCÃO
Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

ROSALINA ROCHA ARAÚJO MORAES
Doutoranda em Educação – UFC. Mestre em educação – UECE. Especialista em Psicomotricidade Relacional – FACEL. Pedagoga – UECE. Professora efetiva do município de Fortaleza/CE.

SANDRA MARIA SOEIRO DIAS
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutoranda em Educação Brasileira também pela UFC. É professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro do Laboratório de Educação Matemática (Ledum-UFC) e Tutora UAB/UFC.

SILVANA MENDES SABINO SOARES
Doutoranda e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em gestão e docência da Educação Infantil – UVA. Graduada em Letras – UECE e em Pedagogia – UVA. Professora da rede municipal de ensino -Fortaleza/CE.

SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ
Professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Faculdade de Educação (FACED), atuando na graduação e na Pós-Graduação. Pós-doutorado na Universidade do Minho – Portugal. Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (USP).

SYLVIE DELACOURS-LINS
Mestre e doutora em educação – Universidade Paris 5. Pós-doutorado – Instituto National de La Recherche Pedagogique INRP Paris. Professora na Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará.