Capa do livro: AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS

AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS

Autores: Joara Porto de Avelar Lima - Daniele Lima da Silva - Ana Rita de Cássia Santos Barbosa (Orgs.)

Acreditando na Educação enquanto processo dinâmico e infindo esta coletânea tem o objetivo de discutir, a partir da sua própria estrutura dialógica, as interações relacionadas aos muitos processos educativos, a fim de unir possibilidades e socializar diferentes experiências atreladas ao fazer educacional em diferentes espaços, considerando que não existe verticalidade, centralidade e, muito menos, um único caminho para ser, compreender e fazer Educação. Em tal perspectiva, AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS apresenta-se contemplando diversas e complementares reflexões que transitam nos âmbitos da experiementação, da formação docente e do uso das novas tecnologias; do letramento infantil, da tradição oral e da implementação da lei 11.645/08; da gestão e da coordenação pedagógica; assim como das relações fomentadas na e/ou pela escola: o sujeito e a sua subjetividade; a família e a comunidade; a fim de promover um diálogo crítico e intertextual sobre tais abordagens. Fruto de reflexões, pesquisas e vivências de diferentes autores (professores e pesquisadores), esta obra reúne dezoito artigos inéditos com o intuito de acompanhar o leitor nesta permanente dialética reflexiva que permeiam e transcedem os processos educativos, sob a ótica de uma educação comprometida com a emancipação e o desenvolvimento de seus sujeitos, sejam estes docentes ou discentes, a partir de um olhar minuncioso e atento ao seu próprio fazer.

Impresso
de R$ 87,36 por
R$ 67,20
Digital
de R$ 78,00 por
R$ 50,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2858-0
DOI: 10.24824/978854442858.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS
ORGANIZADORES
JOARA PORTO DE AVELAR LIMA

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB); Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB); Especialista em Docência Superior (UGF) e em Alfabetização e Letramento (Estácio); Pedagoga (UNEB).

DANIELE LIMA DA SILVA
Fonoaudióloga e mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/ UNEB) e pesquisadora do Geppe-rs/ PPGeduc - UNEB (Grupo de pesquisa em educação, psicanálise e representação social). Membro da Comissão Executiva do Grupo de Pesquisa e Extensão Duplo Nascer: Leituras da constituição e da psicopatologia da relação primordial mãe-bebê por meio de indicadores clínicos (UNEB).

ANA RITA DE CÁSSIA SANTOS BARBOSA
Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Università degli Studi di Padova. Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professora Adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

AUTORES
ADRIANA SOUSA FONSECA BRITO
Psicopedagoga (UNIFACS), Pedagoga (UNIFACS). Diretora do Educandário Luz do Saber, Salvador-Bahia.

ANA ELISA DRUMMOND C. SILVA
Doutora em Educação (UFBA). Mestre em Educação (UFBA). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio) e Docência do Ensino Superior (Fundação Visconde de Cairu). Pedagoga (UNEB).

ANA RITA DE CÁSSIA SANTOS BARBOSA
Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Università degli Studi di Padova. Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professora Adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

ANDRÉIA SOUSA DA FONSECA
Pedagoga pela UNIFACS. Psicopedagoga pela UNIFACS. Vice-diretora e professora do Educandário Luz do Saber, Salvador-Bahia.

CAMILA AMORIM MOURA DOS SANTOS
Mestre em Energia na Universidade Salvador-UNIFACS. Especialista em Finanças Corporativas pela Universidade Católica do Salvador(2010). Graduada em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (2008). Professora da Faculdade Ruy Barbosa. Membro da Equipe Gestora da Escola Municipal Saturnino Cabral. Professora do projeto Rede Anísio Teixeira/SEC-Ba.

CARLOS EDUARDO C. DE SANTANA
Doutor em Educação e Contemporaneidade (UNEB); Pedagogo (UNEB), Pesquisador no Grupo de Pesquisa Memoria da Educação da Bahia / PPGEDUC/UNEB; Docente Titular na Faculdade Integrada Ipitanga – FACIP/UNIBAHIA; Docente Titular na UNINASSAU / Salvador-Ba; Vice – Presidente da ACRC Malê Debalê.

CATARINA FERREIRA SILVEIRA
Doutoranda em Difusão de Conhecimento (Programa Multidisciplinar UFBA/UNEB/IFBA/UESF/LNCC/SENAI). Mestre e Especialista em Engenharia de Produção com foco em inteligência organizacional (UFSC). Mestre em Administração e Comércio Internacional (UEX). Graduada em Administração (Universidade Salvador). Professora EBTT, IFBA Campus Valença.

CÉLIA TANAJURA MACHADO
Professora Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/FACED), Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB/GESTEC) .

CÍNTHIA MARIA SEIBERT SANTOS
Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Graduada em Pedagogia-UNEB. Coordenadora Pedagógica-Secretaria Municipal de Educação. Professora da UNINASSAU. Colaboradora do Conselho Estadual de Educação/Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formacce Infância, Linguagens e EJA/UNEB.

DANIELE LIMA DA SILVA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB); Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB); Fonoaudióloga (UNEB), Linguísta (UFBA) e especialista em Gestão em Saúde (UNEB). Membro do Geppe-rs/ PPGeduc – UNEB (Grupo de pesquisa em educação, psicanálise e representação social) e da Comissão Executiva do Grupo de Pesquisa e Extensão Duplo Nascer: Leituras da constituição e da psicopatologia da relação primordial mãe-bebê por meio de indicadores clínicos (UNEB).

EDNA BITTELBRUNN

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestrado em Família (UCSAL). Especialista em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga (UFSC). Professora da Universidade do Estado da Bahia e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

EDVALDO SOUZA COUTO
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Titular na Faculdade de Educação, na Universidade Federal da Bahia, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação. É um dos coordenadores do GEC – Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

ENOILMA SIMÕES PAIXÃO CORREIA SILVA
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). Licenciada em Matemática pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

FRANCYS P. S. FIGUEIREDO ALVES
Especialista em gestão de pessoas. Licenciada em Educação Física e Bacharel em Administração de Empresas. Integrante do grupo de pesquisa Acompanhamento e Avaliação em Politicas Públicas (UNEB).

GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA
Mestre em Gestão de Tecnologias aplicadas a Educação (UNEB/GESTEC), Mestrado em Ciências da Educação (IPLAC/Cuba-Havana), Especialista em Psicopedagogia (UESC), Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (FASB), Especialista em História do Brasil (FIJ), Pedagoga (UNEB),   Professora da Universidade do Estado da Bahia-UNEB (UNEB/-Departamento de Educação-Campus X- Teixeira de Freitas).

HUGO SABA PEREIRA CARDOSO
Doutorado em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia (UFBA-2013). Professor Efetivo da UNEB. Professor Permanente dos Programas: Doutorado em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e Mestrado Profissional em Ensino da Física (PROFIS), e Professor Colaborador no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT).

ICILMA NICOLAU PAZOS DOURADO
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas – UNEB. Graduada em Administração com habilitação em Recursos Humanos pela Faculdade Castro Alves – FCA. Analista Universitária na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pesquisadora nas áreas de Gestão de Projetos Educacionais, Práticas Pedagógicas, Geotecnologias, Gestão Aplicada a Educação, Práticas Inovadoras.

JEODI DA SILVA SOARES PORTO
Mestre em Ciências da Educação – Universidad Americana (UA). Especialista em Psicopedagogia: Clínica, Institucional e Hospital pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia, especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias, graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná.

JOARA PORTO DE AVELAR LIMA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB); Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB); Especialista em Docência Superior (UGF) e em Alfabetização e Letramento (Estácio); Pedagoga (UNEB).

JOSEMEIRE MACHADO DIAS
Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Redes de Computadores. Professora da UNEB, Departamento de Ciências Exatas e da Terra e do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC. Pesquisadora da Agência de Inovação da UNEB e do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC.

LÁZARO EMANUEL SOUZA FONSECA
Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Pedagogo e Psicopedagogo. Especialista em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação (UNEB). Atualmente é professor titular da Faculdade São Salvador e coordenador pedagógico do Educandário Luz do Saber.

LUCIENE SOUZA SANTOS
Doutora e Mestre em Educação/UFBA Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Atualmente é professora Adjunta da UEFS e atua também como Contadora de Histórias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura e Literatura Infantil e Narração Oral.

MADIANE SANTOS DE ASSIS
Mestranda em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB (Aluna Especial). Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA. Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. 

MAGALY MENEZES ANDRADE
Mestranda em Geotecnologias da Educação – UNEB (Aluna Especial); Pós Graduada em Treinamento Desportivo para Atletas de Alto Rendimento – UNEB; Graduada em Educação Física – UCSAL. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa RED PUB e GESTEC, e é professora do ensino fundamental e médio – Secretaria de Educação do Estado.

MARCOS VINÍCIUS CASTRO SOUZA
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/DMMDC). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/GESTEC), Pedagogo, Atualmente exerce a função de Coordenador Pedagógico no município de Salvador/BA e é membro dos grupos de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais, da UFBA/UNEB; Gestão, Trabalho e Educação, na linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação, da UNEB.

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO
Doutora em Educação/UFBA. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS.  Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação Básica/UNISINOS-RS. Tem experiência em Didática e Práticas Pedagógicas não Escolares. Contadora de Histórias. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Formação do Ser em Aprendizagens – FORMARSER /UEFS.

MARY DE ANDRADE ARAPIRACA
Doutora e Mestre em Educação, PRGE/UFBA. Graduação em Pedagogia/UFBA.  Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, atuando no Programa de Pós-graduação Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica. Tem experiência nas áreas de Contação de Histórias, Leitura, Literatura e Alfabetização e Letramento.

SABRINA DOS SANTOS FERREIRA
Mestranda em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB / CFP. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas ao desenvolvimento de métodos analíticos, aplicando técnicas espectrométricas, com ênfase na determinação de metais em solos e atua na rede estadual de educação da Bahia.

SANDRA ALELUIA HORA DA COSTA
Mestrado em Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência (UFBA). Graduação em Engenharia de Telecomunicações (UNIJORGE). Professora EBTT do IFBA Campus Paulo Afonso.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutorando e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural – UNEB. Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE. Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia, História e Memória.