Capa do livro: FILOSOFIA, ENSINO, TEMAS E OBJETOS

FILOSOFIA, ENSINO, TEMAS E OBJETOS

Autores: Nilo César Batista da Silva - Maria Celeste de Sousa (Orgs.)

O diálogo entre Filosofia e Educação foi sucumbido ao longo da história da filosofia. Isso deveu-se, em parte, por razões de ordem histórica, político-conjuntural, pela constante ausência do exercício crítico das teorias modernas da educação, em dado momento para legitimar o ato educativo como simples processo moral e cívico. Essa obliteração do diálogo entre educação e filosofia remonta ao “tecnicismo” fruto do advento da ciência, que instaurou a “positivação do espírito”, não obstante, impregnando-se, historicamente, na cultura ocidental e intensificando a necessidade de se construir uma “força de mercado” com a finalidade de “adestrar” os indivíduos para atender os padrões da sociedade de consumo. Este “adestramento” da consciência humana despotencializa o sujeito da capacidade de conferir reflexão e sentido a própria existência, vinculada a produção do conhecimento. O sentido é a qualidade com que as coisas, os diversos aspectos da realidade se apresentam à nossa consciência subjetiva. Assim sendo a tarefa fundamental da Filosofia é eminentemente antropológica, pois o seu objeto central de reflexão é a própria condição do homem em seus múltiplos contextos e sentidos. A presente coletânea não tem a intenção, evidentemente, de responder ao conjunto de problemas envolvidos no diálogo entre filosofia e educação, e, sobretudo, de oferecer uma resposta às questões pedagógicas a elas relacionadas. Ela quer, antes de tudo, por meio de seus textos que a compõem, servir de subsídio para reflexão da práxis educativa. Sua tarefa básica é estimular a reflexão na busca de compreender o sentido mais profundo do próprio sujeito da educação, ou seja, de construir a imagem do homem em sua situação de sujeito/educando. Prof. Dr. Nilo César Batista da Silva, natural de Icó – Ceará, Doutor em Filosofia – Universidade do Porto – Portugal, docente do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2891-7
DOI: 10.24824/978854442891.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FILOSOFIA, ENSINO, TEMAS E OBJETOS
NILO CÉSAR BATISTA DA SILVA
Graduação em Filosofa (FCF), Mestre (UFRN/2005) e Doutor em filosofia pela Universidade do Porto (U. PORTO/2013). Atualmente exerce a docência em Filosofia Medieval na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordena o GT/ANPOF Agostinho de Hipona e o Pensamento Tardo-antigo. Desenvolve estudos sobre a noção de verbum mentis na filosofia de Santo Agostinho. Nesta edição apresenta o texto “Acerca do aprender e do ensinar, a experiência do sentir em Santo Agostinho”, ampliando, dessa forma, a discussão sobre linguagem e conhecimento na perspectiva Medieval.

HÁLWARO CARVALHO FREIRE
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Fez mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, com sanduíche na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Teve como temática na dissertação a Filosofia transcendental kantiana, especificamente a questão do papel da imaginação enquanto síntese e esquema na Crítica da Razão Pura. Atualmente é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com sanduíche na Martin Luther Universität Halle Wittenberg (MLU- Alemanha), e tem como pesquisa o papel do pensamento por Analogia na teoria do conhecimento kantiana.

FRANCISCO ANTÔNIO FRANCILEUDO
Doutor e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-Doutor em Psicologia pela Universidad Kennedy (Buenos Aires – Argentina), com pesquisa sobre a Antropologia de Frankl e a Educação na Contemporaneidade. Graduado em Filosofia e Teologia. Licenciado em Ciências da Religião (UVA – CE). Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro coordenador do Grupo de Estudo Sensus: Subjetividade, Cultura e Espiritualidade, o qual integra o Grupo de Pesquisa: Um olhar interdisciplinar sobre a subjetividade humana (UECE). Membro do Laboratório OTIUM, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre.

LISIEUX D’JESUS LUZIA DE ARAÚJO ROCHA
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – (bolsista FUNCAP). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – (bolsista CNPQ). Professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Coordenadora da Especialização em Estudos de Logoterapia e Análise Existencial da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro do Laboratório OTIUM/Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Integrante dos Grupos de Pesquisa: OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre (UNIFOR) e Um olhar interdisciplinar sobre a subjetividade humana (UECE). Associada da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial).

MARIA BERNADETE GONÇALVES DE PAULA
Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza – FAFIFOR (1986) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Especialização em Filosofia Política do Socialismo pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (1992). Atualmente é professora titular da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Metafísica, Antropologia, Alteridade, Violência.

RALPH LEAL HECK
Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em
Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Ceará e professor de filosofia da Faculdade Católica de Fortaleza. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem, lógica, filosofia da informação, metafísica, filosofia da ciência e filosofia mente.

MARIA CELESTE DE SOUSA
Doutora em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP (2009). Exerce a docência em filosofia desde 2009, na Faculdade Católica de Fortaleza FCF, onde também coordena o curso de bacharelado em filosofia. Pesquisadora na área de filosofia contemporânea, com ênfase em antropologia filosófica e filosofia da educação, concentrando estudos no pensamento metafísico de Henrique Lima Vaz.

DANIEL BENEVIDES SOARES
Graduação em Filosofia pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Graduado no Curso de Tecnologia em Artes Plásticas do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Mestre em Filosofia pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Doutorando em Filosofia pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Desde o mestrado estuda o Pensamento de Eric Weil, sobre o mal e questões ético-moral. Atualmente exerce a docência em Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza, lecionando as disciplinas de filosofia política.

MÁRIE DOS SANTOS FERREIRA
Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e Ciências da Religião, Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2009) com pesquisa na Área de Antropologia, Ética, Cidadania e Educação. Especialista em Ensino de Filosofia pela Faculdade Farias Brito (2007). Exerce a docência na Educação Básica do Estado do Ceará, atuando especialmente na área de Filosofia.

ROSINEIDE A. TAVEIRA CIUCCI DA SILVA
Graduação em Pedagogia e Letras, pesquisa atualmente o ensino na Idade Média, concentrando seus estudos na dialética de Abelardo. Exerce a docência na educação básica do Estado de São Paulo.

PEDRO HENRIQUE CIUCCI DA SILVA
Graduação em Filosofia pela Faculdade de São Bento em São Paulo (2013). Mestre em Filosofia PUC- SP. Bolsista CAPES, doutorando pelo programa EHPS- PUC-SP, com Bolsa de pesquisa da Capes. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da educação, com pesquisa nos textos de Hugo de São Victor e atualmente pesquisa o Pensamento de Paulo Freire.

FRANCISCO DE AQUINO JÚNIOR
Graduação em Teologia pela Faculdade Jesuítica de Belo Horizonte (1999), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuítica de Belo Horizonte (2001) e doutorado em Teologia – Westfälische Wilhelms Universität Münster (2009). Atualmente é professor efetivo da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Concentra estudos na área de teologia da libertação com várias publicações em periódicos e edições nacionais.

ANTONIO AUGUSTO MENEZES DO VALE
Mestre em Filosofia pela Università Gregoriana di Roma, obtendo reconhecimento de título pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Exerce a docência em filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza, onde leciona as disciplinas de Metafísica, Antropologia filosófica.