Capa do livro: FORMAÇÃO DE LEITORES E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: <br>arte e literatura

FORMAÇÃO DE LEITORES E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA:
arte e literatura

Autores: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - Sandra Aparecida Pires Franco - Greice Ferreira da Silva (Orgs.)

Os estudos e produções textuais estavam envoltos em um grupo de professores que trabalham e desenvolvem pesquisas nessa temática, mas que, angustiados com o fenômeno da formação docente, dialogaram com autores de outras instituições de ensino brasileiras para possibilitar ao leitor encaminhamentos seguros frente às pedras que encontra pela estrada da vida profissional na academia.
O livro visa apresentar e compartilhar textos de práticas pedagógicas com a arte, a leitura e a literatura em vários espaços e tempos diferentes para poder dialogar e trocar experiências de trabalhos educativos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3002-6
DOI: 10.24824/978854443002.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE LEITORES E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: <br>arte e literatura
AMANDA LAYS MONTEIRO INÁCIO
Psicóloga. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco na linha de Avaliação em Psicologia Educacional. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina.

ANA ESTELA FERREIRA
Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (2018). Especialista em Literatura e Ensino pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas (2014). Graduada em Letras pela Faculdade da Alta Paulista (2008). Atualmente é professora titular – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) da Unesp (Assis). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em formação de leitores e Ensino de Literatura Infantil.

ARISTIDES JAIME YANDELA CAMBUTA
Professor docente Angolano e doutorando na FFC – UNESP – Marília.

BRUNA LEAL SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2018. Desenvolve pesquisa na área de formação de leitores e literatura infantil.

CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO
Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural; (Unesp – Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário? (Unesp – Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE – Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

ELIEUZA APARECIDA DE LIMA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Marília (1996). Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (SP), junto ao Departamento de Didática. É docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC, Unesp, Marília, SP.

GEUCIANE FELIPE GUERIM FERNANDES
Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Londrina, na área  de docência: saberes e práticas. Atualmente é professora colaboradora do centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus Cornélio Procópio.

GRACIELLY TERZIOTTI DE OLIVEIRA
Psicóloga, especialista em Avaliação e Reabilitação em Neuropsicologia pela Sapiens – Instituto de Psicologia/UNIFIL e bolsista CAPES do Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.

GREICE FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília – SP (2013). Mestre em Educação (2009) e Graduada em Pedagogia (1993) pela mesma universidade. Experiência no trabalho de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Coordenadora do Grupo de Estudos da Infância: Teoria e Práticas (GEINTEPRA) com a Prof. Dra. Suely Amaral Mello na Unesp/Marília (2008 – 2017). Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Mediação Pedagógica nessa universidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

KATYA LUCIANE DE OLIVEIRA
Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

MARLENE RIBEIRO DE CASTRO MUNHOZ
Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas. Especialista em  Administração, Supervisão e Orientação Educacional e graduada em Pedagogia. Atualmente, Professora Pedagoga no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL Professor José Aloísio Aragão Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Participa do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e  é integrante do grupo de Pesquisa FOCO – Formação Continuada: implicações do materialismo histórico cultural na prática docente e no desenvolvimento humano.

MARILETE TEREZINHA DE MARCO
Doutoranda em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus Marília; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Câmpus Marília (2014); Pós-Graduação em Metodologia da Língua Inglesa pela Faculdade do Litoral Paranaense (2010); Graduação em Modern Languages pela University of Miami (2002) e Graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (2000). Servidora Pública Federal, ocupa o cargo de Assessora de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas, atuando principalmente nos temas: Formação de Professores, Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural.

NATHALIA MARTINS
Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Estadual de Londrina, graduada em Pedagogia pela mesma universidade, formação em magistério nível médio, faz parte dos projetos de pesquisa; A Leitura e sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica; Trabalho Pedagógico na Educação Superior e Trabalho Docente: um campo de possibilidades para pensar as práticas cotidianas como espaços/tempos. É professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL, na área de Anos Iniciais e professora do Município de Londrina. Possui experiência na área da Educação com ênfase na área de Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ação docente, Leitura, Literatura Infantil, Planejamento e Teorias Pedagógicas.

RAQUEL LAZZARI LEITE BARBOSA
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Mestrado e Doutorado em Educação, respectivamente, na PUC-SP e na Unicamp e fez Livre-docência em Didática pela UNESP. Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Assis/SP e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências -UNESP-Marília/SP. Coordena o “Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores” – GEPLENP – UNESP-Assis/SP, certificado pelo CNPq. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Educação com ênfase em formação de professores,avaliação educacional e práticas de leitura.

SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO
Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília – SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO – Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP – Campus Marília – SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE-2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica.