Capa do livro: CIENSIBILIZANDO: <br>diversificando o ensino-aprendizagem de ciências

CIENSIBILIZANDO:
diversificando o ensino-aprendizagem de ciências

Autores: Márcia Barbosa de Sousa - Regilany Paulo Colares - Vanessa Lúcia Rodrigues Nogueira (Orgs.)

A obra traz uma compilação de reflexões e relatos sobre a formação docente e práticas educativas no ensino de Ciências. Ensinar Ciências nos dias atuais é um grande desafio para o professor, sendo necessário estimular os alunos com estratégias pedagógicas diferenciadas.
A partir dessa necessidade, a obra “Ciensibilizando: Diversificando o ensino-aprendizagem de Ciências” traz experiências obtidas a partir de projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a qual está fundamentada com as diretrizes gerais da Unilab.
Os trabalhos aqui descritos foram desenvolvidos no Maciço de Baturité, discutindo a divulgação científica como ferramenta de inclusão social e a formação docente e a escolha da profissão, especificamente os professores de Ciências da Natureza, as dificuldades e as perspectivas na atual conjuntura da Educação Brasileira.

Impresso
de R$ 45,90 por
R$ 35,31
Digital
de R$ 43,08 por
R$ 26,48

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2902-0
DOI: 10.24824/978854442902.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CIENSIBILIZANDO: <br>diversificando o ensino-aprendizagem de ciências
ORGANIZADORAS
MÁRCIA BARBOSA DE SOUSA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Biotecnologia de Recursos Aquáticos pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado PNPD/CAPES pela UFC. Tem experiência no Ensino de Biologia, Bioquímica nutricional, Biotecnologia.

REGILANY PAULO COLARES
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Química Inorgânica e Doutora em Química. Possui experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Eletroquímica, Corrosão e Ensino de Ciências.

VANESSA LÚCIA RODRIGUES NOGUEIRA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica Clínica e Biologia Molecular, mestre em Ciências Marinhas Tropicais e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas de Microbiologia, Biotecnologia, Biologia Celular Molecular e Ensino de Ciências e Biologia.

AUTORES
ABIGAIL CHINOSSANDE BENOLIEL
Licenciada em Ciências da natureza com Habilitação em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

ALUÍSIO MARQUES FONSECA
Professor do quadro efetivo do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, e do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutor em Química.

ANA PAULA STELL CAIADO
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Psicóloga, mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Trabalha com os temas: Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Processos Educacionais e Práticas Educativas.

ANTÔNIO LUAN FERREIRA EDUARDO
Graduado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com habilitação em Física. Foi Bolsista do PIBID e PIBIC.

ANTÔNIO ROBERTO XAVIER
Licenciado em História (UECE) e em Pedagogia (FAK); Especialista em História e Sociologia (URCA); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE); Doutor em Educação (UFC); Pós-doutor em Educação (UFPB). Professor do Curso de Graduação em Administração Pública do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB.

ARTEMIS PESSOA GUIMARÃES
Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Química, também pela UFC, tendo realizado parte do curso de doutorado na Universidade de Leipzig, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase nos seguintes assuntos: termodinâmica, fenômenos de transporte e processos de separação. Atuou como pesquisadora no Departamento de Engenharia Química da UFC.

BRUNNA ANGELICA EVARISTA DA SILVA
Discente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), Graduação em Licenciatura em Química (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-Ceará, Brasil.

BRUNO ROBERTO DA SILVA QUEIROZ
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Participou do Programa de Bolsas de Monitoria (PBM), é bolsista do Programa de Extensão (PIBEAC).

DANILA FERNANDES TAVARES
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Superior de Educação de Divinópolis – ISED/MG, mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/SP e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará UFC/CE. Atua nas áreas de Física e Matemática, com interesse em Sistemas Dinâmicos, Bilhares, Caos, Ensino de Matemática, Educação Matemática e Formação Docente.

EDILANE MARIA DE LIMA EDUARDO
Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Foi bolsista PIBIC.

EVELINE DE ABREU MENEZES
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Coordenadora de área do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

FRANCISCA ALINE DA SILVA ANDRADE
Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (habilitação Biologia) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pós-graduada em Gestão Escolar.

FRANCISCO KILBER
Discente do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Bolsista de Iniciação a Extensão, Arte e Cultura (PIBEAC).

JOÃO LUCAS VITÓRIO RIBEIRO CARVALHO
Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Iniciação à Pesquisa (PIBIC).

JOBER FERNANDO SOBCZAK
Professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Produtividade da FUNCAP. Orientador efetivo do curso de pós-graduação no PPGERN-UFC. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), Aperfeiçoamento em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Têm experiência na área de Ecologia, Ecologia de insetos parasitoides e fungos entomopatogenicos, taxonomia de Hymenoptera, Manipulação comportamental de hospedeiros por vespas parasitoides e fungos, Ecologia comportamental de aranhas.

JUAN CARLOS ALVARADO ALCÓCER
Professor do curso de Engenharia de Energias, do Instituto de Engenharia de Desenvolvimento Sustentável e professor efetivo do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduado em Física pela Universidad de Costa Rica, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas.

KAÉ STOLL COLVERO
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Licenciada em Letras, habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É integrante do Grupo de Pesquisas sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC – PUC-Rio) e Líder do Grupo de Estudos sobre Interculturalidade e Educação do Campo – GEIEC, da UFT. Suas principais áreas de atuação são Políticas Públicas para a Educação, Didática, Multi/Interculturalidade e História da Educação.

KELMA GOMES DE MELO
Discente do mestrado em Ensino de Matemática Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Graduada em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará.

KLÉCIA MORAIS DOS SANTOS
Graduada e Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM).

LETÍCIA FRANCO DE ALMEIDA COSTA
Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do Grupo de Pesquisa em Interações Animal-Planta.

LÍVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas áreas de pesquisa em instrumentação analítica, métodos espectroscópicos na região do infravermelho próximo e ensino de química.

LUISA CÉLIA MELO PACHECO
Professora Assistente do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará (Tauá). Graduação em Química Industrial e em Licenciatura em Química, mestrado em Química Inorgânica e doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará. Atua na área de Química Analítica, com ênfase em Eletroanalítica, Eletrodeposição de Ligas Metálicas, Ensino de Química, Bioadsorção e Química Ambiental.

MAIUCA SECO
Discente de Graduação em Licenciatura em Química, Bolsista de Iniciação a Extensão, Arte e Cultura (PIBEAC), Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

MÁRCIA BARBOSA DE SOUSA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Biotecnologia de Recursos Aquáticos pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado PNPD/CAPES pela UFC. Tem experiência no Ensino de Biologia, Bioquímica nutricional, Biotecnologia.

MÁRCIA DE SOUSA PAULA BARROS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Ecoturismo. Discente em Economia Doméstica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Economia Doméstica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, família, conservação de alimentos e armazenamento doméstico.

MARCIA MARIA RODRIGUES SILVA
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC). Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

MÁRCIO LOPES FAUSTINO
Discente Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Bolsista de extensão voltado para a divulgação de ciências em escolas. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

MARIA CRISTIANE MARTINS DE SOUZA
Professora Adjunto I da Classe C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS). Diretora do Instituto de Educação a Distância (IEAD) – UNILAB, Coordenadora UAB-CAPES-UNILAB. Participa dos grupos de pesquisa: Grupo Interdisciplinar em Química (GIQ) – UNILAB, Grupo de Inovações Tecnológicas e Especialidades Químicas (GRINTEQUI) – UFC. Tem experiência na área de Engenharia Química, Processos Bioquímicos, Biomassa, Processos de Separação de Bioprodutos e Educação a distância.

MARILIA MORENO DA SILVA NASCIMENTO
Licenciada em Ciências da Natureza e Matemática (Habilitação em Biologia) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi bolsista do PIBID/CAPES. Especialista em Ciência de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

MICHEL LOPES GRANJEIRO
Professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui experiência nas áreas de Física e Astronomia, principalmente no ensino de Ciências. Foi Coordenador de Área do PIBID/UNILAB. Coordenador dos projetos “Planetário Itinerante do Maciço de Baturité: Consolidando o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio (CNPq) e Projeto Cosmos: A Concretização da Astronomia no Maciço de Baturité (PIBIC). Líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Popularização da Astronomia e Astrofísica, GEPPAA.

MYLENE RIBEIRO MOURA MIRANDA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Biofísica – University of Guelph. Atualmente, pesquisa sobre o ensino de física para surdos através da LIBRAS (Educação Inclusiva).

PEDRO HENRIQUE FERREIRA DE OLIVEIRA
Licenciado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (Habilitação em Física) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Popularização da Astronomia e Astrofísica (GEPPAA).

RAYSSA MARQUES DOS SANTOS
Discente do Curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Extensão (PIBEAC/UNILAB), atuando no Projeto “Cozinha Molecular: Oxirredução”.

REGILANY PAULO COLARES
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Química Inorgânica e Doutora em Química. Possui experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Eletroquímica, Corrosão e Ensino de Ciências.

SARA JANE DE OLIVEIRA
Discente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em Licenciatura em Química (IFCE).

SARAH RAMOS MEDEIROS

Técnica de laboratório de Ecologia e Evolução na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do grupo de pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da rede pública municipal de Fortaleza. Possui experiência em Ensino de Ciências, Biologia Molecular e Zoologia.

SILVIA HELENA ROBERTO DE SENA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Física pela University of Antwerp.

VANESCA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Licenciada em Ciências da Natureza e Matemática (Habilitação em Matemática) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi bolsista PIBID/CAPES.

THAYS LETÍCIA DA SILVA ESTEVÃO
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC). Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Integrante do grupo de pesquisa em Ecologia e Recursos Naturais.
 
VANESSA LÚCIA RODRIGUES NOGUEIRA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica Clínica e Biologia Molecular, mestre em Ciências Marinhas Tropicais e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas de Microbiologia, Bioteconologia, Biologia Celular Molecular e Ensino de Ciências e Biologia.

VIRGINIA NETA LIMA PEREIRA
Professora da Rede de Ensino do Município de Acarape. Mestranda do curso do Mestrado Acadêmico em Sócio biodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Licenciada em Pedagogia (Habilitação em matemática) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialização em Docência do Ensino Superior (Faculdade Kurios), em Metodologia para o Ensino Fundamental e Médio (UVA) e em Educação para as Relações Étnicas Raciais.

VIVIANE PINHO DE OLIVEIRA
Professora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduada em Ciências Biológicas, e doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Coordenadora do PIBID e Coordenadora do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA/UNILAB). Atua nas áreas: Ensino de Biologia, Interdisciplinaridade, TICs no ensino de Biologia e de Ciências.