Capa do livro: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA:<br> legado para uma educação humanizadora

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA:
legado para uma educação humanizadora

Autores: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (Org.)

A Pedagogia do oprimido, de Paulo, superou todas as experiências brasileiras, e mesmo mundiais, em favor dos oprimidos, até então conhecidas porque uniu como ato indissolúvel, que na realidade é, a questão política das reivindicações de classe com a necessidade do ato de escolarizar-se, de educar-se. Foi mais além: deu foro político ao campo educativo [...]. Enfim, criou dentro e a partir da dinâmica sócio-histórico-cultural uma teoria do conhecimento dialógico-libertadora. Proclamou, assim, a dialeticidade e a politicidade do ato de educar. Reconheceu como necessária ao ato de educar a amorosidade. Culminou seu sonho possível na crença de que homens e mulheres novos poderão estabelecer, em união, a democracia.
Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire)

A pedagogia do oprimido é um projeto de libertação maior, que não caberia num único livro. Ela precisa ser desdobrada, realizada, irradiada, "corporificada", na expressão de Freire. Como é uma pedagogia da insurgência, os movimentos de resistência e luta vão criando outras pedagogias possíveis, contra-hegemônicas, como ele mesmo o fez: pedagogia da esperança, pedagogia da pergunta, pedagogia da autonomia etc. Nesse sentido, os ensaios que compõem este livro podem ser considerados como novos capítulos dessa pedagogia.
Moacir Gadotti

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2813-9
DOI: 10.24824/978854442813.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM PERSPECTIVA:<br> legado para uma educação humanizadora
ANA PAULA BRAZ MALETTA
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Estudos Sociais da Infância, Linguagens, Educação Infantil, Currículo e Didática. 

CIRLENE CRISTINA DE SOUSA
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduada em História, Mestre em Comunicação Social e Doutora em Educação. Atua, também, como deletante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da FaE/CBH/UEMG.

DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA CHACON
Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Detém formação em três áreas, a saber:  Filosofia, Pedagogia e Teologia / Ciência da Religião. Atualmente realiza pesquisas nos seguintes temas: Filosofia da Religião, Epistemologia, Pedagogia Crítica e Direitos Humanos.
 
DANIELA OLIVEIRA R. DOS PASSOS.
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduada e Mestre em História e Doutora em Sociologia. Atualmente está vinculada ao quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da FaE/CBH/UEMG.
 
FRANCISCO ANDRÉ SILVA MARTINS
Professor Efetivo da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Doutor em Educação. Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Extensão e Pesquisa em educação de Jovens e Adultos) e do Observatório da Juventude (FaE-UFMG). 

JACQUELINE DA SILVA GONÇALVES
Professora Efetiva e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Pedagoga de formação, suas pesquisas se concentram em Currículo, Avaliação, Planejamento e Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos em instituições de Educação Infantil.

LÚCIO ALVES DE BARROS
Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Graduado em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política. Desenvolve pesquisas acerca da Violência, Segurança Pública e Educação em Regime de Privação de Liberdade.
 
MARCIAL MAÇANEIRO
Professor e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Graduado em Estudos Sociais e, pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma, obteve o título de Doutor em Teologia. Desenvolve, atualmente, pesquisa em Pneumatologia e Experiência Cristã; Trindade e Religiões Abraâmicas, e  Estudos de Teologia & Ecologia.