Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO:<br> a prática pedagógica em evidência Volume 36

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO:
a prática pedagógica em evidência Volume 36

Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Valdilene Aline Nogueira - Uirá de Siqueira Farias (Orgs.)

Esta obra foi realizada com a intenção de reafirmar o movimento de resistência aos retrocessos vivenciados no Ensino Médio brasileiro.  Professores/as e pesquisadores/as descreveram como a Educação Física contribui para a formação da cidadania dos/das jovens que vivenciam esse ciclo da Educação Básica.

Impresso
de R$ 62,28 por
R$ 52,68
Digital
de R$ 62,28 por
R$ 43,60

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2531-2
DOI: 10.24824/978854442531.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO:<br> a prática pedagógica em evidência Volume 36
ADRIANO GONÇALVES DA SILVA
Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Oricolé – Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.

ALEX SOARES DOS SANTOS
Realiza o curso de Educação Física na UNISA. Ministra oficina de Breaking em escolas e espaços culturais. Participa de diversos grupos de B.Boys. Já realizou apresentações na TV Cultura e organizou exposições fotográficas em diferentes espaços da cidade de São Paulo. 

ALINE RODRIGUES SANTOS
Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Vinhedo. Atua como formadora de Professores no projeto da Rede Municipal “Quintais da Infância” e se dedica estudar sua prática pedagógica, principalmente nos seguintes temas: metodologia de projetos, educação física escolar e recursos didáticos.

ANA CLARA DE SOUZA SIQUEIRA
Cursando o terceiro semestre do Superior em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (2017/20). Bolsista de uma Iniciação Científica (2018/18) e voluntária em um Projeto de Ensino (2018/18).

ARTHUR MÜLLER
Possui mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Didática, Práticas de Ensino e Teorias Escolares. É professor efetivo da rede pública estadual de SP (primeiro ao quinto ano) e professor de educação física do Colégio Marista Arquidiocesano, onde acumula também a função de coordenador da área de Educação Física escolar. É pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural. Compõe, ainda, o grupo de estudos de educação física escolar da FEUSP (GPEF) e o grupo de elaboração dos currículos do ensino fundamental do estado de SP.

BRUNA AGRA MELO
Nasci em São Bernardo do Campo em 1991 e moro no Distrito do Grajaú desde 2001. Estudei em 6 escolas públicas diferentes devido a diversas mudanças residenciais e pude acompanhar diferentes culturas devido estas experiências. De 2009 a 2011 participei do Programa Jovens Urbanos, onde realizei cursos de curta duração e visitas aos espaços públicos. Em março de 2010 fui ao Rio de Janeiro representar o Programa Jovens Urbanos no 5º Fórum Urbano Mundial da UN-HABITAT, no qual minha responsabilidade era discutir e relatar problemas e soluções urbanas. Em 2011, trabalhei numa filial da rede Cinemark Brasil S/A como PAC (Profissional de Atendimento ao Cliente) por cinco meses, pois três dias depois ingressei na Associação Saúde da Família como Agente Comunitário de Saúde (ACS), onde trabalhei por 5 anos e meio. Em 2012, ingressei no ensino superior no curso de Ciências Biológicas na UNISA (Universidade de Santo Amaro), não concluí por questões financeiras e sua conclusão continua nos meus planos futuros com o objetivo de trabalhar com sustentabilidade – social, econômica e ambiental -. Em 2016, iniciei o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), onde participo do Projeto de Ensino “Jogos, brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos: valorizando o patrimônio cultural da humanidade” e pretendo fazer outros projetos relacionados.

BRUNO FREITAS MEIRELES
Mestrado em Educação Física (2015) na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Possui 08 anos de experiência na área de Gestão de Políticas Públicas em Educação e Esporte, com ênfase em aspectos pedagógicos, curriculares e de gestão. Foi Avaliador e Formador de programas vinculados ao Ministério da Educação (MEC), Ministério do Esporte (ME) e Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Atuou como Coordenador Pedagógico nas Secretarias de Educação de Diadema e Santo André. Professor Adjunto na Universidade Anhanguera de São Paulo no curso de Educação Física. Graduado em Educação Física (2007) pela Universidade Metodista de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2018) possui Especialização em Recreação e Lazer (2009), Pedagogia do Esporte (2016) e Educação Física Escolar (2017). Atualmente é Professor de Educação Física efetivo da rede municipal de Santo André e Formador e Consultor Técnico em Educação da Elos Educacional.

DAIANA MACHADO DOS SANTOS
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar. Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior.

DÉBORA ANDRADE
Educadora, contadora de histórias, “artevista” negra, formada em psicologia, graduanda de licenciatura em Geografia, pesquisadora de assuntos relacionados à territorialidade, identidade étnica, educação, manifestações culturais afrobrasileiras. Curiosa da capoeira, percussão e canto.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.

EVANDO CARLOS MOREIRA
Licenciatura em Educação Física – Faculdades Integradas de Santo André/ FEFISA. Mestrado em Educação Física – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Doutorado em Educação Física – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Pós-doutorado em Estudos da Criança – Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Docente dos cursos de Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas da UFMT (CNPq/GEEFE/UFMT).

FABIANA ANDREANI
Possui licenciatura plena em Educação Física (2005) e pós-graduação “Lato sensu” em Educação Infantil (2010) pela UNESP/Presidente Prudente/SP e mestrado em docência para a educação básica na UNESP/Bauru/SP (2018). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do IFSP – Instituto Federal de São Paulo. Têm experiência na área de esportes e Educação Física escolar, com ênfase nas séries iniciais do ensino fundamental e ensino médio.

FÁBIO SANTOS
Capoeirista, brincante da cultura afro-popular, jongueiro, contrarregra na Cia Terreiro Encantado, membro do coletivo Quilombo Cabeça de Nego. Descendente de mãe sergipana e pai mineiro. Cursando licenciatura em Geografia no IFSP – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

ISABEL PORTO FILGUEIRAS
É licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade. Foi professora de Educação Física na Educação Básica (1993 a 2006) na Rede Municipal de São Paulo e em escolas particulares. Foi professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003 a 2015) onde atuou nos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Educação Física e em Educação no Centro de Educação, foi bolsista CNPq no Mestrado (1996-1998) e CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2012 a 2015).

LARISSA BERALDO KAWASHIMA
Graduação em Licenciatura em Educação Física – Unesp (2002); Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004); Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – UFMT; Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT – campus Cuiabá.

LÍLIAN APARECIDA FERREIRA
Docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação, mestrado profissional, em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogia dos esportes coletivos. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC). Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM).

MARCELO FERREIRA LIMA
Graduado em Educação Física. Graduado em Pedagogia. Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior. Membro do GPEF Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da Fe (Faculdade de Educação) da USP (Universidade de São Paulo). Professor de Educação Física Escolar do Centro Paula Souza – ETEC José Rocha Mendes; Amadeu Amaral; Esportes. Autor/escritor de disciplina de Educação Física Escolar para curso de Graduação a Distância em Educação Física para Educação Infantil. Autor/escritor de relatos de experiência no ensino médio. Realiza palestras em Universidades, Congressos, Seminários, Encontros e Cursos.

MARCOS DA SILVA E SILVA
Doutor em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Graduação em Ensino de Filosofia (UNESP).  Graduação em Filosofia e Pedagogia. Licenciatura em Filosofia, História, Sociologia e Psicologia. Professor pesquisador na Escola Superior de Propaganda e Marketing – (ESPM). Professor de Filosofia, Sociologia e História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – (IFSP).  Professor efetivo de Filosofia, Sociologia e História no Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Vice Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (APROFFIB), Coordenador Regional da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (APROFFESP).Desenvolve pesquisa em Filosofia com ênfase na Filosofia Latino-Americana, Filosofia Africana e afro-brasileira contemporânea com recorte na  psicossomática hermenêutica, na temática: Banzo, Dor e Sofrimento a  partir das obras de FrantzsFanon, Kierkegaard e Schopenhauer.

MARCOS GARCIA NEIRA
Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Educação Física e Currículo e Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP, onde atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, supervisiona pesquisas de Pós-Doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARCOS ROBERTO GODOI
Licenciado em educação física (1999) e mestre em estudos da linguagem (2006) pela Universidade Federal de Mato Grosso, doutor em ciências da educação (2017) pela Universidade de Montreal. É professor da rede municipal de educação de Cuiabá-MT.

MARIE LUCE TAVARES
Doutoranda em Estudos do Lazer, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Estudos do Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), e, Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), e membro do Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer – ORICOLÉ. Possui experiência e atua nas áreas de Educação Física Escolar; Educação Física e Esportes; Educação Física e Pessoas com Deficiência; Lazer e Grupos Sociais; Gênero e Sexualidade; Lazer e Terceira Idade; Lúdico e Educação. Pesquisas nas áreas de Educação Física e Gênero, Atividade Física e Pessoas com Transtornos Psiquiátricos; Lazer e Idosos Institucionalizados; Lazer e Meio Ambiente; Lazer e Terceiro Setor; Esporte, Lazer e Políticas Públicas; e Lazer e Público LGBT.

NEIDE ANTUNES DE SÁ
Presidenta do conselho deliberativo da Associaç?o do Quilombo de Caçandoca. Faz resgate dos jogos e brincadeiras da cultura quilombola. Atua como Agente Comunitária de Saúde.

RENATA CRISTINA GARCIA PRADO
Licenciada em Educação Artística e Pedagogia; Especialização em História da arte e Mestranda em História da Arte; Diretora de Escola Técnica do Centro Paula Souza; Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – anos finais do Ensino Fundamental.

STEFANY FRANCA PEIXOTO
Realiza graduação em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Participa do projeto de ensino “Jogos e Brincadeiras em diferentes contextos: valorizando o patrimônio cultural da humanidade”.

THIAGO VILLA LOBOS MANTOVANI
Possui graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Atualmente é professor de educação física do Governo do Estado de São Paulo, professor de educação física – Externato São Rafael e instrutor de atividades físicas – Serviço Social do Comércio SP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.

TIAGO BERNARDES JESUS
Mestrando em Educação Física – Universidade São Judas Tadeu, área de concentração: “Escola, Esporte, Atividade Física e Saúde”, linha de pesquisa: Fenômeno Esportivo. Apresenta Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar – UNICAMP (2008); Extensão Universitária em Esporte Educacional – UNITAU (2014); Formação Continuada em Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior – UNISAL (2016); Extensão em Gestão estratégica de Pessoas – SENAC (2007); Graduação em Educação Física – UNITAU (2006). Tem experiência na área de Educação Física Escolar como Coordenador Esportivo, Professor de Educação Física, Professor Universitário e na área de Formação Profissional como Orientador Pedagógico Esportivo.

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a nove anos na área da Educação Física Escolar no ensino infantil, fundamental, médio e EJA. É professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP. Atualmente realiza o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.

VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV – Universidade Federal de Viçosa – MG (2009). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça também pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pedagoga pela UNIUBE – Universidade de Uberaba – MG (2015). Mestra em Educação Física (2016) e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Atuou como professora de Educação Física na Coeducar – Cooperativa Educacional de Viçosa – Educação Infantil: 2010 – 2011 – Ensino Fundamental II e Médio: 2012 – 2015. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos – SP.

VANUSA FÉLIX DA CONCEIÇÃO
É residente do quilombo caçandoca e faz resgate de jogos e brincadeiras de comunidades quilombolas.

VINICIUS DOS SANTOS MOREIRA
Licenciado (2008) em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo, Bacharel (2010) em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). Mestrando (2017) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua desde (2011) na área da Educação Física Escolar com educação infantil, fundamental e médio. Atualmente é professor efetivo nas redes Municipais de Santo André e São Paulo. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo – GEPEFEC.