Capa do livro: CAFÉ COM EDUCADORES: <br>espaço escolar, lugar de inclusões e interações socioeducativas

CAFÉ COM EDUCADORES:
espaço escolar, lugar de inclusões e interações socioeducativas

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Charlot Jn Charles (Orgs.)

Esta obra possui 30 capítulos, apresentados em 05 (cinco) seções: Seção 1 – Geografia, Educação e o Espaço Escolar; Seção 2 – Ensino e Aprendizagem de Crianças, Jovens e Adultos; Seção 3 – Formação Continuada Profissional; Seção 4 – Educação Especial, Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem; e Seção 5 – Experiências e Práticas Pedagógicas. Em cada uma destas seções os autores e co-autores expõe o resultado parcial de suas pesquisas com o objetivo de levar ao leitor temas que exigem concentrado empenho dos educadores, numa busca por apresentar textos que levem o leitor a reflexão. O convite esta feito! Venha viajar pelo mundo das letras. Mundo este que é um convite para conhecer e compreender a contemporaneidade vinculada ao exposto, na sua maioria por estudiosos da educação do século XX, mas, que se mostram atuais. Não é questão de epistemologia da Educação, mas, sim, de exposição de ideias e compreensão do Educar de forma responsável, de incluir e aceitar as diversidades que o ser humano carrega consigo. A abordagem dos capítulos circula no entorno do compreender, geograficamente, o espaço escolar e suas prerrogativas. Neste ambiente de interação é que entra os diferentes espaços geográficos socioeducativos.

Impresso
de R$ 79,08 por
R$ 68,28
Digital
de R$ 79,08 por
R$ 55,36

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2677-7
DOI: 10.24824/978854442677.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CAFÉ COM EDUCADORES: <br>espaço escolar, lugar de inclusões e interações socioeducativas
ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação, Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP), Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

APARECIDA DOS SANTOS SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação, Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai.

BENEDITO DE MATOS SOUZA JUNIOR
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Especialização Lato Sensu em andamento em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial (2017/ FAP); Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs – Brasil. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro fundador do Grupo de Estudos GeoContábeis.

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia – UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017.

CLARICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES Paraguai (2016-). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Cursando Geografia (2016-) (UNOPAR); Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLAUDIA CLEOMAR XIMENES
Doutoranda (2018-) e Mestre (2016) em Geografia Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Dra. Núbia Caramello. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil). Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-AMAZÔNIA. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro do Grupo de Estudos GeoContábeis. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDINEIDE DA SILVA TOSE
Mestranda Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – Unades – Paraguay em Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia – Unir (2007). Graduada em História pelo Centro Universitário Claretiano ( 2016) Especialista em Gestão Escolar, com ênfase em Administração, orientação e Supervisão Escolar..

CLEONICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai (2016-). Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Cacoal (2005) Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES
Mestranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

DÉRIO GARCIA BRESCIANI
Mestrando em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Especialização em Gestão Pública em andamento pelo Instituto Federal de Educação do Mato Grosso – IFMT. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena (2010-2013). Possui Licenciatura Plena em Geografia pelo Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena (2009), Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2014). Atuou como professor da Educação Básica na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel em Juína MT (2010-2014), e também como Tutor Presencial no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso – IFMT (2013-2014) e na Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2015-2017). Possui experiência como Professor de Ensino Superior tendo atuado na Universidade Salgado de Oliveira (2012-2014). Atualmente, trabalha na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura como Técnico em Assuntos Educacionais.

ELAINE CRISTINA RODRIGUES DO PRADO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2009) Especialista em Coordenação Pedagógica (2013). Atualmente é professora da Coordenação Regional de Ensino de Cacoal e também professora na Escola Fundação Bradesco de Cacoal.

ELIAS FERREIRA DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004).

ELIETE DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai.

FRANCISCO RIBEIRO NOGUEIRA
Mestrando em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2018-). Especialista em Finanças Corporativas pela PUC-Rio (1999). Graduado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (1998). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR.

GEIDSON MOREIRA PIMENTEL
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai.

GLAUBER CANDIDO FAGÁ
Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS (2010) e especialização em GESTÃO FINANCEIRA (2011) – Faculdades Integradas de Cacoal. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Rondônia, professor da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal e contador empresa individual Glauber Candido Fagá, atuando na região norte nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, na prestação de serviços de contabilidade comercial bem como consultoria e assessoria empresarial. Na docência atua principalmente nos seguintes temas: PRÁTICAS EM LABORATÓRIO (Escritório Modelo), contabilidade empresarial, gestão financeira, contabilidade de custos, estágio supervisionado, contabilidade introdutória, contabilidade intermediaria.

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.

JOSÉ ALVES
Professor Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestrado (2004) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Acre, onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tutor do grupo PET Geografia UFAC nos períodos de 2009-2010, e desde 2014. Experiência na área de Geografia do Trabalho, Regional e Agrária. Foi membro da Comissão de Publicações das revistas Terra Livre (0102-8030) no período de 2006 a 2008, e Uáquiri (1806-0218) entre 2005 a 2009. Integrante da Comissão Científica das Revistas Pegada, Formação e Geografia em Questão. Membro do CEGeT (Centro de Estudos de Geografia do Trabalho) e Grupo de Estudo em Produção do Espaço na Amazônia (GEPEA).

JOSUÉ DA COSTA SILVA
Pós Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (2016), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000), em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), e Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais.

LLITSIA MORENO PEREIRA
Mestrado em EDUCAÇÃO (Conceito CAPES 4) pela Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil. Especialização em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música, Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Porto Velho (2008).

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional com ênfase em atendimento educacional; espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

MARGARIDA MARIA ARAÚJO DE LIMA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Licenciada em Química pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2008). Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER (2009). Especialista em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017).

MARIA ALZENIRA BATISTA DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Licenciatura plena em pedagogia, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, especialização em Gestão Orientação e Supervisão Escolar e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP.

MARIA DE NAZARÉ MORAIS MARTINS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai (2018). Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Instituição de Ensino FAP – Faculdade de Pinheiros; Licenciatura Plena em Português (2017) pela FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes, Especialização Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Instituição de Ensino – FACINTR 0ER/IBPEX (2010); Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERR – Universidade Estadual de Roraima (2009).

MARIA LIZIANE SOUZA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia PPGG – UNIR, turma 2016-2018. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia – FAPERO/2016-2018. Pesquisadora do grupo de pesquisa GEPGENERO/2016-2018. Especialista em Perícia auditoria e Gestão Ambiental pela UNINORTE – ACRE/2013-2014. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre – UFAC/2008-2012.

MIRIAN PEREIRA SUAVE
Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia UNIR-PPGG/2017. Vinculada ao Laboratório de pesquisa: GETGA/LAGET/UNIR – Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia. Especialista em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2016); Especialização em Processamento das informações geográficas na gestão ambiental (Carga Horária: 360h) pela Faculdade Rolim de Moura, FAROL, Brasil. Graduação em Geografia pela UNIR.

NANCI DE FÁTIMA ARAUJO CARAMELLO
Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Pedagogia Plena com Habilitação Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993).

NEIY SOLANGE DE ARAUJO
Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002) e especialização em Psicopedagogia pela Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda – FEC (1997); graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993). Atualmente (2017-2018) é Coordenadora Regional de Educação – Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

NELCI APARECIDA ARAUJO XIMENES
Especialização em Filosofia pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (FEC – 1993).

NEUSA MARIA TONIOLO LAZZARETTI
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai; Pós-Graduação em Ciências da Educação, Iaperon (2018); Pós-Graduação em Educação Ambiental, Iaperon (2018); Pós-Graduação em Gestão Escolar – Unir (2003); Pós-Graduação em Geografia no Contexto Amazônico – Unir (1998); Graduação em Geografia – Fafijan (1983).

ODÁLIA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNESC/2011); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (FAP/2015); Especialização em Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros, 2017). Licenciatura em Pedagogia (UNESC/2010).

OLINDA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNESC/2011). Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (FAP/2015); Licenciatura em Pedagogia (UNESC/2010). Especialização em Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros, 2017).

PAULO CESAR BARROS PEREIRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia PPGG – UNIR, turma 2018 – 2020. Pesquisador do grupo de pesquisa GEPCULTURA, CNPq/CAPES/2018 – 2020. Bacharel em Sistemas de Informação – FAMETA – Acre/2012 – 2015.

PAULO THOMAZIN NETO
Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2017). Graduando em Biomedicina pelo Instituição de Ensino Superior de Cacoal. Especializando em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Especializando em Hematologia Clinica e Banco de Sangue pela Faculdade Santo André.

ROGÉRIO CARNELOSSI
Graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal de Rondônia (2003), com especialização em Gestão de Empresas (2004); Especialização em Auditoria Contábil (2006), ambas pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP. Servidor de carreira no cargo de auditor de controle interno na Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno RO, atualmente atuando como Controlador Geral do Município de Pimenta Bueno e docente na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED.

ROSANA DE OLIVEIRA NUNES NETO
Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá/MT, e Gestão Escolar pelo IVE – Instituto Varzeagrandense – Várzea Grande/MT. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1995). Coordenadora Pedagógica dos cursos da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED).

ROSELI DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – Paraguai; Especialização em AEE-UFSM, Universidade Federal de Santa Catarina e em Gestão Escolar – FACMED – Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Graduação em Língua Portuguesa e Literatura, UNIR – Universidade Federal de Rondônia.

SEVERINO BERTINO NETO
Mestrado em Ciências da Educação – Universidad Tecnológica Intercontinental (2011) Revalidado pela Universidade Federal do Pernambuco/UFPE. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2004) e, Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993). Fui Coordenador dos Cursos de Licenciaturas em Matemática, Química e Física da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal durante 10 anos. Professor classe C do Governo do Estado de Rondônia, foi Coordenador Regional de Ensino de Cacoal de 2015 a 2016.

SIRLENE ALVES DE SOUZA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – Paraguai. Graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC (2001).

SOLANGE PINHEIRO
Especialista em Docência do Ensino Superior (2018) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis (2015).

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

STEFANY MARCELLI CORADI DE OLIVEIRA
Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED pela Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP, bacharelando em Enfermagem pela FACIMED.

VALCI MARIA ANTUNES FIENI
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE. Graduação em Pedagogia (2006) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Gestão e Orientação Educacional (2006/FAP); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2006/FAP); MBA em Gestão Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas.