Capa do livro: MAPEAMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA NO BRASIL

MAPEAMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores: Patrícia Mertzig Gonçalves de Oliveira - Maria Luísa Furlan Costa

‘É possível uma educação musical a distância?’ Tal interrogação ciranda todo este texto que, por sua vez, busca interrogar as pesquisas sobre educação musical a distância no Brasil, tendo como foco as questões que dizem respeito especificamente aos aspectos teórico-metodológicos constantes nas mesmas.  A aposta das autoras foi a de que as teses e dissertações que se debruçam sobre o tema se tornariam um locus e um recorte de análise sobre o assunto e, ao mesmo tempo, porta-vozes do pensamento sobre o tema na área de Educação Musical. Do ponto de vista metodológico, Patrícia  e Luisa operaram com um levantamento de teses e dissertações sobre Educação Musical a distância, analisando-as com vistas a compreender seus posicionamentos teórico-metodológicos e como estes autores e suas concepções evidenciam como a área de Educação Musical pensa sua Educação a Distância. Considerando as tendências nas pesquisas, as autoras perceberam que estas, em sua maioria, estão mais centradas nas tecnologias que são usadas como suporte à aprendizagem musical. Desta forma, elas sinalizam uma lacuna no que diz respeito à uma discussão curricular, por um lado, sobre como determinadas disciplinas – como Canto Coral, Regência, Percepção Musical – podem ser repensadas no contexto da EaD e; por outro lado, à uma dimensão pedagógica, colocando na mira a falta de discussões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Musical no contexto da EaD. Não deixe de ler cada linha, refletindo com as autoras, acompanhando suas questões e ponderações e, quem sabe, aceitando o convite para conhecer mais o assunto!
Prof. Dr. Glauber Resende Domingues (SME/RJ)

Impresso
de R$ 79,40 por
R$ 61,08
Digital
de R$ 69,48 por
R$ 45,81

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2737-8
DOI: 10.24824/978854442737.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MAPEAMENTO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA NO BRASIL
PATRÍCIA MERTZIG GONÇALVES DE OLIVEIRA
Patrícia Mertzig é natural de São Paulo, SP. Iniciou seus estudos em Música ainda criança participando de classes de musicalização infantil por incentivo de seus pais. Em 1997 ingressa na Universidade Estadual de Londrina (UEL) para cursar Música com habilitação em licenciatura. Sua experiência em sala de aula na Educação Básica ampliou sua escuta para a riqueza musical e a pluralidade de sentidos estéticos advindos de seus estudantes. Em 2009 ingressa na pesquisa em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Educação ofertado pela Universidade Estadual de Maringá. Neste Programa a autora obtém o título de Mestre em 2009 e Doutora em Educação em 2018. Atualmente Patrícia Mertzig atua como pesquisadora e professora do curso de Música da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente, SP.

MARIA LUISA FURLAN COSTA
Professora adjunta do Departamento de Fundamentos e Práticas da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara), Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.