Capa do livro: SOCIOEDUCAÇÃO:<br> vivências e reflexões sobre o trabalho com adolescentes

SOCIOEDUCAÇÃO:
vivências e reflexões sobre o trabalho com adolescentes

Autores: Cynthia Bisinoto - Dayane Silva Rodrigues (Orgs.)

Nesta publicação estão reunidas algumas experiências e reflexões teórico-práticas sobre o trabalho com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Brasil. As ideias aqui apresentadas podem contribuir para a formação de estudantes e profissionais, bem como para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções no contexto socioeducativo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2886-3
DOI: 10.24824/978854442886.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SOCIOEDUCAÇÃO:<br> vivências e reflexões sobre o trabalho com adolescentes
SOBRE AS ORGANIZADORAS
CYNTHIA BISINOTO
Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília e pós-doutora em Psicologia pela Universidade do Minho. É professora da Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS-UnB) e realiza pesquisas em desenvolvimento humano, socioeducação e Educação Superior. Foi a coordenadora geral do primeiro Simpósio Nacional em Socioeducação.

DAYANE SILVA RODRIGUES
Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Trabalha como psicóloga na Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal e atua no acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS-UnB) e foi a coordenadora da Comissão Técnico-Científica do primeiro Simpósio Nacional em Socioeducação.

SOBRE OS AUTORES
ALINE ESASHIKA LEONE

Formada em psicologia, ex-aluna do Programa de Pós-graduação em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília, onde participou do Grupo de Atenção e Investigação das Adolescências e do Laboratório de Psicologia Cultural. Atua na média complexidade do Sistema Único de Assistência Social.

ANA CLARA MANHÃES MENDES
Graduação em Psicologia e Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Psicóloga da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, onde tem atuado no âmbito da execução e gestão das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Tem experiência em projetos de Educação à Distância em temas relativos a Educação, Saúde e Atendimento Socioeducativo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS-UnB).

CAMILA ROSA FERNANDES DE SOUZA
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília e servidora da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, lotada na Unidade de Atendimento em Meio Aberto do Paranoá.

GLEICIMAR GONÇALVES CUNHA
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília, onde graduou-se e fez mestrado em Psicologia. Especialista em grupos operativos pelo Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière. Foi professora no Curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília por 18 anos.

HERCULANO RICARDO CAMPOS
Psicólogo e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-doutor em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Coordenador do Grupo Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e do Observatório da População Juvenil em Contexto de Violência.

ILANA LEMOS DE PAIVA
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação e do Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência.

JULIANA DUARTE ARRAES
Pedagoga, mestranda em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades pela Universidade de São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação da Universidade de Brasília. É especialista socioeducativa na Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens do Distrito Federal onde atua, desde 2012, com a execução das medidas de prestação de serviços a comunidade e liberdade assistida a adolescentes e jovens.

KÉLITA REJANNE MACHADO
Psicóloga, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília, pesquisa temas relacionados à produção de subjetividades na adolescência e juventude em zonas de fronteira de contextos socioinstitucionais não normativos. Desenvolveu o Jogo Trilha da Vida – uma ferramenta mediacional para facilitar a interação do profissional psicossocial com o adolescente.

LEONARDO ORTEGAL
Assistente social, mestre e doutorando em Política Social pela Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília e membro do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB/UnB). Trabalhou como assistente social no sistema socioeducativo do Distrito Federal, tendo atuado em todas as medidas socioeducativas. Possui também experiência na formação de redes sociais comunitárias e interesse em temas de raça, criminologia, juventude e socioeducação.

LÍGIA CARVALHO LIBÂNEO
Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília e mestre pelo Programa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB. Atualmente é doutoranda desse Programa e psicóloga escolar do Serviço de Orientação ao Universitário da Fundação Universidade de Brasília. Tem interesse nas áreas de psicologia escolar, desenvolvimento humano, formação de professores e de psicólogos escolares, educação básica e superior, arte e criação.

LUANA ALVES DE SOUZA
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília e mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela mesma instituição. É servidora da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, lotada na Unidade de Atendimento em Meio Aberto do Paranoá.

LUARA PRESOTTI
Psicóloga e Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Trabalha como Especialista Socioeducativo – especialidade Psicologia – na Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS-UnB).

MARIA CLÁUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA
Psicóloga, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena o Laboratório de Psicologia Cultural e o Grupo de Atenção e Investigação das Adolescências, onde realiza pesquisas sobre atendimento a adolescentes e jovens em vulnerabilidade social relacionada à violência e às infrações. Editou, em 2017, a obra “Perspectivas interdisciplinares sobre adolescência, socioeducação e direitos humanos”.

NATÁLIA DE SOUZA DUARTE
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 30 anos, Coordenadora da Fundação Universidade Aberta do DF, pós-doutora em Política Social pela Universidade de Brasília, Vice-Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação/DF, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação da Universidade de Brasília, integrante do Fórum Distrital de Educação e do Fórum Nacional Popular de Educação.

NATÁLIA PEREIRA GONÇALVES VILARINS
Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou doutorado sanduíche no Institute of Cultural Anthropology and Development Sociology, Leiden University, Holanda. É mestre em Política Social e graduada em Serviço Social pela UnB. É assistente social na Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS-UnB).

PAULO CESAR DUARTE PAES
Graduado em artes visuais e mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutor pela Universidade Estadual de Londrina. Professor e coordenador dos cursos de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha com adolescentes autores de atos infracionais desde 1986. Pesquisa sobre o caráter pedagógico da medida socioeducativa. Foi relator e contribuiu na implantação da Escola Nacional de Socioeducação.

PRISCILA PEREIRA MENDES NASCIMENTO
Assistente social, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Atuou como especialista na Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Atualmente, é docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Brasília e integra o Grupo de Atenção e Investigação das Adolescências.

REGINALDO DE SOUZA SILVA
Pedagogo, mestre e doutor em Educação, professor pleno do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente (NECA-UESB). Tem como foco de suas pesquisas crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, notadamente os que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto e fechado.

REJANE MATIAS GOMES DA SILVA
Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde da mesma universidade. Membro do Laboratório de Pesquisa Ágora Psyché da Universidade de Brasília.

TATIANA YOKOY
Professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia. Trabalha com o desenvolvimento de adolescentes e de educadores no campo da Socioeducação. Integrante do Grupo de Trabalho Psicologia Dialógica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

THERESA RAQUEL BORGES DE MIRANDA
Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília e cientista social formada pela Universidade de Brasília. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Atuou como psicóloga no sistema socioeducativo do Espírito Santo. Atualmente pesquisa sobre educação e cultura de paz na perspectiva da Psicologia Cultural no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde da UnB.

VANESSA ROSA BASTOS DA SILVA
Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista, possui Especialização em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi, formação em Psicanálise dos Laços Sociais pela Universidade de São Paulo e Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal e Conselheira Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF. Atualmente é mestranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília.