Capa do livro: FILÓSOFOS E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS:<br> dos clássicos aos contemporâneos

FILÓSOFOS E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS:
dos clássicos aos contemporâneos

Autores: Heraldo Aparecido Silva - Fernanda Antônia Barbosa da Mota - Edna Maria Magalhães do Nascimento (Orgs.)

A obra Filósofos e perspectivas educacionais: dos clássicos aos contemporâneos reúne nesse primeiro volume, capítulos sobre os pensamentos de Santo Agostinho, Espinosa, Schopenhauer, Peirce, Gramsci, Adorno, Arendt, Foucault e Rorty, privilegiando temas pertinentes à Filosofia da Educação e ao Ensino de Filosofia.
Devido ao seu conteúdo e linguagem acessíveis, o livro serve tanto como introdução ao legado teórico dos referidos filósofos quanto como suporte para o trabalho em sala de aula, nos cursos de graduação (pedagogia, filosofia e demais licenciaturas) e pós-graduação (nas ciências da educação, ciências humanas e demais áreas afins).

Impresso
de R$ 56,00 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 32,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2781-1
DOI: 10.24824/978854442781.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FILÓSOFOS E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS:<br> dos clássicos aos contemporâneos
ARIOSTO MOURA DA SILVA
Professor Efetivo na Universidade Federal do Piauí – UFPI, lotado na Licenciatura em Educação do Campo no Centro de Ciência da Educação – CCE. Licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba – CESVALE. Membro do Núcleo de Pesquisa Roda GRIÔ – UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escolas e educação do campo; práticas pedagógicas; EJA; alfabetização e violência; movimentos sociais do campo e educação; educação e diversidade.

EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO
Professora Adjunta IV na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE/UFPI, ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI e ao Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO/ CCHL/UFPI. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia – NEFI/UFPI. Pós-Doutora em Filosofia pela Universidade de Navarra – Espanha, Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Especialista em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG. Licenciada em Filosofia pela Universidade

ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Métodos e Técnicas da Educação – DMTE e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação na Psicologia Sócio-Histórica – NEPSH. Doutora e Mestre em Educação, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos sobre a formação humana e os processos educativos a partir das categorias da psicologia sócio-histórica e do materialismo histórico-dialético. Atua principalmente nos seguintes temas: prática educativa e transformação social, formação de professores, trabalho docente e subjetividade; atividade de ensino e aprendizagem.

FERNANDA ANTÔNIA BARBOSA DA MOTA
Professora Adjunta II na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Especialista em Psicopedagogia pela União Cearense de Ensino Superior – UNICE, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Formação de Professores e Prática Pedagógica. Atua principalmente nos seguintes temas: formação humana; infância, educação e filosofia; estética da existência, subjetivação e práticas de si.

FRANCISCO ATUALPA RIBEIRO FILHO
Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piauí –UESPI. Especialista em Gestão Educacional em Rede EaD pela Universidade Federal do Piauí –UFPI. Licenciado em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Atualmente é Professor de Filosofia e Redação do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida em Formosa do Rio Preto-BA. Atua também no ensino superior como professor de Antropologia Jurídica e Filosofia Geral e Jurídica na Faculdade do Cerrado Piauiense – FCP e como tutor orientador de Filosofia na Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPI desde 2012. Suas principais temáticas de estudo versam sobre: Literatura (Georges Bataille), Educação Emancipatória (Theodor Adorno) e Destino das Pulsões (Freud).

HERALDO APARECIDO SILVA
Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO/CCHL. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Mestre em Educação e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Filosofia e Filosofia e Ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação; pragmatismo e neopragmatismo; epistemologia, ética e pedagogia; ética e educação; filosofia e literatura; ensino de filosofia; histórias em quadrinhos e cultura pop; desenhos animados; documentários, seriados e filmes.

JOSÉ LUÍS DE BARROS GUIMARÃES
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professor Efetivo do Estado do Piauí-PI. Tem como interesse de pesquisa a relação entre estética e ética problematiza pelo Idealismo e Romantismo alemão a partir dos pensamentos filosóficos de Kant, Schiller e Schelling com ênfase em um estudo sistemático da filosofia de Arthur Schopenhauer.

MARIA DE JESUS DOS SANTOS
Professora Efetiva da Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE. Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Filosofia, Especialista em Teoria do Conhecimento, Graduada em Filosofia e Teologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Membro do Núcleo de pesquisa Hannah Arendt – NUPHA e do Núcleo do Ensino de Filosofia – NEFI. Atua nas áreas de Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência.

PEDRO PEREIRA DOS SANTOS
Professor Adjunto I na área de Fundamentos Filosóficos da Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, Especialista em Psicopedagogia Clínica / Institucional e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Graduado em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará – ITEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: educação social, filosofia da educação e filosofia da práxis no pensamento gramsciano.