Capa do livro: NATUREZA E EDUCAÇÃO: <br>abordagens interacionistas e espaciais do lugar

NATUREZA E EDUCAÇÃO:
abordagens interacionistas e espaciais do lugar

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Neiy Solange Araujo - Severino Bertino Neto - Claudionor Santos da Silva (Orgs.)

Obra está que é uma coletânea de 18 estudos realizados por pesquisadores e estudiosos da educação, com as mais variadas formações acadêmicas. Como: mestrandos, mestres e doutorandos da Geografia do Programa de Pós Graduação em Geografia (Doutorado e Mestrado) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil e da Ciência da Educação da Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Dividido em duas seções: Seção 1 – Educação Ambiental e Sustentabilidade; e Seção 2 – Espaço-Tempo da(na) Educação que trazem valiosos estudos que contribuirá, com o leitor na aquisição de saberes-fazer. Visto que falar da Natureza e da Educação é planejar o futuro, é viver o hoje respeitando o Meio Ambiente e a sociedade humana que dele depende. A educação é uma esperança na possibilidade de mudança é uma fase decisiva na construção e formação científica do professor ou da professora que “deve coincidir com sua retidão ética”. Os profissionais da educação a galgar nas pastagens da educação, orientados por uma estrela que aponta entre outros os seguintes pontos cardeais: respeito, conhecimento, responsabilidade e amor no que faz.

Impresso
de R$ 70,04 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 40,41

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2822-1
DOI: 10.24824/978854442822.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NATUREZA E EDUCAÇÃO: <br>abordagens interacionistas e espaciais do lugar
ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

ADRIANA CASANOVA ALVARENGA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES Paraguai.

ADRIANA CORREIA DE OLIVEIRA
Mestre, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação. Professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré/RO. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEIPAm. Membro do GEPGÊNERO/UNIR e da APECs-Brasil. Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

AÉCIO TORRES MORAIS
Mestrado em andamento em Mestrado em Educação. International Association For People-Environment Studies, IAPES, Suécia. (2010); especialização em Metodologia e Didática do Ensino superior (2009), ambas pela Faculdades Integradas de Cacoal, UNESC, Brasil. Graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cacoal (2008).

ALEXANDRA APARECIDA RECH
Mestranda Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – Unades – Paraguay. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2008).

BENEDITO DE MATOS SOUZA JUNIOR
Lato Sensu em andamento em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial (2017- / FAP); Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Licenciatura em andamento em Geografia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialização Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro fundador do Grupo de Estudos GeoContábeis.

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia -UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR.

CLARICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES Paraguai (2016-). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Cursando Geografia (2016-) (UNOPAR); Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLAUDIA CLEOMAR XIMENES
Doutoranda (2018-) e Mestre (2016) em Geografia Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa em Ordenamento do Território na Amazônia OT-AMAZÔNIA. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Membro do Grupo de Estudos GeoContábeis. Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDIANE DOS SANTOS
Mestranda Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – Unades – Paraguay. Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia – Unir (2007). Graduada em História pelo Centro Universitário Claretiano (2016) Especialista em Gestão Escolar, com ênfase em Administração, orientação e Supervisão Escolar.

CLAUDINEI DA ROSA
Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Bacharel em Administração – Faculdades Integradas de Cacoal (2009. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Membro Fundador – APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos). Professor Universitário. Atualmente professor do PRONATEC no SENAC/RO.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP (2016).

CLEONICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai (2016). Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Cacoal (2005) Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015). (FAP).

DAMARIS LUCHTENBERG GOMES
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Especialista em Psicopedagogia e Ciências da Educação.

DANÚBIA ZONOTELLI SOARES
Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010).

EDSON PAIVA LEITE
Especialização em: Ciências da Educação, pela Faculdade de Pinheiros (2016). em Tutoria Em Educação a Distância, pela Universidade Candido Mendes (2013); em Gestão, Supervisão e Orientação escolar pela Faculdade Pimentense de Educação e Cultura (2008); em Gestão e Docência em EaD pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014); e em Língua Inglesa e Novos Conceitos em Educação: Teor pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena (2007). Pedagogo pela Faculdades dos Vales Euvira Dayrell (2017), Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação de Colorado do Oeste(2006).

EDSON THOMAZIN
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros (FAP), 2016. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2007).

ELAINE CRISTINA RODRIGUES DO PRADO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2009) Especialista em Coordenação Pedagógica (2013). Atualmente é professora da Coordenação Regional de Ensino de Cacoal e também professora na Escola Fundação Bradesco de Cacoal.

ELEONICE APARECIDA ALVES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), Bacharel em Direito pela- Faculdades Integradas de Cacoal (2010).

ELIAS DE ARAUJO LOPEZ
Mestrando em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai.

ELIAS FERREIRA DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004).

ELIETE DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

GEIDSON MOREIRA PIMENTEL
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.

ISAÚRINA ISAURA DE ARAÚJO
Mestranda em Ciências da Educação-Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai.

JAMILE ANDRADE
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai.

JOSÉ SÉRGIO DOS SANTOS CARDOSO
Mestrando em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialista em Auditoria e Perícia Fiscal Contábil pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP (2013). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins (2008).

LETÍCIA LOURENÇO DE SOUZA FREITAS
Graduação em Pedagogia.

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em: Psicopedagogia Clínico e Institucional; em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIMAR DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciencias da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP) – 2016; em Matemática – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil. 2015; em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2013; em Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2011. Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2010).

LUCIMAR DOS SANTOS MENESES
Especialização em Operacionalização da química física e matemática (2018), e Licenciatura Plena em Matemática (2016), pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, Cacoal, Rondônia, Brasil.

MARIA ALZENIRA BATISTA DE OLIVEIRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Licenciatura plena em pedagogia, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, especialização em Gestão Orientação e Supervisão Escolar e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP.

MARIA DAS DORES GOMES GUAITOLINI
Formação Pedagógica com ênfase em Supervisão Escolar (1990) pela Faculdade de Cacoal (FEC); Especialização em: Gestão Escolar (2002) pela Fundação Universidade de Rondônia – UNIR; Gestão Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP/RO; Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP/ES.

MARIA LIZIANE SOUZA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia PPGG – UNIR, turma 2016 – 2018. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia – FAPERO/2016 – 2018. Pesquisadora do grupo de pesquisa GEPGENERO/2016 – 2018. Especialista em Perícia auditoria e Gestão Ambiental pela UNINORTE-ACRE/2013 – 2014. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre – UFAC/2008 – 2012.

MARLENE LAZARI PEREIRA BEZERRA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

MARTA DA SILVA MALAQUIAS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai).

NEIY SOLANGE ARAUJO
Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002) e especialização em Psicopedagogia pela Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda – FEC (1997); graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993). Atualmente (2017-2018) é Coordenadora Regional de Educação – Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

NEUSA MARIA TONIOLO LAZZARETTI
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai); (Pós-Graduação em Ciências da Educação (Iaperon) (2018); Pós- Graduação em Educação Ambiental (Iaperon) (2018); Pós-Graduação em Gestão Escolar (Unir) (2003); Pós-Graduação em Geografia no Contexto Amazônico (Unir) (1998); Graduação em Geografia (Fafijan) (1983).

NOELMA GUAITOLINI GONÇALVES
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Mídias na Educação pelo Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2012); Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Nanuque (2014); Especialização em: Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade de Pimenta Bueno FAP/RO (2011); em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2016); em Gestão da Educação: habilidade em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar pela Faculdade de Nanuque (2015); e em Metodologia da Língua Portuguesa e Educação Matemática nas Séries Iniciais pela Faculdade de Pimenta Bueno(2011). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP; Tecnóloga em Gestão Ambiental pela UNOPAR.

ODÁLIA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC).

OLINDA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC). Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015). (FAP); Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros).

OTILIA DE OLIVEIRA DE GÓIS
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – Paraguai. Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Instituto de Ensino Superior da Amazônia – IESA (2006). Licenciatura em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2004).

PAULO CÉSAR BARROS PEREIRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia PPGG – UNIR, turma 2018 – 2020. Pesquisador do grupo de pesquisa GEPCULTURA, CNPq/CAPES/2018 – 2020. Bacharel em Sistemas de Informação – FAMETA-Acre/2012 – 2015.

RITA DE CÁSSIA SILVA GABRIEL
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Pó; Especialização em Coordenação Pedagógica e Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pedagoga.

ROSELI DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol –Paraguai; Especialização em AEE-UFSM_Universidade Federal de Santa Catarina e em Gestão Escolar- FACMED- Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal; Graduação em Língua Portuguesa e Literatura-UNIR- Universidade Federal de Rondônia.

ROZIMEIRE DE PAIVA LEITE LIMA
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade ISEIB de Betim (2017), graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2004). Especialização em: Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2011); Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Candido Mendes (2014); especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2005).

SANDRA REGINA DOS SANTOS SILVA
Especialização graduada em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, Ciências da Educação. Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Cacoal /RO (2010) e graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cacoal/RO (1998), Cursando Sociologia – UNOPAR.

SEVERINO BERTINO NETO
Mestrado em Ciências da Educação – Universidade Tecnológica Intercontinental (2011) Revalidado pela Universidade Federal do Pernambuco-UFPE. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2004) e, Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993).

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). professora do ensino básico, técnico e Tecnólogo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

SULIDEIA CORADI RIBEIRO
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Pós-Graduação em Gestão Escolar pela UNIR/RO. Pedagogia Plena pela Associação Educacional de Cacoal (1993).

WANDERLEI APARECIDO GABRIEL
Mestrando em Ciências da Educação pela IAPE/UNADES, PY. Graduado em Pedagogia pela UNIR/RO – 2004, Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno-RO, 2006; Tecnologias e Mídias na Educação pela UNIR/RO, 2008; em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno, 2009; em Gestão Escolar pela UNIR/RO, 2015.

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Possui Pós-Graduação em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia.

ZENAIDE ANTUNES CIPRIANO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.