Capa do livro: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:<br> perspectivas comparadas<br> Volume 3

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:
perspectivas comparadas
Volume 3

Autores: Gionara Tauchen - Altair Alberto Fávero (Orgs.)

A Educação Comparada pode produzir importantes contribuições para a qualificação das políticas e das ações das instituições e dos Estados, pois sempre esteve vocacionada para compreender a dinâmica dos sistemas educacionais. Atualmente, uma das políticas que afeta diretamente a organização e as dinâmicas de regulação dos sistemas educacionais é a avaliação, pois envolve a função e as intenções ideológicas dos mecanismos regulatórios nacionais e internacionais, as relações de poder e o papel desempenhado pelos atores que integram as instâncias de tomada de decisão, as relações de comunicação vertical e horizontal, os processos de transferência de modelos, entre outros aspectos que são objetos das pesquisas que articulam Educação Comparada e avaliação. A Coleção vincula-se às interações e contribuições do Grupo de Trabalho da CLACSO (2016-2019), ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AUPL), à Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF). Os autores compartilham investigações e experiências desenvolvidas em diversas Universidades do Brasil, México, Cabo Verde e Portugal. Trata-se de discussões sobre pesquisas em educação comparada relacionadas à avaliação, os retratos da avaliação a partir dos marcos legais, o papel formativo da avalição institucional, as políticas de acreditação de qualidade e de avaliação dos egressos na educação superior, a avaliação regulatória da educação superior no SINAES nas cinco regiões brasileiras e a avaliação das aprendizagens na educação superior a partir de um mapa da visibilidade da deficiência.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2779-8
DOI: 10.24824/978854442779.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:<br> perspectivas comparadas<br> Volume 3
ALTAIR ALBERTO FÁVERO - BRASIL
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF/RS – cadastrado junto ao CNPq), o qual desenvolve o projeto de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (em andamento desde março de 2014), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS/Brasil. É avaliador de Cursos do Inep desde 2010. Dentre suas inúmeras publicações, destacam-se: Interdisciplinaridade e formação docente (coletânea organizada com Carina Tonieto e Evandro Consaltér – CRV, 2018), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (coletânea internacional organizada com Gionara Tauchen – Volume I, CRV, 2017), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas institucionais (coletânea internacional  organizada com Gionara Tauchen – Volume II, CRV, 2017),  Epistemologias da Docência Universitária (Coletânea organizada com Carina Tonieto – CRV, 2016), Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (coletânea internacional organizada com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani – CRV, 2015), Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (coletânea internacional organizada com Gionara Tauchen – CRV, 2016), Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (Coletânea organizada com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody - Mercado de Letras, 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (coletânea organizada com Carina Tonieto – Mercado de Letras, 2013), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (coletânea organizada com Edison Alencar Casagranda – Mercado de Letras, 2012), Leituras sobre John Dewey e a educação (coletânea organizada com Carina Tonieto – Mercado de Letras, 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (Livro de autoria com Carina Tonieto – Mercado de Letras, 2010).

GIONARA TAUCHEN – BRASIL
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Mestra em Educação pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela UFSM. Pós-doutora em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na FURG. Líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2013-atual) da FURG. Publicou um conjunto de capítulos e de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área da educação. Dentre os livros, destacam-se: Docência e Políticas na Educação Superior; Educação Científica: pesquisas e experiências e Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas; Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional, entre outros. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: docência e políticas de Educação Superior, educação comparada, epistemologia, educação em ciências, formação de professores. É Autora de diversos artigos publicados em periódicos qualificados de Educação e organizadora das seguintes coletâneas: Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (coletânea internacional  organizada com Altair Alberto Fávero – Volume I, CRV, 2017), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas institucionais (coletânea internacional  organizada com Altair Alberto Fávero – Volume II, CRV, 2017), Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (coletânea internacional organizada com Altair Alberto Fávero – CRV, 2016).

ADRIANA MOREIRA DA ROCHA VEIGA - BRASIL
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1995) e Especialização em Psicopedagogia pela UFN (1996). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Franciscana (UFN) em 1985. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Novas pedagogias e Tecnologias Digitais na Educação. Professora Associada da UFSM, atua na Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa "Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional" e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão, Linha de Pesquisa "Gestão Pedagógica e Contextos Educativos". Lidera o GPKosmos - Grupo de Estudos sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação e o GEU - Grupo de Estudos sobre Universidade (Ligado à Rede GEU).

ALBINO LUCIANO SILVA – CABO VERDE
Mestre em Educação, área de Especialização em Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Gestão e Avaliação da Formação pelo Instituto Superior de Línguas e de Administração de Lisboa (2006). Licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2004). Servidor da Universidade de Cabo Verde – Uni-CV, como Técnico Superior de Nivel I e II e Diretor do Gabinete de Estudos, Planeamento e Cooperação, P.S; é também Membro do Banco Público de Avaliação Externa. Publicou o livro Auto-Avaliação da Escola e Desenvolvimento Institucional (2010).

ARISTEO SANTOS LÓPEZ - MÉXICO
Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Doutorado em Educação pela Unicamp (1997). Mestre em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México (1991). É Especialista em Motivação e Direção de Recursos Humanos (UAEMéx), Especialista em Adminsitração e Organização de Instituições Educativas (ISCCEEM/Toluca/México) e licenciado em Psicologia pela Universidad Autónoma del Estado de México (1981). Coordena o convênio entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx).

CAMILA FERREIRA DA SILVA - BRASIL
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (Bolsa Erasmus Mundus). Professora Substituta do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)/Campus Canoas e investigadora na UIED (Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento) da FCT/UNL.

CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI – BRASIL
Possui Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018)., Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Mestrado em Educação  pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora associada da faculdade de Educação da Universidade de Brasília.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação,  Formação de Professores e Educação Comparada.  Possui publicações na área de Educação, Formação de professores e filosofia da educação. É líder do Grupo de Estudos Sobre Filosofia e Educação e Formação de Professores (GEFFOP)
 
CELIA MARIA HAAS - BRASIL
Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1974). É professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas de Educação Superior; avaliação e gestão da Educação Superior; universidade privada; formação de professores e educação a distância (EaD). 

FERNANDA DE CÁSSIA RODRIGUES PIMENTA - BRASIL
Possui Mestrado em Educação, linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação, na Universidade da Cidade de São Paulo (2013), Especialização em Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (2012) e Graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1998). É Assessora Jurídico-Educacional de algumas Instituições, com experiência em Planejamento, Avaliação Educacional e Registro Acadêmico. É Coordenadora e Assessora Jurídico-Educacional da Educatio, atuando nos processos de avaliação da Educação Superior, com experiência profissional de mais de 20 anos. É autora do Livro: Manual de Registro Acadêmico do Ensino Superior e Coautora do Capítulo: A Política de Acessibilidade nas Instituições de Ensino, no Livro: Políticas Públicas - Estudos e Casos.

FRANCISCO NILTON GOMES DE OLIVEIRA - BRASIL
Possui Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, do Departamento de Terapia Ocupacional, docente do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica. Acumula experiência na área de Gestão em Educação Superior, Direção de Ensino, Coordenação de cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional da UFSM. Avaliador de cursos do BASIS- INEP/MEC. Linhas de Pesquisas: Gestão em Educação Superior: Políticas públicas, Gestão e Avaliação, Interdisciplinaridade, bem como na Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Saúde Coletiva e Campo Social. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na Educação Euperior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino e Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências, modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental e Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais. Atualmente é Pesquisador na Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, numa interlocução interinstitucional das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e Porto Alegre (UFRGS) e Docente do Programa de Pós Graduação de Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria- UFSM.

GEORGIA SOBREIRA DOS SANTOS CÊA - BRASIL
Possui Pós-Doutorado em Educação pela University of Bristol - Graduation School of Education (2016) - Programa Estágio Sênior no Exterior – CAPES, Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990). É professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq).

JAIME MORELES VÁZQUEZ - MÉXICO
Doutor em Educação, professor/pesquisador da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Colima (México) e membro do sistema Nacional de Pesquisadores (nível I) do Programa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt). É integrante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes/México) que está integrado a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (Riepes). É líder do Corpo acadêmico UCOL-CA-104: Culturas, políticas e processos educativos. Também coordena as atividades de Intercâmbio entre a Universidade de Colima e a Universidade de Passo Fundo.

LILIANE GONTAN TIMM DELLA MÉA - BRASIL
Possui Doutorado em Educação (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE da UFSM na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Temática: Avaliação da Educação Superior, Desenvolvimento Profissional Docente e Internacionalização da Educação Superior.  Mestrado no Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado Profissional em Gestão das Organizações Públicas/UFSM (2013).  Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1996.  Graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1990).  Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Avaliação da Educação Superior, Desenvolvimento Profissional Docente e Internacionalização da Educação Superior.  Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Vice-líder do Grupo de Estudos sobre Universidades - GEU/UFSM, participante da REDE GEU e conveniado com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos da Internacionalização na Educação Superior/GEIES-UFSM.

MARCIO TREVISOL - BRASIL
Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unoesc/Hust.  Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc.

MARCO AURÉLIO ANTUNES DELLA MÉA - BRASIL
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE pela Linha de Pesquisa/LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, membro do GEU - Grupo de Estudos sobre Universidade (Ligado à Rede GEU). Possui Mestrado em Engenharia da Produção (2016), Especialização em Gestão Universitária pela UFRGS (1996) e Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1993),. Foi Assessor do Reitor da UFSM, 2010/2013. Foi Chefe da Seção de Contratos, Diretor da Divisão de Materiais e Diretor do Departamento de Material e Patrimônio da UFSM. Foi Presidente da Comissão Permanente de Licitações da UFSM. Membro dos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFSM. Membro da Comissão de Implantação da UNIPAMPA - campus São Gabriel, Alegrete, São Borja, Uruguaiana e Itaqui. Membro da Comissão de Implantação do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul - CESNORS. Membro do Conselho de Centro do Centro de Educação Física e Desportos/UFSM e do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM. Possui ampla experiência na área de Direito Administrativo. Aposentado em 2018 do Serviço Público, passou a exercer a Advocacia.

MARIANA GAIO ALVES - PORTUGAL
Professora Auxiliar com Agregação em Ciências de Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e investigadora na UIED (Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento) da FCT/UNL. 

MARISA FÁTIMA ROMAN - MÉXICO
Possui Doutorado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012), Mestrado em Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001) e Graduação em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas Inclusivas e Cidadania. Participou com apresentaçao de trabalhos em diversos Eventos Internacionais. Possui diversas publicaçoes na área de Educaçao e Políticas Inclusivas. É colaboradora estrangeira do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Politicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

RODRIGO DE MACEDO LOPES - BRASIL
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participa do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economia das Simbolizações (GruPPAES/UFAL).

ROGÉRIO AUGUSTO BILIBIO - BRASIL
Doutorando em História na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em História Regional (UPF). Especialista em Educação (IBPEX). Graduado em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de direitos humanos, filosofia e sociologia. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação no período de 2010 a 2017 na Unoesc. Pesquisador na área de formação docente.