Autores: Diva Spezia Ranghetti - Verônica Gesser
Esta obra aborda o currículo escolar a partir de sua gênese histórico-epistemológica, a polissemia de sua conceituação e de sua caracterização histórica. Apresentamos as teorias e paradigmas curriculares que historicamente vem demarcando o campo no Brasil e no mundo. Caracterizamos também o contexto das políticas públicas de currículo no Brasil e suas influências a partir do contexto internacional. No contexto da prática do currículo apresentamos algumas políticas brasileiras e também alguns modelos de organização dos currículos escolares, partindo dos clássicos, incluindo proposições da atualidade. Nesta linha, essencialmente didático-pedagógica, apresentamos aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento de propostas curriculares. Por fim, indicamos algumas reflexões sobre o papel dos professores no que se refere ao currículo escolar, tomando este protagonista como sujeito decisivo no âmbito do currículo
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-240-5
DOI: 10.24824/978858042240.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Verônica Gesser
É Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA e Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professora da Educação Básica desde 1984 até 1993 na rede pública de ensino. Atua no Ensino Superior desde 1993, prioritariamente como docente e pesquisadora. Já atuou na Gestão Acadêmica de cursos de graduação e também como docente em programas de formação continuada de professores das redes públicas e privadas do ensino fundamental e superior. Atua também como assessora educacional (nas áreas do Planejamento e Desenvolvimento do currículo e da avaliação) nos municípios e Universidades da região. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu
Diva Spezia Ranghetti
Nasceu