Capa do livro: GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL... OU MATEMÁTICA PARA QUEM NÃO GOSTA, MAS PRECISA: <br>propostas de atividades para pessoas com deficiência visual e discalculia

GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL... OU MATEMÁTICA PARA QUEM NÃO GOSTA, MAS PRECISA:
propostas de atividades para pessoas com deficiência visual e discalculia

Autores: Jorge Brandão

Diante da inclusão de pessoas com deficiência visual no sistema regular de ensino, torna-se necessário adaptar a forma de ensinar matemática. Um dos motivos é adequar tanto a linguagem quanto a descrição de várias figuras ou representações matemáticas (como desenhos de polígonos sem detalhar cada ente envolvido ou como apresentar fórmulas como b²  4ac). Esta obra objetiva apresentar métodos e técnicas para adequar a matemática às particularidades dos discentes, respeitando seus limites e valorizando suas potencialidades.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2768-2
DOI: 10.24824/978854442768.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL... OU MATEMÁTICA PARA QUEM NÃO GOSTA, MAS PRECISA: <br>propostas de atividades para pessoas com deficiência visual e discalculia
JORGE CARVALHO BRANDÃO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem; (2) Geometria e Física (Ensino Médio) para pessoas com deficiência visual; (3) Análise de Erros. Participa do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFC. Coordena Grupo de estudos em métodos e técnicas de ensino de Matemática e Física para engenharias. A partir deste grupo, faz adaptações a partir de vivências tanto de conjuntos difusos quanto de fenômenos de transportes (conteúdos típicos das engenharias) para pessoas com deficiência visual. Com efeito, deve-se respeitar os limites de cada pessoa, todavia, pode-se explorar suas potencialidades.