Capa do livro: JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA:<BR> fundamentos e aplicações

JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA:
fundamentos e aplicações

Autores: Wivian de Paula Ferreira Machado Lapa - Joseane da Conceição Soares da Silva (orgs.)

Este livro objetiva contribuir com a discussão sobre o papel dos jogos nas aulas de Ciências, mais especificamente na Química, basicamente em dois aspectos: 1) na descrição sobre a elaboração de jogos e intervenções didáticas e 2) na discussão teórica sobre a contribuição de tais jogos no processo de ensino-aprendizagem de estudantes.

Impresso
de R$ 59,88 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 59,88 por
R$ 41,92

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2846-7
DOI: 10.24824/978854442846.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA:<BR> fundamentos e aplicações
DANIEL TEIXEIRA NIPO
É brasileiro, graduado em Jogos Digitais pela UNICAP, e pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela UNINASSAU. Dedica seu tempo ao estudo e desenvolvimento de jogos e soluções gamificadas, e a participar de atividades e eventos ligados à área, tendo alguns de seus trabalhos premiados em concursos e tantos outros expostos em eventos, a exemplo do DevAlley e do Campus Party. Atualmente trabalha na Prefeitura do Recife coordenando atividades ligadas à tecnologia e jogos educacionais, a partir do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde se encontram alguns de seus trabalhos. Daniel também trabalha e é um dos fundadores das Startups Nexo Interactive e SciGames, empresas que desenvolvem jogos casuais e educativos, onde atua como designer, game designer e gerente de projeto.

JOÃO ROBERTO RATIS TENÓRIO DA SILVA
Licenciado em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo sido bolsista CAPES do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) durante cinco meses no Niels Bohr Centre for Cultural Psychology – Universidade de Aalborg, Dinamarca. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o Ensino de Ciências e relações entre memória, imaginação e aprendizagem. Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente.

JOSEANE DA CONCEIÇÃO SOARES DA SILVA
Professora de Química na educação básica desde 2005. Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (2015) também pela UFRPE. Além de Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012). Atualmente integrante do Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências (NUPEDICC/UFRPE).

JOSÉ AYRON LIRA DOS ANJOS
Graduado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Mestrado (2002) e Doutorado em Química (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco, cursou Especialização em Ensino de Ciências com habilitação em Química (2006) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e possui curso técnico-profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (2001). Atua como professor adjunto no Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste UFPE na área de Ensino de Química (2011). Atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias e práticas para o ensino de ciências e matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Jogos e atividades lúdicas no ensino de química, Educação científica baseada em projetos, Aprendizagem significativa, Argumentação no ensino de ciências e Educação a partir da superação do erro. Atualmente é um dos coordenadores do subprojeto PIBID Química-Licenciatura (CAA) UFPE, e docente do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPE e colaborador no Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC).

JOSÉ EUZÉBIO SIMÕES NETO
Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Mestre (2009) e Doutor (2016) em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE). Atualmente é Professor Adjunto na área de Ensino de Química do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DQ/UFRPE), docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGECM/UFPE) e editor da REDEQUIM – Revista Debates em Ensino de Química.

MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS
Licenciada em Química e mestre em Físico-Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

MARIA RÚBIA VIANA DE FREITAS
Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente cursa Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assim como atual como professora na Educação Básica.

WILLIAM PACHECO DOS SANTOS
Licenciado em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente atua como servidor público na Universidade Federal de Pernambuco e como docente da Educação Básica em João Pessoa – PB.

WIVIAN DE PAULA FERREIRA MACHADO LAPA
Professora de Química na educação básica desde 2008. Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (2017) na mesma universidade. Além de Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012).