Autores: Gilda Helena Bernardino de Campos - Gianna Oliveira Bogossian Roque - Sergio Botelho do Amaral (Org.)
Preocupados com a demanda induzida pela educação na modalidade a distância, preocupados com a economia do conhecimento e com a dificuldade de compreensão do novo modo de produção onde a construção do conhecimento é socialmente distribuída e as relações colaborativas se fazem cada vez mais presentes, temos discutido os processos, conceitos e ações em educação a distância. Apesar da visão humanística salientada por diversos autores, há evidências de que as relações entre o setor educacional e o setor produtivo estão imbricadas e voltadas para o atendimento e a capacidade de responder às necessidades de todos os setores da sociedade, a saber, o mundo do trabalho. Destas evidências e de nossas preocupações surge este livro.
Este livro fala sobre conceitos voltados para a educação a distância e fala, também, de uma metodologia de trabalho com a qual temos vivenciado a atividade e o compromisso de educar. Nossa meta é uma educação contextualizada, que integre os conhecimentos ao cotidiano de cada indivíduo, dirigida para um processo que trabalhe com o conhecimento que o aluno já possui. Assim, estruturamos o livro em conceitos e teorias, métodos de trabalho em educação a distância e, finalmente, um relato de experiência. A formação de professores tem sido nossa ênfase e, percebemos que, ao introduzir computadores no processo educacional, seria preciso, antes, considerar que as novas práticas são inventadas, conquistadas, construídas coletivamente, e não no isolamento individual. A cooperação como apoio ao processo de aprendizagem enfatiza a participação ativa e a interação tanto dos alunos como dos professores formando comunidades de aprendizagem contínuas. Acreditamos que para que a escola cumpra seu papel de oferecer uma formação capaz de alterar significativamente o quadro de desigualdades, é importante que se torne um espaço privilegiado de convivência, de experimentação, de criação e não apenas de reprodução de crítica e de conformação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-201-6
DOI: 10.24824/978858042201.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Gilda Helena Bernardino de Campos
Possui licenciatura em Francês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduação em Pedagogia também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é consultora e avaliadora de artigos do Grupo de Estudos de Educação Matemática – GEPEM –, da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, da Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE – da Sociedade Brasileira de Computação. É também membro do Conselho Editorial da Revista da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED – e da revista da Comissão especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação; É revisora de várias revistas científicas, foi consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. É hoje Coordenadora Central de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora do Departamento de Educação da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, ambientes de aprendizagem, avaliação educacional e avaliação da qualidade de programas educacionais a distância.
Gianna Oliveira Bogossian Roque – possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialização em Programação de Computadores pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora da área de Avaliação e Acompanhamento Coordenação Central de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutoranda Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ.
Sergio Botelho do Amaral – possui formação em Comunicação Social, em especial em Cinema pela Universidade Federal Fluminense com Especialização em Educação a Distância pelo SENAC – Departamento Nacional. Atua na elaboração de desenho de soluções para programas educacionais a distância, nos âmbitos acadêmico e corporativo. Coordena a equipe de desenho didático e a equipe de tutoria da CCEAD PUC-Rio. Coordenou as equipes técnicas nas áreas de Tecnologia Educacional e Comunicação e Artes do SENAC Rio, criando e implementando programas de formação profissional – presenciais e a distância. Consultor da Fundação Roberto Marinho na implementação dos projetos educacionais e capacitação de profissionais de educação que neles atuam. É também roteirista de programas audiovisuais e consultor em projetos de gestão e capacitação profissional junto a órgãos estaduais e federais.
Leila Medeiros - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nas seguintes temáticas: TICs aplicadas à educação, educação a distância e formação continuada de educadores. Foi diretora do Departamento de Produção e Capacitação em EaD da SEED-MEC. Tem participado regularmente de bancas dos cursos de especialização, pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância e proferido palestras e publicado artigos em diversos periódicos. Atualmente é Professora da UNIRIO.