Capa do livro: PESQUISA-FORMAÇÃO:<br> professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens

PESQUISA-FORMAÇÃO:
professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens

Autores: Cleane Aparecida dos Santos - Adair Mendes Nacarato

A pesquisa-formação coloca-se como um paradigma metodológico que procura romper com a neutralidade e com a relação de verticalidade entre o pesquisador e os pesquisados. Um dos pressupostos da pesquisa-formação se assenta na escuta atenta. Ela possibilita, ao pesquisador e aos participantes, um “deslocamento”, ou seja, uma epistemologia humana e aberta ao diálogo; portanto, favorece a criação de um espaço de diálogo e troca entre os pares. Trata-se, portanto, de um processo que não pode ser ensinado, mas vivido pelos seus atores e um movimento que possibilita, por meio da reflexão, a (re)significação do fazer docente e a construção de seus próprios conhecimentos. Essa perspectiva de pesquisa não nega o caráter científico, antes busca um saber fruto de uma objetivação, apresentando múltiplas dimensões. A pesquisa-formação, em virtude da possibilidade de emancipação, passa a constituir-se como promissora no contexto da pesquisa acadêmica. As narrativas que emergem dos participantes, juntamente com as fotografias do tempo de escola e de infância compartilhadas, permitem compreender as nossas histórias de vida e contribuem para as aprendizagens no grupo. Dessa forma, o grau de confiabilidade ali construído possibilita uma “narrativa de subversão” – termo cunhado por nós – em que se pode narrar o processo sem preocupação com o resultado, ou seja, é autoformar-se, é compartilhar experiências, é inquietar-se, é provocar-se.

Impresso
de R$ 71,11 por
R$ 54,70
Digital
de R$ 69,48 por
R$ 41,03

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2849-8
DOI: 10.24824/978854442849.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISA-FORMAÇÃO:<br> professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens
ADAIR MENDES NACARATO
Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos (auto)biográficos na UFRN. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco – USF. É líder dos grupos (Hifopem) e (Grucomat) na USF. Realiza pesquisas no campo da Educação Matemática, práticas de letramento matemático e estudos (auto)biográficos.

CLEANE APARECIDA DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Unianchieta, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade São
Francisco – USF e pós-graduação em: Gestão Escolar, Psicopedagogia Institucional, Arte e Educação, Educação Infantil e Cultura Africana. Atualmente é diretora de escola na Prefeitura do Município de Jundiaí-SP. Atua com formação para docentes. Pesquisadora no grupo HIFOPEM, da USF, que estuda a potencialidade dos estudos (auto)biográficos. Linha de pesquisa: Formação de professores.