Capa do livro: GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO NA ORDEM DO DIA

GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO NA ORDEM DO DIA

Autores: Denize Sepulveda - Ivan Amaro (Aut./Orgs.)

Este livro justifica-se pela intenção de compreender como as discussões de gêneros e sexualidades no campo da educação podem produzir reflexões potentes com vistas à superação de violências, estigmas, preconceitos e discriminações instalados e reforçados nas práticas pedagógicas diversas relacionadas a tais temáticas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2691-3
DOI: 10.24824/978854442691.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO NA ORDEM DO DIA
ANDRÉ LUIZ BERNARDO STORINO
Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – FEBF/UERJ. Especialista em Gênero e Sexualidade – UERJ e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância – UFF. Aperfeiçoamento em Formação para Docência em EaD – UCB, Prevenção do uso de Drogas para Educadores – UNB, Gênero e Diversidade na Escola – GDE – UERJ, Educação de Jovens e Adultos na Diversidade – UFF/2009. Licenciatura em Filosofia – UCP/2008. É professor-tutor da Universidade Castelo Branco – UCB. Professor de filosofia na SEEDUC. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades – NuDES/CNPq, com interesse em educação, gênero, sexualidades, corpos e estética.

CAROLINA DA SILVA SANTOS
Graduada em Geografia – UERJ/FFP. Graduanda em Produção Cultural – UFF. Bolsista de Extensão do Programa Mulher – UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Nudhesc – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Cidadania – UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos Cotidianos – GESDI/UERJ/FFP.

CAROLINE BARBOSA DE ABREU
Graduanda de Licenciatura em História e bolsista de iniciação científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores.

DANIEL VIEIRA SILVA
Doutorando em Educação (PROPED/UERJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC/UERJ). Pedaogogo (UERJ). Professor da Rede Municipal de Duque de Caxias e da Escola Politécnica Joaquim Venancio da Silva (FIOCRUZ).

DENIZE SEPULVEDA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Adjunta da Universidade do Rio de Janeiro no Departamento de Educação – FFP. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ /PROPED (2014 – 2016). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). É bacharel e licenciada em História (1993). Líder do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos da UERJ/FFP. Sublíder do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da UFF. Sublíder do Grupo de Pesquisa “Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidiano” da UERJ/FFP.

FÁBIO DA SILVA GOMES
Cursa o Mestrado Profissional em Ensino de História na UFRRJ. Possui pós-graduação (especialização) em História do Brasil Colonial pela UniMSB (2012) e graduação em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2006). Atua na Educação Básica, no ensino de História, e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de História da Educação Latino-Americana (UFRRJ) e Grupo de Estudos e Pesquisa Os impactos do conservadorismo na educação brasileira (UFF). Tem interesse nas seguintes áreas: educação, diversidade sexual, livro didático, história do Brasil Colonial.
 
FÁBIO PINHEIRO RAMOS DE SOUZA
Graduado no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como membro do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos Cotidianos (GESDI). Aluno Especial do Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdads Sociais (PPGedu) da FFP/UERJ.

IVAN AMARO
Procientista FAPERJ/UERJ. Professor Adjunto da UERJ, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF, Duque de Caxias-RJ. Professor e Coordenador do PPGECC (Mestrado) em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Professor da Graduaçao em Pedagogia da FEBF/UERJ. Estágio de Pós-Doutoramento em Educação (2015-2016 – UFF). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UnB), Coordena o NuDES/CNPq (Núcleo de Estudos e Pesquisas Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades). Graduado em Letras (UniCEUB – Centro Universitário de Brasília). Experiência em educação (Ensino Fundamental e Médio – 22 anos na SEEDF). Pesquisas na área de formação de professores, trabalho pedagógico, coordenação pedagógica, gestão da escola, políticas públicas educacionais, práticas pedagógicas na sala de aula, avaliação. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação. As teorias queer e decoloniais são pontos de partida para discutir temáticas emergentes que tratam de diferenças nos espaços escolares, extraescolares e nos currículos.

JAIRO VANUCI FREITAS DA SILVA
Atualmente, mestrando em Estudos de gênero, educação e decolonialidade no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007).

JOSÉ ANTONIO SEPULVEDA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto III da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, política e políticas educacionais. Líder do Diretório e do Grupo de Estudos e Pesquisa: Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da UFF. Subcoordenador do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos da UERJ/FF.

LUIZ OTAVIO FERREIRA DA LUZ
Meste em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Licenciatura em Educação Artística / História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Candido Mendes. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Artes Visuais pela Universidade La Salle. Especialista em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Educação Básica das Redes Municipais de Ensino de Mesquita e Belford Roxo. Gerente de Educação Integral da Rede Municipal de Educação de Mesquita.

LUCIANA IZIS SILVA DE ABREU
Professora na rede municipal de Duque de Caxias e Mestre em Educação pelo programa Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação. Os estudos queer e decoloniais são pontos de partida para discutir temáticas emergentes que tratam de diferenças nos espaços escolares, nos currículos e formação docente.

RENAN CORRÊA DOS SANTOS
Graduando do curso de Licenciatura Plena em Geografia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do grupo de pesquisa GESDI – Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos Cotidianos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Grupo de Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da Universidade Federal Fluminense.

WALMIR ROGÉRIO ARCHANJO DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ/FEBF. Participante do NuDES (Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades), grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão articulando conceitos dos estudos de gênero, feministas e queer em suas relações com a educação. Atuou como arte-educador em diversas instituições e eventos e como professor de ensino fundamental na cidade do Recife-PE. No município de Olinda-PE ocupou o cargo de Coordenador Pedagógico. Mudou-se em 2010 para o Rio de Janeiro e no estado trabalhou como professor nas prefeituras de Teresópolis e Belford Roxo. Atualmente leciona nas redes municipais de Duque de Caxias e Petrópolis.