Capa do livro: TEMAS DE FILOSOFIA E DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: <br>bases teóricas e experienciais

TEMAS DE FILOSOFIA E DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
bases teóricas e experienciais

Autores: Fátima Maria Nobre Lopes - Danielle Rodrigues de Oliveira - Mayara Alves de Castro - Adauto Lopes da Silva Filho (Orgs.)

Esta coletânea de artigos distingue-se por uma caráter singular, pois, em seus vinte e um capítulos e na diversidade temática proposta, os cinquenta e três autores buscaram promover um amplo debate, apontado como indispensável ao cotidiano acadêmico de alunos e professores, a partir de elementos teórico-práticos fundamentais à formação do pensamento crítico na atual conjuntura.
Pela escolha de objetos diversos, o resultado de tais incursões investigativas agregam questões importantes que permitem melhor entender a pluralidade de leituras e abordagens, desde as reflexões e leituras teóricas e o pensar a educação, aos campos de estudos direcionados à investigação dos espaços escolares e não escolarizados. Por isso, a coletânea foi organizada em duas partes. Na primeira, sob a perspectiva “Temas de filosofia e de história da educação: bases teóricas” e, a segunda parte, tendo como foco central: “Temas de filosofia e de história da educação: bases experienciais”.
Em tempos de globalização e de desapego ao conhecimento humanístico, particularmente no Brasil, a obra é, certamente, um convite à superação do pragmatismo, a medida que sugere como desafio pensar a ciência em suas bases “teóricas e experienciais”, levadas a efeito num campo multidisciplinar e dialógico. 

Impresso
de R$ 78,52 por
R$ 60,40
Digital
de R$ 69,48 por
R$ 45,30

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2776-7
DOI: 10.24824/978854442776.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TEMAS DE FILOSOFIA E DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: <br>bases teóricas e experienciais
DANIELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História pela mesma instituição. Atualmente, professora-tutora do Instituto Universidade Virtual/UFC/UAB, no curso de Pedagogia Semipresencial da UFC, em diversos polos no Estado do Ceará.

JOSÉ GERARDO VASCONCELOS
Professor Titular de Filosofa da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em Filosofa pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofa Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofa Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - 2016 ).

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Filosofa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Licenciada em Filosofa e Bacharela em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Filosofa da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FACED/UFC e do Programa de Pós-Graduação em Filosofa (Mestrado Profssional – PRO--FILO) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), certifcado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Doutor em Educação. Mestre e graduado em Filosofa. Professor de Filosofa do ICA/UFC e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofa e em Educação da UFC. Membro do NHIME e Líder do Grupo de Pesquisa: Teoria Crítica, Filosofa e Educação, certifcado pelo CNPq. Coordenador de Projeto do PIBIC com alunos do Curso de Filosofa e de Educação.

LEANDRO VIANA ÁVILA
Graduando em Filosofa pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Bolsista do PIBIC/UFC, membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofa, Teoria Crítica e Educação, certifcado pelo CNPQ.

ULY ALVES MOREIRA
Economista Doméstica – UFC, Graduanda em Pedagogia – UFC, Bolsista voluntária do PIBIC, membro pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofa, Teoria Crítica e Educação, certifcado pelo CNPQ.

FELIPE AZEVEDO DO NASCIMENTO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), certifcado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científco e Tecnológico (CNPq).

MARIA ZÉLIA PINTO DA SILVA
Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membra pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), certifcado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científco e Tecnológico (CNPq) e vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Filosofa e em Educação da UFC.

VÍCTOR MOITA PINHEIRO
Doutorando em Educação pelo PPGE da Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro pesquisador do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS), certifcado pelo CNPq. Bolsista CAPES/DS.

ANA PAULA LIMA AZEVEDO
Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade Federal do Ceará- UFC e bolsista FUNCAP. Membro Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social Ética e Formação Humana –GEPOS, certifcado pelo CNPq.

MAYARA ALVES DE CASTRO
Doutoranda e mestra em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em gestão escolar pela Universidade Estadual do Ceará; Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará; Membro pesquisadora do núcleo de História e Memória da Educação (NHIME) Professora com vínculo efetivo na Prefeitura Municipal de Fortaleza;

MARILENE MARQUES MONTEIRO
Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Tecnológia Darcy Ribeiro_FTDR; Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú; Professora com vínculo efetivo na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

CARMEM XAVIER DE CARVALHO
Especialista em Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; Professora com vínculo efetivo na Prefeitura Municipal de Fortaleza;

IZABELLE MARQUES FONTELES
Pedagoga e Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Professora e Coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia na Faculdade do Vale do Jaguaribe- FVJ em Aracati-CE.

MARIA ELYARA LIMA DE OLIVEIRA
Pedagoga, Especialista em Docência no Ensino Superior e Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará–UECE. Coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Moreilândia-PE.

MARIA RAFAELA DE OLIVEIRA
Pedagoga e Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará–UECE. Professora de Educação Infantil da Prefeitura de Fortaleza-CE;

LIANE DE ALMEIDA MARTINS
Mestranda em educação pela Universidade Interamericana; Especialista em Gestão Escolar Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Tecnológica de Palmas; Especialista em Libras e Educação Especial pela Faculdade Prominas; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Professora com vínculo efetivo na Prefeitura Municipal de Fortaleza;

ORLANDO DE SOUZA LIRA FILHO
Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Mestre em Educação - Universidade Federal do Ceará.

CRISTIANE CARVALHO HOLANDA
Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Educação Biocêntrica, Gestão Escolar e Psicologia Transpessoal, Graduada em Pedagogia. Professora do ensino superior-UVA. Autora de artigos e livros publicados na área de educação. Coordenadora de cursos de graduação e pós graduação na área de gestão escolar, arte e educação, psicologia transpessoal, prática de ensino e didática entre outras. Mediadora extrajudicial e Instrutora de vários Cursos na área de Formação de lideranças, mediação de con?itos e justiça restaurativa. Formada com a especialista norte-americana Kay Pranis nos Círculos de Construção de Paz. Facilitadora em práticas restaurativas em âmbito escolar, socioeducativo e sistema de segurança pública. Trabalhou como Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Ceará de 2007 a 2014. Trabalha atualmente na Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice Governadoria do Ceará.

KARLA PATRÍCIA MARTINS FERREIRA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Psicologia (UFC), Doutora em Educação (UFC), com Doutorado Sanduíche na Université de Nantes - França e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, onde coordena o Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA).

ANA MARIA TEIXEIRA ANDRADE
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Universidade Federal do Ceará.

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE
Orientador, professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

PEDRO ROGÉRIO
Professor Doutor Adjunto III, da Universidade Federal do Ceará – UFC.

MARIA SOLENE SANTIAGO
Pedagoga. Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica da UNI7. Professora pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (Ceará).

SARA EMANUELLE SANTIAGO DA SILVA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

HAMILTON PERNINCK VIEIRA
Pedagogo. Especialista em formação de formadores. Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professor pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (Ceará).

GILMAR PEREIRA COSTA
Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa e Arte e Educação, pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia, pela UECE, e em Artes Visuais, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professor de Arte da rede estadual de ensino do Ceará, ocupando o cargo de Coordenador Regional do PPDT, na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 15, com sede em Tauá (CE).

ANTÔNIA RAFAELA DA CRUZ COSTA
Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas, pela UECE. Especialista em Gestão Escolar Integrada ePráticas Pedagógicas, pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Geografa, pela UECE. Professora de Geografa da rede estadual de ensino do Ceará, ocupando o cargo de Coordenadora Escolar daEEM Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues, em Maracanaú (CE).

ANTONIO GERMANO MAGALHÃES JÚNIOR
Professor com pós-doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (UnB) e em Pesquisa Educacional pela UFC. Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE, ministrando aulas também na graduação e no mestrado e doutorado acadêmicos em Educação, Mestrado Profssional em Ensino de Saúde, Mestrado Profssional em Planejamento e Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas. Avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará.

MARIA EDILANE DA SILVA LIMA
Professora da rede municipal de Fortaleza, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Kurios, Especialista em Psicopegogia Clinica e Institucional pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba.

ALINE GOMES DA COSTA
Professora da rede municipal de Fortaleza, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

VERA LÚCIA DAMASCENO DOS SANTOS
Professora da rede municipal de Fortaleza, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro

CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA
Doutorando do PPGE/UFC Linha: História e Educação Comparada.

ANNA CAROLINA FARIAS DE ARAÚJO SOMBRA
Formada em História-UECE/FAFIDAM. Especialista em Mídias na Educação e Assistente Técnica da Secretaria de Educação de Russas-Ce.

ANA MARIA DE LIMA
Formada em Pedagogia-UECE/FAFIDAM. Especialista em Gestão Escolar–UDESC. Atualmente, está Secretária de Educação na Secretaria de Educação de Russas-Ce.

CARLOS RAFAEL VIEIRA CAXILE
Doutor em História Social pela PUC-SP. Pós-Doutor em Fundamentos da Educação pela (UFC). Pesquisador do Núcleo de História e Memoria da Educação (NHIME) da Faculdade de Educação (FACED-UFC).Professor do Mestrado Interdisciplina em História e Letras da FECLESC-UECE; Professor do Curso dePedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité (UFC).

LUANA MATEUS DE SOUZA
Graduada em Ciências da Natureza e Matemática. Pós-Graduanda em Gestão de Recursos Hídricos, ambientais e Energéticos pela UNILAB. Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis- MASTS/UNILAB.

GLEDSON DE SOUZA FERREIRA
Formado em Pedagogia e Filosofa e mestre em Psicologia. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade do Maciço de Baturité.

SAMUEL MORAIS SILVA
Mestre em Educação (FACED/UFC), membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER/URCA), professor da rede municipal de Crato-Ce;

SANDRA HAYDÉE PETIT
Seus estudos universitários foram na Universidade Paris VIII de onde possui graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas bem como Mestrado e Doutorado (1995) em Ciências da Educação. Há 15 anos éprofessora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Popular e nas relações etnicorraciais, hoje dedicada essencialmente aos temas: pretagogia, cosmovisão africana, flosofa africana, pedagogias afrorreferenciadas, tradição oral africana, relações comunitárias, sociopoética. É coordenadora do NACE - Núcleo das Africanidades Cearenses, que congrega professores/as, alunos/as, pesquisadores/as e membros do movimento negro que intervêm na área das africanidades, notadamente no apoio à implementação da lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana e afrodescendente nas escolas públicas e particulares. Foi membro do GT Regional Nordeste 1 de Inovação Pedagógica do MEC.

MADELYNE DOS SANTOS BARBOSA
Doutoranda em Educação – UFC; Mestre em Educação – UFC.

MARIA DE FÁTIMA DE LACERDA
Mestra em educação pela Universidade Federal do Ceará, Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza na área de Educação Física Escolar, Integrante do Grupo de Estudos Saberes em Ação e GEAD –Grupo de Educação Ambiental, dialógica, ambos da Universidade de Educação Federal do Ceará.

MARIA ELENI HENRIQUE SILVA
Professora Dra. Da Universidade Federal do Ceará- Vice-diretora do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES) e Coordenadora do Grupo de Estudos Saberes em ação da Universidade Federal do Ceará

JOÃO BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO
Professor Doutor da Faculdade de Educação e do PPGE da Universidade Federal do Ceará. Possui Doutorado em Ciências. Pós-doutorado em Educação. Coordenador do Grupo de Estudos e pesquisa GEAD Educação Ambiental Dialógica.