Capa do livro: GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:<br> elementos para reflexão

GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
elementos para reflexão

Autores: Josimar de Aparecido Vieira - Ana Sara Castaman (Orgs.)

O livro “Gestão da Educação Profissional e Tecnológica: elementos para reflexão” foi organizado com ensaios produzidos pelos estudantes e professores do componente curricular Organização e Gestão dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do curso de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pelo IFRS - Campus Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2018. Tem a finalidade de proporcionar abordagens críticas sobre a organização e gestão da EPT, rompendo com visões tradicionais ainda presentes nas práticas de gestão desta modalidade de educação.
    Tendo em vista essas dimensões, os ensaios aqui apresentados foram elaborados para contribuir com os debates que estão ocorrendo na atualidade sobre EPT e, ao mesmo tempo expor resultados de leituras, a que diferentes profissionais da educação chegaram sobre aspectos da organização e gestão da EPT. Trata-se de reflexões necessárias dado aos avanços da gestão da educação, da expansão da EPT nos últimos anos e do surgimento de novos problemas e desafios e a EPT.
    Ao todo, a coletânea apresenta oito trabalhos onde são analisadas concepções e abordagens da gestão e organização da educação escolar, compreendendo os fundamentos da gestão escolar democrática em EPT e os mecanismos de participação nas instituições de ensino da EPT, com a finalidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. As posições assumidas pelos autores, podem contribuir para transformar a organização e gestão da EPT. São apontamentos que sugerem outras buscas teóricas e novas análises de processos de desenvolvimento da gestão da EPT.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2712-5
DOI: 10.24824/978854442712.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:<br> elementos para reflexão
ALICE MARC
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Educação, Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciada em Letras-Português pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tradutora Pública e Intérprete Comercial de Francês da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JUCERGS).

ALISSON PAESE
Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Gestão Pública pelo Centro Universitário Estácio Uniseb (UNISEB-COC). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

ANA SARA CASTAMAN
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

DAIZE DUARTE SAMPAIO
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Licenciada em Serviço Social, no IFRS. Graduada em Assistência Social no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Técnica administrativa em educação (UFPel).

GINA MIKOWAISKI
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Supervisão Pedagógica e Administração Escolar, pela Universidade para a Vida (UNIVILLE). Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na modalidade PROEJA, na Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia - Educação Pré-Escolar (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Reitoria do IFRS.

HENRIQUE LEONARDI DE OLIVEIRA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Arte e Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assistente em Administração no IFRS - Campus Porto Alegre.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduado em Pedagogia pela FUNDESTE. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

LUIZ FELIPE KOPPER DA SILVA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Política e Sociedade - Centro Universitário Barão de Mauá/SP, Tecnólogo em Gestão Financeira - Universidade Paulista/SP. Assistente em Administração no IFRS - Campus Ibirubá.

MANOELA WENDLER FERNANDES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Regional de Blumenau. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Camaquã, RS.

MÔNICA NUNES NEVES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Campus Sapucaia do Sul.

RODRIGO BONADIMAN ZANATTA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Matemática, Mídias Digitais e Didática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnico em Assuntos Educacionais no Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação na Reitoria do IFRS.

SILVIA SCHIEDECK
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituição Associada Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Gestão Cultural - Senac/RS. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Produtora Cultural, na Reitoria do IFRS.

TIAGO FELIPE AMBROSINI
Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves. Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Técnico em Assuntos Educacionais no IFRS - Campus Bento Gonçalves.