Capa do livro: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS:<br>políticas públicas, gestão e práxis educacional

EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS:
políticas públicas, gestão e práxis educacional

Autores: Claudio Pinto Nunes - Arlete Ramos dos Santos - María Isabel González Terreros (Orgs.)

Esta coletânea intitulada “Experiências Educativas: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional”, organizada por Claudio Pinto Nunes, Arlete Ramos dos Santos e María Isabel González Terreros, faz parte da agenda de divulgação de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e do Grupo de estudos e pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC/CNPq) em parceria com pesquisadores de outros grupos do Brasil e de outros países. O livro está composto por quinze capítulos, nos quais não objetivou dar conta de toda a discussão sobre a temática central da obra. A pretensão foi tão somente apresentar aos leitores o tema a partir da perspectiva alcançada pelos estudos que têm sido desenvolvidos no âmbito do coletivo internacional que compõe a obra. Espera-se despertar a reflexão e provocar a percepção acerca da necessidade de se aprofundar ainda mais o debate.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2812-2
DOI: 10.24824/978854442812.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS:<br>políticas públicas, gestão e práxis educacional
ALCIRA AGUILERA MORALES
Doutora em Estudios Latinoamericanos pela Universidad Nacional Autónoma do México; docente da Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

ALESSANDRO FERNANDES DE SANTANA
Economista, Administrador de Empresas, Doutor em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ), Mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA), Especialista em Economia de Empresas (UESC), Professor do Departamento de Ciências Econômicas e Pró-Reitor de Extensão Universitária da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Pós-Doutorado pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Formação de Professores para a Educação Básica (DCIE/UESC) e do PPGED/UESB; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências humanas – CEPECH/CNPq, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo – Gepemdec/UESC.

AUGUSTO CARDOSO
Doutor e Mestre em Administração pela UFBA, natural de Guiné-Bissau é membro da organização educacional – Instituto Cultural Stive Biko, Coordenador de Curso de Administração na Faculdade Montessoriano-BA e também Coordenador Lato Sensu na Faculdade Dom Pedro II – BA, desenvolve estudos no Núcleo de Administração sem Fronteiras-CRA.

CARLOS DOS SANTOS VIANA
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; articulador da teia dos Povos; Integrante do Grupo de Estudos Movimentos Sociais Diversidade Cultural e Educação do Campo, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas – CEPECH/DCIE/UESC/BA, com registro no CNPQ.

CLAUDIO PINTO NUNES
Doutor em Educação; Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB; líder do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

DANIELA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

DENISE APARECIDO BRITO BARRETO
Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB

EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA
Mestre e PHD em Administração Educacional pela The Pennsylvania State University, Estados Unidos. Mestre, Doutor e Docente Livre em Direito (UFBA). Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento. Professor Titular (Mestrado e Doutorado) da Universidade Salvador (UNIFACS) no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional e Urbano (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas. Sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Associado da ABED e ANPAE.

ELIANE GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED UESB. Analista Universitário da UNEB Campus XII, Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Guanambi. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

ELISÂNGELA ANDRADE MOREIRA CARDOSO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB), Mestre em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires (UTN/AR), Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Faculdade Internacional do Delta (FID), em Cooperativismo Educacional pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL), em Docência Universitária (UTN/AR) e em Psicologia da Educação pela Faculdade Juvêncio Terra (FJT), Graduada em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), e em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo (CEPECH/DCIE/UESC/BA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT), ambos com registro na CNPq; É professora efetiva da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-BA.

ERIVAN COQUEIRO SOUSA

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB), Pós-Graduado em Educação a Distância (UAB/UNEB), em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais (UESB), Graduado em Letras Vernáculas (UNEB), Gestor de Projetos e Convênios no município de Aracatu-BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT), com registro no CNPq.

ESTER MARIA FIGUEIREDO SOUZA
Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB.

FÁBIO DA SILVA SANTOS

Mestre e Doutorando pela Universidade Salvador (UNIFACS) Laureate Intenational Universities. Bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Direito Público e em Docência do Ensino Superior. Sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Cidades, Urbanismo e Urbanidades. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento (GPED). Associado da ABED e ANPAE. Coordenador do Projeto de Iniciação Científica “Cidades e Urbanidades: O Direito à Cidade em Itabuna-BA”. Professor de Direito, Metodologia Científica e Pesquisa Jurídica (Graduação e Pós-Graduação).

GILVAN DOS SANTOS SOUZA

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB), Pós-Graduado em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCM), em Artes pela FACIG, Graduado em Pedagogia (UESB) e em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É professor efetivo da rede municipal de ensino de Vitoria da Conquista-BA.

GUILHERME GORETTI RODRIGUES

Graduado em Geografia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

JANY RODRIGUES PRADO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XII. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino de Guanambi-BA. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE).

MARA LÚCIA RAMALHO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais.

MARIA ANTÔNIA DE SOUZA
Graduada em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente (1991). Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP (1994; 1999). Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). É professora Associada C na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Tem artigos, livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema movimentos sociais e Educação do Campo. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C. Participa do GT 3 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, ANPEd.

MARÍA ISABEL GONZÁLEZ TERREROS
Doutora em Estudios Latinoamericanos pela Universidad Nacional Autónoma do México; docente da Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

MARIZÉTE SILVA SOUZA
Doutoranda em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción. Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro do grupo de pesquisas GEPEMDEC/UESC.

NILTÂNIA BRITO OLIVEIRA
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGED/UESC; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional com complementação em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão-IBPEX; Pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires na Argentina- UTN. Professora da Educação Básica na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-BA, da Faculdade Uninassau de Vitória da Conquista-BA e do PARFOR da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista-BA e Universidade do Estado da Bahia, Campus XX Brumado/Bahia. Integrante do Grupo de Estudos Movimentos Sociais Diversidade Cultural e Educação do Campo, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas – CEPECH/DCIE/UESC/BA, com registro no CNPQ.

PAULINA ELENA VILLASMIL SOCORRO
Magister en Didáctica y Organización Escolar, Doctorado en curso en Ciencias para el Desarrollo Estratégico, Docente del Programa de Educación, Investigadora do Centro de Estudios Socio-Históricos y Culturales y del Grupo de Investigación sobre Formación de Profesores de Países del Mercosur/Cono Sur

PEDRO ALVES CASTRO
Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XII). Pós-Graduado (Lato sensu), Especialista em Educação Física Escolar, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente (UESB).

RAMOFLY BICALHO
Professor Associado na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação Popular.

REGIVANE DOS SANTOS BRITO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

SAMUEL HILCÍAS CARVAJAL RUÍZ
Doutor em Ciências da Educação, professor da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez – Venezuela.

SIOMARA CASTRO NERY
Doutoranda em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción. Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz.

THÁSSIO FERREIRA ALVES PEREIRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB.

VERA LÚCIA FERNANDES DE BRITO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED UESB. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Itapetinga. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

VÍCTOR MANUEL RODRÍGUEZ MURCIA
Magister en Educación por la Universidad Pedagógica Nacional; docente da Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.