Capa do livro: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:<br>narrativas (auto)biográfcas e trajetórias de formação docente no semiárido

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
narrativas (auto)biográfcas e trajetórias de formação docente no semiárido

Autores: Pedro Paulo Souza Rios - André Ricardo Lucas Vieira (Orgs.)

De algum modo as narrativas de vida e formação dos/as autores/as deste livro estão perpassadas, em maior ou menor grau, seja na perspectiva vivencial, profissional, conjuntural ou epistemológica, por histórias e vivências associadas à Educação de Jovens e Adultos. Contudo, “Não digam nunca que isso é natural”. Pelo contrário, acreditamos que esse foi/é o discurso e a prática utilizados no processo de colonização territorial, econômico e intelectual daqueles/as que foram desprovidos/as de direitos básicos à existência humana, a saber, a educação.

Nesse sentido, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Narrativas (auto)biográficas e trajetórias de formação docente no Semiárido, se propõe a narrar nossas trajetórias vivenciais e profissionais, por acreditarmos numa educação emancipadora, capaz de suscitar o pensamento crítico, mobilizando homens e mulheres à reflexão sobre as distintas realidades, provocando-os/as ao diálogo sobre seus problemas e dificuldades, mas, acima de tudo, possibilitando que os/as mesmos/as possam explicitar o que pensam e sentem enquanto sujeitos de suas próprias histórias: essa é a nossa utopia.
Acreditamos que ao sistematizar nossas experiências, transformando-as em escritas narrativas e, portanto, conhecimento epistêmico vivencial publicados em formato de artigo/livro, estamos contribuindo para difusão dos saberes de um povo que foi e ainda vem sendo excluído do direito de escrever suas próprias histórias, consideradas “não importantes” ao fazer científico.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2657-9
DOI: 10.24824/978854442657.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:<br>narrativas (auto)biográfcas e trajetórias de formação docente no semiárido
ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA (Org.)
Mestre em Educação de Jovens e Adultos pelo MPEJA – UNEB; com especialização no Ensino da Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Matemática Financeira e Estatística; Gestão Escolar e licenciatura em Matemática pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, lotado no campus VII, Departamento de Educação em Senhor do Bonfim. Coordena o Núcleo de Educação Matemática – NEMAT. Leciona ainda na Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN e na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF. Tem experiência na área de Educação, atuando como professor nos seguintes temas: Formação do Educador, Identidade Docente, Educação Matemática, Teorias Psicológicas da Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e Estágio Curricular Supervisionado em Matemática.

PEDRO PAULO SOUZA RIOS (Org.)
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA – Universidade do Estado da Bahia, Pós-Graduado em Educação Ambiental – FACINTER; e Filosofia Contemporânea – Faculdade São Bento; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Cândido Mendes; Licenciado em Pedagogia – UNEB; Filosofia – FBB; Bacharel em Teologia Faculdade Católica do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento, vinculado ao CNPQ; Líder do Grupo de Pesquisa/Estudos em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão – GENESES-Sertão. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, lotado no Campus VII em Senhor do Bonfim. Tem experiência na área de: Metodologia do Trabalho Científico, Filosofia e Filosofia da Educação, Antropologia da Educação e Cultural, Literatura Infanto Juvenil, Processos de Alfabetização, Didática, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Educação Contextualizada e Estágio Curricular Supervisionado, além de assessorar cursos e oficinas com as temáticas: Equidade de Gênero, Homossexualidade; Movimentos Sociais, Educação do Campo e Contextualizada.

ADRIANA OLIVA DA SILVA
Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com graduação em Pedagogia pela UNEB e especialização em Metodologia do Ensino Superior e Docência no Contexto do Semiárido pela UNEB e também em Interdisciplinaridade pela Faculdade Internacional de Curitiba. É Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia com atuação no Colégio Estadual Petrônio Portela, NTE 25. Atua também como docente na Prefeitura Municipal de Jaguarari. Teve sua formação norteada pela Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP e pelos Movimentos Sociais de Base, em especial: Articulação do Semiárido – ASA Comissão Pastoral da Terra – CPT. Possui experiência em elaboração e coordenação de projetos sociais, culturais e pedagógicos, gestão de pessoas e regência de classe do ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, classes multisseriadas e Educação de Jovens e Adultos.

ALANE MARTINS MENDES
Mestrado em Educação. Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especializações em: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão Escolar. Mestranda em Ciências da Educação. Professora da Rede Municipal. Professora da Faculdade de Riachão do Jacuípe. Atuei como Coordenadora de Educação Inclusiva/AEE; Psicopedagoga Clínica e Institucional; Foi Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Experiência como docente; como palestrante; escritora.

ANA CECILIA DOS REIS
Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Especialista em educação para convivência com o Semiárido pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI; Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Formação pedagógica em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Tem experiência em formação com educadores, em educação contextualizada e do campo, educação infantil e literatura infanto juvenil e é contadora de história. É pesquisadora da temática infância. Coordenadora do projeto: Plataforma de Educação Marco Zero: A questão de gênero e da Educação Emancipatória para uma nova Política da Educação no Ceará.

CÉLIA SOUZA DA SILVA
Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; professora da rede pública municipal em Pindobaçu – Bahia, trabalhando com Educação Inclusiva.

CLAUDILSON SOUZA DOS SANTOS
Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: currículo, didática e avaliação – UNEB (2004). Especialista em Antropologia e Turismo: patrimônio cultural e ambiental – UEFS (2004). Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social – UFBA (2015). desde 2009 é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XVI – Irecê, onde leciona componentes como: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; Estágio nos Espaços Não Formais de Educação; Avaliação Educacional; Gestão Educacional; é membro da Comissão Setorial de Estágio; e membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante – NDE. É professor colaborador na UNEB/DCHT Campus XXIII Seabra, onde leciona Pesquisa e Pra´tica Pedagógica I, II e III. É também professor na Faculdade Irecê – FAI, lecionando o componente Leitura e Produção de Textos Científicos; membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante – NDE. Atuou como Gestor da Coordenação de Educação Básica da DIREC 27 (2004-2007); foi secretário municipal de educação da Secretaria Municipal de Educação de Seabra (2009-2016). É professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, onde ministra o componente Metodologia da Pesquisa Científica. É formador do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, atuando com professores das ciências humanas: história e geografia; formador do Projeto Mobiliza/ICEP nos municípios da Chapada Diamantina – BA. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de educação, com ênfase em educação, gestão democrática, educação, avaliação – educação – concepção pedagógica, educação – gestão educacional – políticas públicas e educação – planejamento – Educação nos Espaços Não Formais. É orientador de textos científicos e TCC na FAI e na UNEB. Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE da UNEB/DCHT Campus XVI Irecê.

CLAUDIO ROBERTO MEIRA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em Biologia Vegetal (Botânica) pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de botânica, com ênfase em ecofisiologia vegetal e fisiologia de sementes da Caatinga. Desenvolve projetos de educação ambiental com os seguintes temas: processos fisiológicos e reprodutivos de espécies nativas, germinação de sementes nativas, agrossilvicultura, plantios consorciados, poluição ambiental e saneamento básico associados ao ensino, a pesquisa e a extensão.

EDILAINE DE AZEVEDO BATISTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII – Senhor do Bonfim; Professora da rede pública municipal de Filadélfia – Bahia; professora da rede pública municipal de Filadélfia – Bahia.

EVANIEL BRÁS DOS SANTOS
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pesquisa filosofia antiga e medieval, bem como a interface entre filosofia e educação na Antiguidade e Idade Média. Também possui interesse na filosofia da educação presente na obra de Anísio Teixeira. Tem publicações em reconhecidos periódicos de filosofia do Brasil, tais como Analytica – UFRJ, Kriterion – UFMG, Philósophos – UFG, Dissertatio – UFPEL, Educação e Filosofia – UFU, Síntese – FAJE/BH. No momento é pesquisador efetivo de dois grupos de pesquisa: “Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas” e “Metafísica e Política”, ambos da UNICAMP.

JONAS MARTINS SANTOS
Mestrando em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/MPED. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina / PE – FACAPE e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Tocantins – UNITINS. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pesquisador no GEEMAT – Grupo de Estudos em Educação, Matemática e Tecnologias. Membro do Grupo de pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagem – Cult-Vi / MPED. Desenvolve estudos na área de Tecnologias Digitais, Linguagens de Programação e Letramentos Digitais.

JOSÉ BENEDITO ANDRADE DE OLIVEIRA
Professor. Artista-Educador. Ator. Diretor Teatral e Palhaço DRT/SATED-BA – 3729; Dramaturgo e Bonequeiro. Nome artístico (Benedito Oliveira ou Benas Oliveira) Possui Mestrado em Educação e Diversidade UNEB; Especialização: História Cultura Urbana e Memória – UNEB / Campus IV Jacobina; Graduação em Pedagogia UNEB / Campus VII Senhor do Bonfim. – Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia no Colegiado de Licenciatura em Teatro com os componentes: Artes Circenses / Circo: corpo, cena e texto / Técnicas e Atividades Circenses / Palhaços: História, Dramaturgias e Técnicas, no Departamento de Educação – DEDC, Campus VII – UNEB – Senhor do Bonfim. Participa do grupo de pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagem da UNEB, Campus IV e Coordena a linha – Pedagogia das atividades circenses no GruPANO – Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro.

JOSENILDA MARTINS DE SOUZA
Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Especialização em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Especialização em Tutoria – UFPE e Especialização em Mídias na Educação – UFRPE, Graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Biologia pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina; Graduanda em Licenciatura em Pedagogia – UFPI. Servidora na Rede Estadual de Educação do Estado de Pernambuco, atuou como Professora do Ensino Fundamental e Médio, Secretária Escolar e Coordenadora Pedagógica. Atualmente assume a função de Técnica Pedagógica na GRE – Gerência Regional de Educação de Petrolina, atuando nas formações de professores na área de Ciência e/ou Biologia. É tutora on-line do Curso de Bacharelado em Administração Pública – UNIVASF.

VIVIANE BRÁS DOS SANTOS
Mestra pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Possui especialização em Docência do Ensino Superior. Especialista em Ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Graduada em Pedagogia pela – UNEB, Departamento de Educação Campus VII, Senhor do Bonfim. Arte Educadora no CITEAR – Circo Teatro Alvinho do Riacho – Senhor do Bonfim – Bahia. Atuou como formadora de professoras/es, coordenadoras/es e gestoras/es em 20 municípios do sertão cearense no Projeto Plataforma de Educação Marco "0": a questão do gênero e da educação emancipatória para uma nova política de educação do Ceará, financiado pela União Europeia e realizado pela We Word Brasil em Parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús-CE. Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e nos Movimentos Sociais.

WILLANY DA CUNHA REIS
Possui Graduação em Pedagogia – Habilitação no Magistério em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia; Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos pela mesma Universidade. Também pós-graduada em PROEJA pelo IF-Sertão Pernambucano; mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Sua temática de pesquisa consiste em estudar a presença de crianças em salas de EJA noturnas no semiárido nordestino: Táticas/Astúcias de Mulheres Educandas para Permanência e Conclusão dos Estudos.