Capa do livro: EDUCAÇÃO EM PRISÕES: <br> princípios, políticas públicas e práticas educativas

EDUCAÇÃO EM PRISÕES:
princípios, políticas públicas e práticas educativas

Autores: Maria da Conceição Valença da Silva - Elaine Pimentel (Orgs.)

Este livro é composto por textos que resultaram de estudos e pesquisas realizadas por professores e estudantes da graduação e da pós-graduação das áreas de Educação, Direito e Biblioteconomia, componentes do Grupo de Pesquisa CNPq - EDUCAÇÃO EM PRISÕES (GPEP) e conta com a participação especial de produções de profissionais, pesquisadores renomados que discutem essa temática. O GPEP é vinculado ao Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e foi criado em 2017 com a finalidade de viabilizar estudos e pesquisas acerca da educação no sistema prisional brasileiro e alagoano, de modo a favorecer estudantes em processo de formação docente, bem como integrar professores e discentes de diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento da educação dos sujeitos em situação de privação de liberdade. O Grupo de Pesquisa CNPq EDUCAÇÃO EM PRISÕES é composto por três linhas de pesquisa que se complementam, a saber: a) Educação em prisões: políticas públicas e formação docente; b) O direito fundamental à educação para pessoas privadas de liberdade: sistemas prisional e socioeducativo; e c) Leitura, práticas culturais e educativas para pessoas privadas de liberdade. A criação deste grupo de pesquisa ratifica a necessidade de estudos no âmbito da educação nas unidades prisionais frente à violência, aos problemas sociais e de exclusão presentes nas realidades brasileira e alagoana, sobretudo, como contributo para o retorno dos sujeitos ao convívio em sociedade, após o cumprimento da pena.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2590-9
DOI: 10.24824/978854442590.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM PRISÕES: <br> princípios, políticas públicas e práticas educativas
ELAINE PIMENTEL
É Doutora em Sociologia pela Uni- versidade Federal de Pernambuco (2011), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005), graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (1999), Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós-Gra- duação (Mestrado) em Direito e Diretora da Faculdade de Direito da UFAL. Tem experiência em atividades de pesquisa e extensão nas áreas Direito e Sociologia, com ênfase em Criminologia, atuando principalmente nos se- guintes temas: feminismo, gênero, segurança pública, sistema puni- tivo, violência, criminalidade. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP), Vice-líder dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL) e Grupo de Pesquisa Educações em Prisões (GPEP), todos registrados no CNPq.

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernam- buco (UFPE), graduada em Peda- gogia e em Letras. É professora adjunta do curso de Pedagogia e de outras licenciaturas da Univer- sidade Federal de Alagoas (UFAL). É Vice-diretora do Centro de Edu- cação (Cedu) da UFAL; Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões (GPEP); Vice-coorde- nadora do Projeto de Extensão  Reconstruindo Elos. Tem expe- riência na área de Educação, princi- palmente, nos seguintes temas: edu- cação em prisões, formação de professores, educação de jovens e adultos, identidade profissional docente, avaliação institucional.