Capa do livro: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA BIOGRÁFICA:<br>aportes para uma educação integradora das dimensões emocional, relacional e ética<br>Coleção: Processos autoformativos: Educação emocional e ética<br>Volume 1

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA BIOGRÁFICA:
aportes para uma educação integradora das dimensões emocional, relacional e ética
Coleção: Processos autoformativos: Educação emocional e ética
Volume 1

Autores: Adriana Salete Loss - Ivone Maria Mendes Silva (Orgs.)

Os estudos realizados entre os grupos de investigação da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no período de 2016 e 2017, deram origem à obra DOCÊNCIA E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA BIOGRÁFICA: APORTES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRADORA DAS DIMENSÕES EMOCIONAL, RELACIONAL E ÉTICA. Na obra apresentamos o projeto de pesquisa, a revisão de literatura oriunda dos estudos bibliográficos e a investigação de pesquisadores/professores, estudantes de graduação e pós-graduação e participantes do GRUPEE, da UFFS e do IE/ULisboa.
 A obra traz estudos teóricos e propostas de projetos de investigação para o desenvolvimento de experiências e práticas autoformativas, a partir de temas como:  Educação Emocional; Relações intra e interpessoais; A ética; e, A autoformação pessoal, social e profissional. P
Os processos autoformativos, a partir das narrativas e na perspectiva da metodologia pesquisa-formação e pesquisa-ação, buscam privilegiar a troca de experiências, leituras e reflexões partilhadas, a postura educativa e formativa permanente da docência, do ser educador.

Impresso
de R$ 67,64 por
R$ 52,03
Digital
de R$ 64,80 por
R$ 39,02

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2629-6
DOI: 10.24824/978854442629.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA BIOGRÁFICA:<br>aportes para uma educação integradora das dimensões emocional, relacional e ética<br>Coleção: Processos autoformativos: Educação emocional e ética<br>Volume 1
ADILENE ANGÉLICA BOEIRA
Professora da Educação Infantil na ASSAMI (Associação de Amparo à Maternidade e Infância) Escola Tia Gelsumina. Trabalho voluntário: professora da classe infantil da Igreja Assembleia de Erechim. Formação: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI – Campus de Erechim. Habilitação: Pedagogia Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais – Formação Pedagógica do Profissional Docente – Gestão Educacional. Cursando Pós- Graduação em Especialização em Educação Infantil pela FAE, Faculdade Anglicana de Erechim. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE.

ADRIANA SALETE LOSS
Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim.

ALIANA ENDLER BONAVIGO
Professora de Educação Infantil no Sistema Público de Erechim, tem como formação inicial o curso Normal: Colégio Nossa Senhora da Glória (Carazinho – RS). Graduada em Pedagogia (Universidade de Passo Fundo – UPF), Especialização em Psicopedagogia (URI – Erechim) e Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão Escolar (Faculdade Internacional de Curitiba – FAINTER). 

ALINE REFFATTI
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim. Pós-Graduada em Psicopedagogia – URI Erechim.  Professora da Rede Municipal de Ensino. E-mail: alireffatti@hotmail.com

ANA PAULA CAETANO
Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem doutoramento em Ciências da Educação – especialidade de Formação de Professores. Atualmente coordena o grupo de Investigação Currículo e Formação de Professores, bem como o doutoramento em Educação, especialidade de Formação de Professores e Supervisão e o mestrado de Educação e Formação, área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural (ambos em coordenação com outros colegas). Pesquisa temas relativos à Formação de Professores (nomeadamente desenvolvimento profissional, formação ética e dilemas dos professores, projetos de investigação-ação), e à Educação e Cidadania (tais como educação e mediação intercultural  e comunitária, cyberbullying e violência na escola, emoções e ética no ensino superior, inclusão social), privilegiando a perspetiva da complexidade e metodologias qualitativas, de entre as quais a investigação-ação.

CARMEN CAVACO
Doutorada em Ciências da Educação/Formação de Adultos, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora e investigadora na Universidade de Lisboa desde 1999, na área da formação de adultos. Tem investigação nos domínios da formação experiencial, da educação não formal, das políticas públicas de educação e formação de adultos pouco escolarizados e de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Temáticas em que tem livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

CATARINA SOBRAL
Doutora em Educação na especialidade de Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

EDITE RIBEIRO DA LUZ
Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim). Possui Especialização em Educação Integral, igualmente pela UFFS, Campus Erechim, e em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Professora substituta do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS –Campus Erechim), nos anos de 2015 e 2016. Participa do grupo de pesquisa “Educação Emocional – Um processo auto formativo”.

ELISAMA DE FARIAS SOARES
Estudante do 9º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- RS/ Campus Erechim/ Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE.

ELSA BISCAIA MACHADO
Licenciada em Filosofia e mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Intercultural. Atualmente é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia a realizar o doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na especialidade de Formação de Professores com a tese subordinada ao tema “Formação de professores no programa Filosofia com crianças e jovens e desenvolvimento profissional.

FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim. Pedagoga, Especialista em Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem por projetos, Mestra em Educação nas Ciências. Orientadora e supervisora de estágios.

ISABEL PIMENTA FREIRE
Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com doutoramento em Ciências da Educação. Tem participado em estudos e projetos nacionais e internacionais cujos temas destacam a importância das relações interpessoais, da interculturalidade e da complexidade dos processos educativos e formativos. Tem coordenado o doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores, o mestrado em Educação e Formação na área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural e o mestrado em Educação na área de especialização em Educação Intercultural (coordenações com outros colegas). É autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa sobre Formação de professores (desenvolvimento profissional, nomeadamente na dimensão emocional e relacional, e formação em contextos laborais colaborativos) e também sobre temáticas ligadas à cidadania (educação intercultural e mediação comunitária, prevenção da indisciplina e da violência nas escolas, nomeadamente bullying e cyberbullying) áreas preferenciais de investigação.

IVONE MARIA MENDES SILVA
Ivone Maria Mendes Silva é doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Ciências da Saúde pela mesma instituição e mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS.

JONAS ANTONIO BERTOLASSI
Estudante do 9º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – RS, Campus Erechim. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE. 

JÚLIA SCHNEIDER RIBEIRO
Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE.

LICINI CAMILA KARPINSKI
Graduada em Pedagogia, com Pós-Graduação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela URI/RS (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Participante do GRUPEE (Grupo de Pesquisa Educar as Emoções) na UFFS e Professora de Educação Infantil na rede pública municipal de Erechim/RS.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, mestre em Educação pela UFSM, doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo – UPF. Atuou como professora da educação básica e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior.

MICHELE ANDRESSA WINTER

Acadêmica da 9° fase do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim.

MÍRIAN EUGÊNIA MENEGUELLO POLETTO
Professora de Educação Infantil na Rede Pública de Erechim, tem como Formação Inicial o Curso Normal (Escola Estadual Normal José Bonifácio), Graduada em História (URI – Campus de Erechim), Especialização em Gestão Escolar (UFFS – Campus de Erechim) e Mestranda no Curso de Mestrado |Profissional em Educação (UFFS – Campus  de Erechim).

PATRÍCIA SCATOLIN
Acadêmica da 9° fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul –  Campus Erechim. Professora dos Anos Iniciais na Rede Privada de Erechim.

PAULO CESAR ROCHA MARINHO
Acadêmico do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/campus Erechim. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Emocional do GRUPEE.

RANGÉLI MUSSATO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE.

RAQUEL DE FARIAS RIBEIRO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE.

RENATA VIERO
Acadêmica do 9º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE.

SIMONE CASAGRANDE MARTINS
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim. Pós-Graduada em Psicopedagogia – URI Erechim. Professora da Rede Municipal e Privada de Ensino.

SOLANGE TODERO VON ONÇAY

Doutoranda em Antropologia Social pela Universid Nacional de Misiones (UNAM)/AR. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Possui especialização Pedagogia Social e Educação Popular e Movimentos Sociais e graduação em Pedagogia (UPF/RS). Atualmente é Diretora de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Professora do Magistério Superior, com dedicação exclusiva nessa Universidade. Participa do grupo de pesquisa “Educação Popular na Universidade”: GRUPEPU, na linha de pesquisa “Educação Superior e Movimentos Socais” da UFFS e do Grupo de Pesquisa “Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares” (GEFHEMP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), na Linha de Pesquisa Estado, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo. 

SUELEN RADAELI
Acadêmica da 9° fase do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Erechim.

SUSIANE MARIA BAMPI
Graduada em Pedagogia pela URI/RS (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), estudante do Curso de Pós-Graduação Scritu Senso Mestrado Profissional em Educação pela UFFS/RS (Universidade Federal Fronteira Sul). Participante do GRUPEE (Grupo de Pesquisa Educar as Emoções) na UFFS e Professora de Educação Infantil na rede pública municipal de Erechim/RS.