Autores: Ana Maria de Lima Souza - Marlene Rodrigues (orgs.)
“A obra aborda a educação superior numa perspectiva que desafia a todos, estudantes, professores, pesquisadores a olhar para suas instituições de ensino, seus cursos, na busca por desvendar suas particularidades expressas na sua cultura, formas de funcionamento, de organização seja institucional seja curricular”. A proposta procurar trazer educação superior de maneira avaliativa, reflexiva e crítica transforme-se em melhorias significativas para as comunidade acadêmica e científica e respectivamente transformar-se no maior bem que a sociedade necessita: o conhecimento aplicável às melhorias na condição de vida da pessoa humana e suas interfaces com o desenvolvimento mundial.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-172-9
DOI: 10.24824/978858042172.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 120
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ana Maria de Lima Souza (Org.)
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1978); Doutora
Marlene Rodrigues (Org.)
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1988); Especialista em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior; Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de dez anos no ensino superior em atividades ligadas à docência com dedicação às áreas da educação Inclusiva e educação especial, atuou como coordenadora de Cursos de Pedagogia, organização de eventos de formação de professores, e atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia, pesquisadora do GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas
Osmar Siena
Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa, tendo exercido as Funções de Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Planejamento e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professor Associado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenador do Mestrado em Administração e atua como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração da UNIR. Na Pesquisa desenvolve projetos nos seguintes temas: gestão de organizações acadêmicas, desenvolvimento sustentável - indicadores de sustentabilidade; cadeias-rede de produtos da floresta.
Ivanda Soares da Silva
Graduada
Rauriene Araújo da Silva
Graduada em Administração (2010) Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq/UNIR) entre 2007 e 2009.
Maray del Carmem Silva Rodrigues
Graduada em Ciências - Habilitação Matemática (1989) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), graduação em Administração (2007) pelo ILES ULBRA de Porto Velho e mestrado em Administração (2009) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É direção da Escola de Línguas Border Line Ltda e conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Estratégia Empresarial.
Clésia Maria de Oliveira
Graduação em Administração (2001) pela Faculdade Rui Barbosa (BA). Especialização
Vanessa Aparecida Alves de Lima
Doutora
Luís Alberto Lourenço de Matos
Doutor
Maria Hercília Rodrigues Junqueira
Doutora
Iracema Neno Cecilio Tada
Doutora
Anselmo Alencar Colares
Graduação em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialização
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (1996); Mestrado (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). É Professora Adjunta III da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Avaliadora de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professora Titular do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora do Programa Escola de Gestores/UFOPA-MEC. Atua nos Grupos de Pesquisa: HISTEDBR/UFOPA; PRAXIS/UNIR e FORMAZON/UFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e formação de professores. Principais Obras publicadas: Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa: História e gestão educacional. Editora Autores Associados, 2003; Colóquios temáticos em educação: polêmicas da atualidade. Editora átomo e Alínea, 2005 (Org); Colóquios temáticos em educação: a avaliação em seus múltiplos aspectos. Editora átomo e Alínea, 2006 (Org.); Políticas educacionais no município de Santarém. Editora da ULBRA, 2006. Colóquios temáticos em educação: do discurso à prática: o cotidiano do educador. Editora átomo e Alínea, 2007; Encontro marcado em educação: debates de temas atuais. Editora átomo e Alínea, 2007. (Org.); Pesquisa Educacional em Rondônia, Editora átomo e Alínea, 2008. (Org.) Aprendizagens da Docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e as recentes pesquisas na área, Editora CRV, 2009. (Org.). Formação de professores e as novas tecnologias em educação, Edufro Editora, 2010. Org. (no prelo).
Berenice Perpetua Simão
Mestra
Walterlina Barboza Brasil
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), mestrado