Capa do livro: DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: <BR>crises, conflitos e ciência no mundo contemporâneo

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO:
crises, conflitos e ciência no mundo contemporâneo

Autores: Dante Augusto Galeffi - Ginaldo Gonçalves Farias - Priscylla Lins Leal (Orgs.)

“Difusão do Conhecimento: Crises, Conflitos e Ciência no Mundo Contemporâneo” é um livro que apresenta recortes das pesquisas de doutoramento dos autores, em parceria com os seus respectivos orientadores. Resulta do esforço coletivo do Doutorado Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), em continuidade a uma série de publicações que objetivam a construção social do conhecimento. Trata-se, neste sentido, de um exercício da diversidade na produção, criação e difusão dos saberes e ciências.
Os capítulos desse volume são apresentados em três partes, que representam as linhas de pesquisa do DMMDC. Deste modo, a primeira parte desenvolve a temática do livro sob o aspecto da Construção do Conhecimento, envolvendo “Cognição, Linguagem e Informação”; a segunda parte, insere-se na Difusão do Conhecimento, contemplando questões que envolvem “Informação, Comunicação e Gestão”, enquanto a terceira - e derradeira - parte concentra-se em avaliar situações da Cultura e do Conhecimento, envolvendo “Transversalidade, Interseccionalidade e (In) Formação”.
    O livro desenvolve o tema da difusão do conhecimento em um mundo configurado pela ciência. No entanto, promove a problematização de tais questões, em um momento no qual a ciência transportou para si um conjunto de valores da moral e da religião, sendo que tais valores ganharam roupagem epistêmica. Ressalte-se que devido ao próprio modo de ser - do labor - cientifico, sua metodologia e lógica, os valores supra ficaram sob suspeita. Com isso, verificou-se que a própria ciência também tem seu componente delirante.
Assim, partindo de várias perspectivas, este livro considera que produzir conhecimento é criar, inclusive no campo da ciência.
Esse empreendimento, portanto, abre um novo horizonte de entendimentos, conforme o qual todo conhecimento - por sua própria natureza - produz uma nova perspectiva, que não tendo nada das perspectivas anteriores, por estar imbricado com a vida, acompanha o seu movimento. Por isso mesmo, todas as perspectivas devem ser experimentadas, para favorecer a criação de perspectivas (ainda mais) novas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2738-5
DOI: 10.24824/978854442738.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: <BR>crises, conflitos e ciência no mundo contemporâneo
ALÉCIO DONIZETE DA SILVA
é Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre também em Filosofia pela mesma Universidade com a dissertação: Rousseau e o Estatuto da Linguagem. Desde maio de 2011 é professor no departamento de Filosofia na UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é doutorando na UFBA (Universidade Federal da Bahia), no Programa: Doutorado multi-institucional e multidiscplinar em difusão do conhecimento (DMMDC). Neste programa, estuda a relação entre Filosofia e Literatura, especificamente o conceito de ‘razão poética’ nas obras da filósofa espanhola Maria Zambrano e do escritor Brasileiro Guimarães Rosa.

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Pesquisador do CNPQ, DT2, Doutor em Educação pela UFBA e UniversitéLaval (Canadá, 2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). É Professor do DMMDC/UFBA e PPGEduC/UNEB Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, FAPESB e UNEB. Se dedica à pesquisar em modelagem computacional aplicada a EAD e a Tecnologia Educacional, e à educação em geral, desenvolvimento de uma sociedade em rede, translocalidades pluriculturais, plurilinguismo de expressão portuguesa. É pesquisador da História da Bahia e da História Medieval Ibérica e Coordenador do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Educação a Distância. Membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e da Academia Portuguesa da História.

ANA CRISTINA DE MENDONÇA SANTOS
Pedagoga(UFBA/1994), Especialista em Alfabetização(UNEB/1998); Administração Pública(UEFS/1997) e Aplicações Pedagógicas do Uso do computador(UCSAL/1999);Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional(UNEB/2009),e,  Doutora em Difusão do Conhecimento pelo DMMDC/UFBA/2018. Professora Assistente da UNEB Campus XI; Líder da Linha 2 do Grupo de Estudos em tecnologias e linguagem Libra- GETEL, pesquisadora nas temáticas de formação docente;EAD e Difusão do conhecimento. Atualmente Gerente de Apoio a Cultura e as  Ciências -GACC/ PROEX.

ANA LÚCIA SOARES DA CONCEIÇÃO ARAÚJO
Graduada em Pedagogia(UFBA), Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo (PPGEDuc/UNEB) e Doutora em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA). Professora da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal da Bahia, desde 1997 com experiência na creche da universidade e pesquisas no campo das políticas de Educação Infantil, aspectos relacionados ao cotidiano pedagógico de creches e pré-escolas, cultura infantil, mediação formação docente e as relações das crianças pequenas com as tecnologias.

ANA MARIA FERREIRA MENEZES
Doutora em Administração Pública. Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Permanente do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Universidade Federal da Bahia/Universidade do Estado da Bahia (UFBA/UNEB).

ANAMÉLIA LINS E SILVA FRANCO
Possui graduação em Psicologia pela UFBa (1991), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela UnB (1996) e doutorado em Saúde Pública pela UFBa (2002). Atualmente é professora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, UFBa.

AUGUSTO SÉRGIO SANTOS SÃO BERNARDO
Filósofo, escritor, advogado, militante do movimento negro, Ogan de Oya do Terreiro Ile Asé Taoya Logni.  Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento. Professor da Uneb. Ex Coordenador Executivo do Instituto Pedra de Raio - Justiça Cidadã, autor dos Livros Xangô e Thémis, estudos sobre direito, filosofia e racismo (2015). e Comentários ao estatuto da igualdade racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia com Cleia Costa.

BÁRBARA MARIA DULTRA PEREIRA
Doutora do Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)-UFBA/LNCC/MCT/UEFS/UNEB/IFBA Salvador- BA-Brasil. Mestre em Administração/UFBA. Especialista em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos/UFBA. Especialista em Administração Avançada/UFBA. Graduação em Secretariado Executivo/UFBA. Professora Associada da Escola de Administração da UFBA. Pesquisadora da Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In)formação, Currículo e Trabalho, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia/ CAOS - Conhecimento: Análise Cognitiva, Ontologia e Socialização. Gestora e Consultora Acadêmica. Terapeuta Transpessoal - Centro de Estudos Holístico e Transpessoal - Grupo Omega.

CLÁUDIO DE SOUZA ROCHA
Doutorando em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA, SENAI, UNEB, LNCC, UEFS);Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará UECE(2011); Licenciado em Filosofia pela UECE (2003); Prof. Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

CLÁUDIA PEREIRA DE SOUSA
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006), desenvolvendo doutorado em Difusão do Conhecimento pelo programa Multi-institucional em Difusão do Conhecimento . Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, Unidade de Conservação e politica pública. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de gestão e educação ambiental em unidades de conservação e educação ambiental para unidade de agricultura familiar pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica e Grupo de Pesquisa em Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq).

CLÉCIA MARIA AQUINO QUEIROZ
Natural de Ilhéus-BA. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Mestre em Artes pela Howard University – Washington D.C. É professora assistente da Universidade Federal de Sergipe, onde leciona os componentes curriculares Africanidades, Música e Movimento e Improvisação em Dança. Atualmente é doutoranda no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento tendo como objeto de estudo a prática e a difusão do samba de roda do Recôncavo Baiano. Tem experiência em Música (3 CDs solo e coletâneas), Teatro, Dança e Produção cultural tendo sido premiada como atriz (Prêmio Bahia Aplaude) e cantora (Prêmio Copene de Música).

CINÉZIO FELICIANO PEÇANHA
Mestre de capoeira angola, Doutorando em Difusão do conhecimento (DMMDC -UFBA) com projeto:Capoeira e ancestralidade Gingando na linha da Kalunga, membro do Grupo de Pesquisa da Rede Africanidades, membro fundador da Fundação Internacional de Capoeira Angola, membro fundador do Kilombo Tenonde, Professor de Educação Física pela Universidade Católica de Salvador ( UCSAL), consultor do documentário: Mandinga em Manhatan( 2006), Co produtor e consultor :Mandinga em Colômbia( 2008) ProdutorJogo de Corpo- Capoeira e Ancestralidade.(2015)

DANTE AUGUSTO GALLEFI
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA) É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética.

EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2010), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2007). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, pertence ao corpo docente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (FACED/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Responsável pelo Grupo de Estudos "Direito, Linguagem e Produção do Conhecimento" (CNPQ), atuou como Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, tendo sido Editor Responsável pela Revista Ideação (UEFS). Pertence ao Conselho Editorial das Revistas EID&A (UESC) e Ciente-Fico (Faculdades Ruy Barbosa), além dos Cadernos IAT (SEC). Tendo atuado como Consultor de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, possui experiência na Formação de Professores, especialmente nas Licenciaturas do Programa Nacional de Formação de Professores (PROFORMA), da Plataforma Freire. No campo das investigações acadêmicas, concede maior ênfase aos conteúdos associados à Ética, Teoria da Argumentação, Hermenêutica e Epistemologia Jurídica.

EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997), especialista em Culturas Africanas e relações inter-étnicas da educação brasileira pela Unibem (1998), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). , atuando principalmente nos seguintes temas:ética, filosofia latino-americana, filosofia contemporânea, antropologia social, educação e movimentos sociais populares, cosmovisão africana, filosofia afrodescendente, estudos afro-brasileiros, história e cultura africana e afro-brasileira, literatura africana e ancestralidade, desenvolvendo ainda assessoria junto aos movimentos sociais populares, na área de negritude, educação popular e economia solidária. Suas principais publicações são: Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente (2003); Ética e Movimentos Sociais Populares: práxis, subjetividade e libertação (2006); Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira (2007) ; Ancestralidade na Encruzilhada (2007), publicadas pela Gráfica e Editora Popular de Curitiba, e XIRÊ: a oferenda líric: um livro de mito-poema (2016) pela Editora Oguns Toques Negros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa RedPect-UFBA e líder do Grupo de Pesquisa Griô: Cultura Popular e Diáspora Africana, Líder do Grupo de Pesquisa RedeAfricanidades, Sócio-fundador do IPAD-Insituto de pesquisa da afrodescendência e sócio-fundador do IFIL - Insituto de Filosofia da Libertação e atualmente coordenador da Linha de Pesquisa Conhecimento e Cultura do Doutorado Multi-institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.

EDNEI OTÁVIO DA PURIFICAÇÃO DOS SANTOS
Doutorando em Difusão do Conhecimento - DMMDC/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialista em Metodologia da Pesquisa, Extensão e do Ensino Superior, pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa Sociedade em Rede (UFBA/UNEB) e Memória da Educação na Bahia (UNEB). Atualmente é Analista Universitário e Designer na UNEB, além de atuar no EAD do SEC/IAT e UNEAD/UNEB - Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais. Pesquisa nos seguintes temas: design cognitivo, história da educação, tecnologias digitais educacionais na contemporaneidade.

FELIPE RODRIGUES BONFIM
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1988), com monografia final de curso sobre políticas sociais na década de 80. É especialista em Gestão da Educação Contemporânea pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004), cujo trabalho final de curso versou sobre educação à distância. Possui mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1993) e sua dissertação versou sobre a Previdência Social. Possui Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Multinstitucional e multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC - UFBA, com a temática para a tese sobre Economia Criativa. É professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão - NUPE/DCH-V e já atuou como coordenador em vários programas governamentais: Programa Universidade para Todos - UPT; Programa Escola de Fábrica; Programa Trilha/PROJOVEM; Ensino Médio em Ação -EM-AÇÃO na área de Matemática nos municípios de Nazaré, Castro Alves, Conceição do Almeida e Santo Antônio de Jesus na Bahia; Plataforma Freire - PARFOR Pedagogia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão, gestão organizacional, Análise Cognitiva, elaboração e análise de projetos sociais e Planejamento Estratégico.

GINALDO GONÇALVES FARIAS
Doutorando DMMDC UFBA matricula 215115491 financiado com bolsa FAPESB. Possui mestrado em Educação pela UFBA 2014, graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), especialização em Ensino de Filosofia-FACE, aperfeiçoamento em Gestão Educacional, faz parte do Grupo de Estudos da Epistemologia Transdisciplinar da Complexidade - UFBA e do GELING-FACED-UFBA. Tem experiência na área de Lógica, Metafísica e Educação. Pesquisando Epistemologia, Lógica, ensino de Filosofia e a Transdisciplinaridade. Atualmente concentra interesse na Metafísica de Henri Bergson, principalmente sobre os conceitos de duração, intuição, inteligência e instinto.

GUSTAVO BITTENCOURT MACHADO
Doutor em Agricultura Comparada pelo Institut des Sciences et Industries du Vivant et de lEnvironnement - AgroParisTech, França (2009). Doutor em Geografia, Planejamento Territorial e Gestão Ambiental pela Universidade de Barcelona (UB), Espanha (2015). Pós-Doutorado pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Brasil (2010). Pós-Doutorado em Agricultura Comparada pelo Institut des Sciences et Industries du Vivant et de l´Environnement (AgroParisTech, França (2016). Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (2001). Mestre (DEA) em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Espanha (2004). Especialista em Desenvolvimento Humano pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Brasil (2007). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (1995). Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Brasil (1994). Professor da UFBA, líder do Grupo de Pesquisa Agricultura Comparada e Agricultura Familiar e vice-líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ações Integrados no Semiárido (NIEAIS-UFBA), registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenador e pesquisador do CNPq em vários projetos de pesquisa. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), nível 2, do CNPq. Tem experiência na área de Economia e Direito, com ênfase em Economia Agrícola e dos Recursos Naturais, e Geografia Agrária e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sistemas agrários, desenvolvimento rural, desenvolvimento humano, multifuncionalidade da agricultura familiar, agroenergia, gestão ambiental rural, territórios, extensão tecnológica, tecnologias sociais, gestão do conhecimento e desenvolvimento social, politica de ciência, tecnologia e inovação e relações entre afetividade, conhecimento e desenvolvimento.

JACI MARIA FERRAZ DE MENEZES
Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Licenciada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e em professor para o Magistério de Segundo grau, com habilitação em ensino de Sociologia da Educação pela Universidade Federal da Bahia (1972); Especialista em Educação pela FACED UFBa (1990). Doutora em Ciencias de La Educación pela Universidade Católica de Córdoba (1997), como bolsista da Organização dos Estados Americanos - OEA. Realizou Pós doutorado em Educação e Relações Raciais no Departamento de sociologia da USP Como coordenadora do Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia, coordenou o PQI - CAPES 2002-2007, o qual formou oito novos doutores e desenvolveu pesquisas conjuntas com a UFRN, a USP e a UFRGS. Trabalha na consolidação da Rede Memória da Educação na Bahia; No Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade coordena a Linha Processos Civilizatórios: Educação, História, e Pluralidade Cultural. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Historia da educação, Educação na Bahia, Democracia e educação, Memória e identidade negra.

JOSÉ CLAUDIO ROCHA
Pós-Doutor em Direito é coordenador Geral do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é advogado, economista e professor titular da UNEB. Tem mestrado e doutorado em educação pela UFBA, pós-doutorado em direito pela UFSC e é certificado como gestor de projetos sociais (Project Management for Development ? PMD Pro) pela APMG International Accrediting Professionals e GESTOR EM DIREITOS HUMANOS pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República ? SDH/PR e AGERE Advocacy. Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal da Bahia ? UFBA [1988]; graduação em direito pela UFBA [1996]; especialização em administração pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS [1997]; especialização em ética, capital social e desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Avançados das Américas - INEAM/OEA [2005]; mestrado em educação pela UFBA [2001] e doutorado em educação pela UFBA [2006]. É pós-graduado em direitos humanos e certificado como gestor, conselheiro, mobilizador social, articulador e mediador de conflitos em direitos humanos. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB [2002] é docente permanente dos Programas de pós-graduação (doutorado) multi-institucional e multidisciplinar em difusão do conhecimento ? DMMDC e mestrado profissional em gestão e tecnologia aplicada à educação ? GESTEC. É pesquisador CNPQ, CAPES e FAPESB; líder dos Grupos de Pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH) e CriaAtivos:criando um novo mundo. É coordenador dos Programas de Pesquisa e Extensão: Observatório da Educação Direitos Humanos, Cidadania e Violência - apoio UNEB/CAPES/INEP; Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Criativa - CriaAtiva S3 # Social+Solidária+Sustentável - Apoio UNEB/CNPq; Centro de Referência em Educação em Direitos Humanos - CRDH - Apoio UNEB/Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia; Programa de Estudos do Trabalho ? PROET, financiado pela Superintendência de Educação Profissional Bahia da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SUPROF/BA). É autor de diversos artigos científicos e livros já tendo publicado os livros: Metodologia da Pesquisa para Cursos de Graduação e Pós-Graduação, presenciais e EAD: Uma Introdução à Abordagem Baseada em Direitos, 2012; Direitos Humanos, EDUNEB, 2012; Manual de Legislação de Saneamento Básico e Educação Ambiental, EDUNEB, 2010; Teoria do Estado Democrático, EDUNEB, 2009; Guia de Educação em Direitos Humanos, GEDH/CNPq, 2009; Metodologia de Extensão em Direitos Humanos, GEDH/CNPq, 2009; A Reinvenção Solidária e Participativa da Universidade, EDUNEB, 2008. Pesquisa sobre os temas: direitos humanos; educação em direitos humanos; desenvolvimento humano: economia solidária; economia e indústrias criativas; políticas públicas, abordagens baseadas em direito e metodologias participativas e de pesquisa ação. Milita na área dos direitos humanos e da efetivação da cidadania, já foi dirigente de ONGs e rede de direitos humanos no Brasil. Tem experiência internacional na China, Estados Unidos da América, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, México, Portugal e Espanha.

JOSÉ LAMARTINE DE ANDRADE LIMA NETO
Doutorado em Difusão do Conhecimento (Analista Cognitivo) - UFBA, IFBA, UNEB, UEFS, LNCC, SENAI-CIMATEC, ; Psicólogo com especialização em Dependência Química; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA desde 1982 atuando nas áreas de Educação Técnica Profissional. Paralelamente, desenvolve atividades de pesquisa em Dependências Químicas e Comportamentais, utilizando Psicologia Cognitiva e Psicologia de Grupo associada à Teoria da Rede (social e semântica) usando técnicas de modelagem computacional, Complexidade e Teoria Sistêmica, apoiada pela Multireferencialidade.

LAÍS DO NASCIMENTO SALVADOR
Possui graduação em Bacharelado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em Informática na Educação e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: MDA e ontologias, processamento de linguagem natural, recuperação de informações e programação paralela.

LELIANA SANTOS DE SOUSA
Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Criou o Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da UNEB com o Projeto de Infraestrutura submetido ao Edital da FINEP-MC&T em 2004, inaugurando um espaço destinado a pesquisadores e grupos de pesquisa com a finalidade de desenvolver pesquisas em Educação e Desenvolvimento Regional, evolução da pós-graduação e consolidação institucional e tendo em vista a informação e comunicação para a expansão da pesquisa na UNEB. Criou a SERIE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL do CPEDR/UNEB publicando artigos originados de pesquisas. Membro do RETINA Internacional- Recherches Esthétiques & Théoretiques sur les images Nouvelles et Anciennes; Líder do Grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq); desenvolve estudos dos saberes e das práticas nas áreas Interdisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas com enfase em Educação, Desenvolvimento Regional, Tecnologias, Sustentabilidade, Gestão. Cultura. Memória. Interferência cultural afro-indígenas. Relações Étnico-Raciais. Estética. Análise Cognitiva. Atua em pesquisas em colaboração com povos indigenas, africanobrasileiro. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação/Especialização/Aperfeiçoamento; e Pesquisa, dissertação e tese de Mestrado e Doutorado. Trabalha com a pesquisa pelos práticos e a Observação Questionante; Inovação Metodológica. Professora de Metodologia Cientifica no Curso de Administração do DCH I. Integra o quadro docente do Doutorado Multi-institucional Multirreferencial em Difusão do Conhecimento (DMMDC) ministrando o componente Analise Cognitiva corroborando com o desenvolvimento da pesquisa para o Estado da Arte no Campo da Analise Cognitiva e do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal da Bahia (1982), Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1988); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutora em Ciências da Educação pela Université Vincennes Saint-Denis Paris 8 - França (2003) defendendo tese na qual apresenta categorias de saberes para uma prática pedagógica Integradora de interferência cultural.

LÍLIAN LESSA ANDRADE
Nutricionista, Doutora em Difusão do Conhecimento (Multi-Institucional, UFBA, 2017), Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA, 2004); Cursou Especialização em Práticas Educacionais na Área da Saúde (FDC, 2001) e Especialização em Consciência e Educação (ISEO, 2008). Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP-MEC. É Professora Adjunto do curso de Nutrição da UFBA e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Comércio Informal de Alimentos - UFBA. Desenvolve pesquisas na área da consciência alimentar e possui experiência na área de Técnica Dietética.

LÚCIO ANDRÉ ANDRADE DE CONCEIÇÃO
Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Valença (BA). Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC (UFBA-UNEB-IFBA-SENAI-CIMATEC-UEFS). Ogan e Assogbá do Terreiro Vintém de Prata (BA).

LUÍS CARLOS FERREIRA DOS SANTOS
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, atuando como pesquisador nas temáticas das filosofias Africanas e da libertação. Atua como pesquisador no grupo de pesquisa: RedesAfricanidades e Griô: Cultura Popular e Diáspora Africana.

MARIA INÊS CORRÊA MARQUES
Professora Associada IV, na Universidade Federal da Bahia - UFBA, Departamento de Educação II da Faculdade de Educação-FACED, vice coordenadora do Doutorado Multi-institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC/ UFBA. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, aposentada. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, cursou Mestrado, sobre ensino de História e Doutorado no campo da História da Educação Superior, ambos no Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFBA. Foi bolsista da União Europeia no pós-doutorado sobre a temática internacionalização da educação superior, pela Universidad de Valladolid - Espanha, onde cursou Especialização em Direito Comunitário Europeu. Concluiu segundo pós-doutorado pela Universidade do Estado da Bahia, no campo da pesquisa (auto) biográfica. É pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In)formação, Currículo e Trabalho - REDPECT; coordena as Linhas de Pesquisa deste grupo: Cultura Economia Criatividade e Inovação - CECI e Conhecimento: Análise Cognitiva, Ontologia e Socialização- CAOS. Leciona sobre temáticas ligadas à difusão do conhecimento, metodologia da pesquisa em análise cognitiva, criatividade. É membro do Grupo de Estudo em Epistemologia Transdisciplinar e Complexidade-  EPISTRANSCOMPLEX; Participa da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. Fundadora da Red Latinoamericana de Curriculo e Avaliação- REDCEDA e da Red Latinoamericana de Estudios Interdisciplinarios. Nestes grupos e redes, investiga a interdisciplinaridade, internacionalização da educação superior; as relações entre História e memória; economia criativa e solidária; criatividade, inovação e pesquisa (auto) biográfica. Na graduação, atua no campo de formação docente e metodologia de ensino e pesquisa em História, para os cursos de Pedagogia (ensino fundamental anos iniciais e educação infantil) e História (educação fundamental anos finais e Ensino Médio). É assessora da Faculdade de Educação para Assuntos Internacionais e assessora para Assuntos de Direitos Humanos. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, para o curso de História, voltado para Educação e Direitos Humanos; coordenou ação extensionista no Recôncavo Baiano sobre a história e memória quilombola em Santiago do Iguape.

MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Historia da Arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professora titular B da Universidade do Estado da Bahia e atua no Curso de Licenciatura em História. Tem experiência na área de História da Arte e atua nos seguintes temas: iconografia, artistas baianos nos seculos XIX e XX, artistas viajantes no Brasil. Integra como professora colaboradora do Doutorado Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento(DMMDC).

MARIA TERESA RIBEIRO PESSOA
Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalho como docente e investigação nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Coordenou projectos luso-espanhóis na área de formação de professores assim como integrou projecto luso-brasileiro no âmbito da pedagogia universitária. Actualmente participa em projectos nacionais e internacionais na área do cyberbullying, na área da avaliação da ‘escola 2.0’ , na área da formação de professores, e na área das metodologias ativas e inovadoras no Ensino Superior. É membro colaborador do Grupo de Estudos de Educação e de Formação da Universidade de Coimbra (GEEFUC) e do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS), e do Grupo Le@d – Laboratório de Educação a Distância e E-learning da Universidade Aberta. Tem, atualmente, a responsabilidade de assegurar a coordenação pedagógica do projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra onde tem sido responsável por diversos cursos em B-learning e D-learning no domínio da formação de professores e da formação ao longo da Vida.

MARIA OLIVIA DE MATOS OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade(UNEB). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas e temas de interesse: Educação online; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

MARINEUZA  MATOS DOS ANJOS
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia; Doutoranda do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento- Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestrado em Produção Aquática – UFBA; Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia - FSBBA; Aperfeiçoamento em Atividade de Pesquisa pelo CNPq (1987/88); Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia –UFBA.

NILVO LUIZ CASSOL
Graduado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque SC (1991) Especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral, Amparo SP (1999) Mestrado em Master Of Science Stricto Sensu Em Ciência da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (2005) Diploma Revalidado pela Universidade Federal do Piauí (2007) Doutorando do DMMDC (UFBA). Professor Assistente Campus IX – Barreiras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

NÚBIA MOURA RIBEIRO
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia. É mestre em Química de Produtos Naturais e doutora em Química Orgânica, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Diretora do Campus de São Francisco do Conde da UNILAB, Pro-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA e Coordenadora da Câmara Interdisciplina da FAPESB. Atualmente é docente do Campus de Jequié do Instituto Federal da Bahia, com atuação na área de química e de propriedade intelectual, e participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, e do Doutorado em Difusão do Conhecimento.

PATRÍCIA SOUZA LEAL PINHEIRO
Doutoranda em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação Científica e formação de professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras – UESB, e em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialização em Gestão Educacional e Planejamento pela UESB. Especialização em Língua, Linguística e Literatura pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA) e em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará - (UFC). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Professora Municipal do Atendimento Educacional Especializado na cidade de Maracás- BA e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores da UESB.

PRISCYLLA LINS LEAL
Pedagoga pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade Salvador – UNIFACS. Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA pela Universidade Federal da Bahia – UFBa.  Doutoranda em Difusão do Conhecimento no Programa: Doutorado Multi-institucional e Multidiscplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC pela UFBa e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES). No doutorado estuda ecologia, tendo experiências em gestão e educação ambiental, responsabilidade social, gestão participativa e de projetos. É terapeuta com formação e atuação em ayurveda, shantala, yoga, meditação, reiki, tetahealing e a dança como percurso de vida. Atualmente pesquisa a história de vida dos terapeutas de práticas integrativas e complementares em saúde.

REINALDO ALMEIDA
Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA),  mestre em Sistemas e Computação na linha de Engenharia de Software pela Universidade Salvador (UNIFACS), especialista em Inteligência Competitiva pela UFBA. Professor Doutor no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e Analista de Tecnologia de Informações e Comunicação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

ROSÂNGELA JANJA COSTA ARAÚJO
Coordenadora do NEIM/UFBA. Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia /UFBA. Doutorado em Educação/USP. É Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM (UFBA), e pesquisadora do A Cor da Bahia - Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia (UFBA). Professora permanente nos programas de pós-graduação PPGNEIM/UFBA e do DMMDC/UFBA.

ROBERTO LEON PONCZEK
é Mestre em Física Nuclear pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor de Física concursado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Adjunto IV da UFBA. É doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia,  membro dos grupos de trabalho Benedictus Spinoza e Filosofia do séc. XVII da Anpof e Prof. Permanente no Doutorado Multidisciplinar de Difusão do Conhecimento, onde orienta vários alunos de Doutorado, lecionando as disciplinas  Epistemologia e Seminários de Tese. Possui vários trabalhos publicados sobre a filosofia de Spinoza, além de participações em encontros e congressos de Filosofia da Ciência e Educação. É autor dos livros Os crocodilos guardiões e a Biblioteca da Babilônia: manhas, artimanhas e imposturas acadêmicas, publicado recentemente pela CRV e Deus ou seja a Natureza: Spinoza e os novos paradigmas da Física pela EDUFBA. Dedica-se atualmente a construir uma pedagogia da ciência, inspirada nas filosofias de Einstein e Spinoza.

SUELY ALDIR MESSEDER
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UFBA e doutorado em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela, validado no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFBA. É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente é coordenadora do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e professora permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Crítica Cultural do Campus II - Alagoinhas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Enlace e foi primeira secretaria da ABEH (Associação Brasileira de Estudos de Homocultura) no decorrer da gestão de 2010-2012. É gestora do termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público e a Universidade do Estado da Bahia para a articulação e interação em atividades da área técnica-científica, tendo por objetivo a proteção e a defesa dos direitos humanos da população LGBT. É associada ao GT de Homocultura e Linguagens da ANPOLL. Atualmente é Membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Técnica da FAPESB.Seus interesses em ensino, pesquisa e extensão estão nas áreas de sexualidades, homocultura, masculinidades, relações de gênero, corpo, relações étnico-raciais, baianidade, fluxos migratórios, antropologia urbana, teoria cognitivista, teoria feminista e teoria queer.

TATIANA GARGUR DOS SANTOS
Tatiana Gargur é Economista, Doutoranda em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (FVC-BA), Especialista em Gestão de Empresas pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais de UNA (MG) e Especialista em Finanças Corporativas (CEPPEV-BA). Atua na área Financeira de empresas multinacionais há mais de 20 anos e, adicionalmente, exerce a função de professora lecionando Economia, Gestão Financeira, Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e Controladoria. Possui estudos focados na área de Econofísica, Sistemas Complexos, Mercado de Capitais, Diversificação de Portfólios, Administração de Carteiras de Investimentos, Custos e Orçamento, Controles Internos e Six Sigma.

TEREZA CRISTINA BRAGA
Nutricionista, Doutoranda em Difusao do Conhecimento (Multi-Institucional, UFBA); Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA, 2008). Especialista em Segurança e Inspeção de Alimentos (UFBA, 2004). Desenvolve atividades como consultora e multiplicadora do SENAC - Programa Alimento Seguro -PAS. É Professora Adjunto do curso de Gastronomia da Escola de Nutrição da UFBA. Desenvolve pesquisas na área da segurança alimentar no comércio informal de alimentos e possui experiência na área de Gastronomia e Nutrição, com ênfase em Legislação de Alimentos; Ferramentas de Controle do Sistema da Qualidade e ISO.

UTILAN DA SILVA RAMOS CORÔA
Utilan Corôa é Economista, Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Administração (FEA-UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB) e possui MBA em Gestão Financeira e Empresarial (FVC). É autor de inúmeras publicações cientificas no Brasil e no exterior.
Atua como Coordenador Universitário e Professor lecionando as disciplinas: Mercado Financeiro e de Capitais, Economia, Estatística, Gestão Pública e Gestão Estratégica.
Utilan exerceu a função de Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e de Diretor Administrativo em ONG obtendo vasta experiência em Gestão Pública, controle estatístico e de custos, orçamento, viabilidade econômica de projetos, planejamento estratégico, administração de carteiras de investimentos, assim como possui amplo conhecimento em Gestão Acadêmica de cursos universitários.