Capa do livro: DISCUSSÕES SOBRE VALORIZAÇÃO DOCENTE

DISCUSSÕES SOBRE VALORIZAÇÃO DOCENTE

Autores: Eliara Cristina Nogueira da Silva - Jany Rodrigues Prado - Regivane dos Santos Brito (Orgs.)

Esta coletânea intitulada “Discussões sobre valorização docente”, organizada por Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira, Jany Rodrigues Prado e Regivane dos Santos Brito, faz parte da agenda de divulgação de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) em parceria com pesquisadores de outros grupos. Desse modo, a presente obra registra essa parceria ao contemplar estudos realizados pelo Difort/CNPq e seus parceiros. O livro está composto por quinze capítulos, nos quais não objetivou dar conta de toda a discussão sobre a temática central da obra. A pretensão foi tão somente apresentar aos leitores o tema a partir da perspectiva alcançada pelos estudos que têm sido desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e dos de outros parceiros. Espera-se despertar a reflexão e provocar a percepção acerca da necessidade de se aprofundar ainda mais o debate.

Impresso
de R$ 75,56 por
R$ 58,12
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 43,59

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2663-0
DOI: 10.24824/978854442663.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DISCUSSÕES SOBRE VALORIZAÇÃO DOCENTE
ADRIANA CRUZ VEIGA
Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); membro do Grupo de Pesquisa Cultura Sociedade e Linguagem (GPCLS). Durante a graduação desenvolveu pesquisas na área de formação docente e políticas educacionais no ensino de Geografia. Possui Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares pela UNEB/Caetité, Geografia e Meio Ambiente e Coordenação Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESC e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB; líder do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC/CNPq).

CLAUDIO PINTO NUNES
Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB; líder do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

DAIANE SANTANA TEIXEIRA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Graduada em Pedagogia (UESB).

DANIELA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Especialista em Educação Inclusiva e em Psicologia da Educação; Graduada em Pedagogia; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Administração Política (GPAP/CNPq).

DI PAULA PRADO CALAZANS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Técnica Administrativa em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO).

DUCIRLÂNDIA FERRAZ DE SOUZA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq); docente da Educação Infantil no Centro Educacional Santa Rosa em Vitória da Conquista-BA. Atuou como professora da Educação Infantil na Escola Ciranda das Letras em Ipiaú-BA.

ELIARA CRISTINA NOGUEIRA DA SILVA TEIXEIRA
Mestre em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia (SEC/BA), município de Pindaí; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

ELIELSON TEIXEIRA
Graduado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e especialização em Gestão educacional pela Faculdade Atlântico/SE e pela Faculdade Pitágoras/MG; atua como Coordenador de Polo da Universidade Aberta do Brasil desde 2008; é Multiplicador do Programa de Formação de Gestores – PROGESTÃO; Supervisor Regional do Programa Pacto com Municípios; Coordenador Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; Coordenador Municipal dos Programas do FNDE; foi Presidente do Conselheiro Municipal de Educação.

ELISÂNGELA AGUIAR OLIVEIRA ANDRADE
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Pedagógica pelo Centro Universitário internacional (UNINTER); especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); atualmente é professora efetiva da Unidade Escolar Pedro Francisco de Moraes pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, Bahia.

ELISÂNGELA ANDRADE MOREIRA CARDOSO
Mestre em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires (UTN/AR), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo (CEPECH/DCIE/UESC/BA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT), ambos com registro na CNPq; É professora efetiva da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA.

ERIVAN COQUEIRO SOUSA
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); especialista em políticas públicas, gestão e práticas educacionais, pela UESB; especialista em educação à distância pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); graduado em Letras, pela UNEB; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

GEOVANIA FAGUNDES RIBAS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEPFP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática e Prática de Ensino (LUDIPE/CNPq).

GILVAN DOS SANTOS SOUSA
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); professor de ensino fundamental II da rede municipal de Vitória da Conquista Bahia.

HELENA ROSA MOITINHO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); graduada em História, pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC); especialista e História e Cultura Afro Brasileira pela Faculdade FINON; especialização em Avaliação Escolar, pela UNEB; professora de História no Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Batista.

IVANEI DE CARVALHO DOS SANTOS
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional (UNOPAR), Educação Infantil (UESB), Gestão Escolar e Educacional (AEM); Graduada em Pedagogia (UESB); Graduada em História (UNOPAR); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo (CEPECH/DCIE/UESC/BA), com registro na CNPq; Professora efetiva da rede municipal de ensino de Itapetinga/BA.

JAFÉ DA SILVA CARDOSO
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Especialista em Gestão do trabalho Pedagógico – ênfase em: gestão, coordenação e supervisão escolar – FVC; Coordenador Pedagógico da Educação do Campo na Rede Municipal de Medeiros Neto; membro Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC/CNPq).

JANINE COUTO CRUZ MACEDO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Pedagoga no Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

JANY RODRIGUES PRADO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XII. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino de Guanambi – BA. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE).

JÚLIA CECÍLIA DE OLIVEIRA ALVES RIBEIRO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq); professora da rede pública municipal de Dário Meira/BA.

LADY DAIANA OLIVEIRA DA SILVA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia (SEC/BA), município de Igaporã; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE/CNPq).

LEILA LÔBO DE CARVALHO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Graduada em Pedagogia (UNEB), Membro do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire na linha de Pesquisa Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais. Professora efetiva da rede municipal de ensino de Guanambi/BA.

LUCIANA AMORIM DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq).

MAGNA SIMONE DE SOUZA PINHEIRO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

MARIA CRISTINA DANTAS PINA
Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Professora Adjunta do Departamento de História, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB.

MARIA SOARES DA SILVA TEIXEIRA
Mestre em Educação Científica e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia (SEC/BA), município de Guanambi; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional de Professores – trabalho, narrativas e memórias formativas.

MARÍLIA DE AZEVEDO ALVES BRITO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE/CNPq).

NUBIA REGINA MOREIRA
Doutora em Sociologia, pela Universidade de Brasília (UnB); pesquisadora dos seguintes grupos: Cultura, Memória e Desenvolvimento – CMD (UnB), Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas – GEPPE (UESB) e CANDACES: Grupo de Pesquisa Gênero, Raça, Cultura e Sociedade (UNEB). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

REGINA MENEZES ALVES
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); bolsista da Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
       
REGIVANE DOS SANTOS BRITO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

ROSA BELÉM FARIAS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente. Professora da Rede Municipal de Malhada/BA. Professora da Rede Municipal de Carinhnha/BA.

SANDRA MEIRA SANTOS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Pós-Graduada em Direitos Humanos e Democracia (UESB), em Educação e Diversidade Étnico-Cultural (UESB), Graduada em Pedagogia (UESB) e em História (UNOPAR), Educadora Popular em Direitos Humanos (PEDH/UESB), Colaboradora do Projeto de Pesquisa Sociologia das Políticas Curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso (UESB), Professora efetiva da rede municipal de ensino de Itapetinga/BA.

SIRLENE PRATES COSTA TEIXEIRA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

TALAMIRA TAITA RODRIGUES BRITO
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional de Professores – trabalho, narrativas e memórias formativas.

TAMARA RIBEIRO LIMA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduada em Pedagogia pela UESB. Membro do grupo de Estudos e pesquisa em prática pedagógica em espaços educacionais (GEPPE/CNPq).

TIAGO BRUNELLI ALVES BRITO
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); graduado em História pela UESB; professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia (SEC/BA), município de Vitória da Conquista.

VALÉRIA PRAZERES DOS SANTOS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Especialista em Coordenação Pedagógica – FSC; Técnica Pedagógica na Rede Municipal de Nazaré; Integrante do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo, o qual está inserido no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas – CEPECH do Departamento de Ciências da Educação – DCIE da UESC – BA.

VERA LÚCIA FERNANDES DE BRITO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaianao), Campus Itapetinga. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).