ADRIANO OLIVEIRA SANTOS
É doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Letras (Língua Portuguesa) também pela UFF. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense (2006). Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro da diretoria da Associação de Professores de Português para Estrangeiros do Estado do Rio de Janeiro (APLE-RJ). Realiza pesquisas sobre o discurso midiático (publicidade e jornal) e o ensino de Língua Portuguesa, com base nas seguintes vertentes teóricas: Análise do Discurso (Semiolinguística), Linguística Textual, Representações Sociais e Sociolinguística Educacional.
ANALICE DE SOUSA GOMES
É mestre em Letras e Linguística (Estudos Literários) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás UFG (2017). Possui Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Especialização em Metodologia de Ensino e Pesquisa com Habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade Montes Belos (2009). Atualmente é professora de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás – Campus Jussara.
ANYELLEN MENDANHA LEITE
É Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade e graduada em Letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás. Possui especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Católica de Anápolis. É Professora da Secretaria Estadual do Estado do Mato Grosso.
EDUARDO BATISTA DA SILVA
É doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/S. J. Rio Preto). Atualmente, é professor na licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Morrinhos. É professor do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da UEG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de vocabulário em língua inglesa, Lexicologia, Linguística de Corpus, Linguística Computacional e Estatística Lexical. Membro-convidado do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Membro da Comissão de Estudo de Identificação e Descrição (CE-14:000.003) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Membro da Associação Internacional “Teachers of English to Speakers of Other Languages” (TESOL).
ELEONE FERRAZ DE ASSIS
É pós-doutor em Estudos Linguísticos (UFG/2016), doutor em Língua Portuguesa (UERJ/2014), mestre em Letras (2008). Graduado em Letras: Português/Inglês (UEG/2002). Professor do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás, membro do Núcleo de Avaliação e Pesquisa (SME/Goiânia), do Grupo de Pesquisa Diretório CNPQ Semiótica, Leitura e Produção de textos, da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) e da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP). Autor/organizador dos livros Caminhos da Educação linguística (Pontes/2017); Iconicidade Lexical: o insólito em Sombras de reis barbudos (Dialogarts/UERJ-2017).
ÉMILE CARDOSO ANDRADE
É doutora em Literatura, mestre em Teoria literária e graduada em Letras Português pela Universidade de Brasília. É professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina. Atua nas linhas de pesquisa que envolvem literatura e outras artes, literatura e mídias contemporâneas e literatura e história. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Diretório CNPQ Imagens Técnicas.
FERNANDA ROCHA BOMFIM CARVALHO
É mestre em Crítica Literária e Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e coordenadora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás – Campus Jussara.
GISELE DIAS DA SILVA
É graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis.
LARISSA WARZOCHA FERNANDES CRUVINEL
É Doutora em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Goiás, onde atua como professora de Literatura Brasileira e Estágio do Português nos cursos de Letras: Português e Bacharelados. Professora da área de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FL/UFG. É a idealizadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Narrativa Juvenil Contemporânea (NENJUC), vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Literatura brasileira e narrativas juvenis contemporâneas em três vertentes: especificidades estéticas, circulação editorial e recepção do jovem leitor”.
LUANA ALVES LUTERMAN
Realiza, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estágio de pós-doutoramento em Análise do Discurso pela Universidade Federal de São Carlos. É pós-doutora em Estudos Linguísticos, doutora e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade. Organizou os livros Interdisciplinariedade na educação: redimensionando práticas pedagógicas (EdUEG/2017) e Educação linguística e formação docente: diferentes olhares epistemológicos (Pontes/2017).
LUZIA RODRIGUES DA SILVA
É doutora em Linguística pela UnB e docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do CEPAE /UFG.
MÁRCIO EVARISTO BELTRÃO
É doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá e docente dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Jussara.
MARÍLIA SILVA VIEIRA
É professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG-Quirinópolis), onde atua no curso de Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu, respectivamente, Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – Campus Cora Coralina) e Especialização em Língua Portuguesa: texto, discurso e ensino (Campus Cora Coralina). É doutora em Letras (2016) pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Estudos de Linguagens (2011) e licenciada em Letras Português/Espanhol (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos, Dialetológicos e Discursivos do CNPq (NUPESDD-UEMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem interesse pelos seguintes temas: Português Brasileiro; Sociolinguística Variacionista; Sociolinguística Educacional; variantes semântico-discursivas; Funcionalismo e gramaticalização.
ODILIANA RIBEIRO DE SOUZA
É mestranda em Educação (UFG), especialista em Libras (Faculdade Padrão/2009). Graduada em Pedagogia (UFG/2017) e Direito (UFG/2014). É apoio Técnico-Professor da Diretoria Pedagógica (SME/Goiânia) e desenvolve pesquisa sobre o trabalho do alfabetizador.
RAFAELA SEGATTI LOPES
É especialista em Método e Técnicas de Ensino (UNIVERSO/2009). Graduada em Pedagogia (PUC-Goiás/2008). É apoio Técnico-Professor da Diretoria Pedagógica (SME/Goiânia).
RENATA HERWIG DE MORAES SOUZA
É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG; É da Universidade Estadual de Goiás – Campus Jussara – e da Secretaria Municipal de Educação de Jussara - GO.
RENATA ROCHA RIBEIRO
É bacharel, mestre e doutora em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Goiás, onde atualmente é professora de Literatura Brasileira e Estágio do Português nos cursos de Letras: Português e Bacharelados da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG). Professora da área de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FL/UFG. É uma das coordenadoras do projeto de pesquisa intitulado “Literatura Brasileira e narrativas juvenis contemporâneas em três vertentes: especificidades estéticas, circulação editorial e recepção do jovem leitor”. Pesquisa também, atualmente, questões relacionadas ao romance brasileiro contemporâneo e se interessa pelos seguintes temas: literatura brasileira, teoria da narrativa, ensino de literatura, Osman Lins.
RICARDO JUNIOR DE ASSIS FERNANDES GONÇALVES
É doutor em Geografia. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás. Participa da rede internacional de pesquisa em Geografia, Literatura e Arte. Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB Seção Goiânia.
SOLANGE MARIA DE BARROS
É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso, lecionando no curso de Letras – Língua Inglesa do Campus Rondonópolis e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) do Campus Cuiabá.
WAGNER ALEXANDRE DOS SANTOS COSTA
É doutor em Estudos de Linguagem, com concentração em Linguística pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor do Departamento de Letras e Comunicação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DLC/ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde leciona nos cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É autor do livro O contrato de comunicação no jornalismo popular: um foco na categoria título e pesquisador no grupo de pesquisa ELMEP (Estudos Linguísticos, Multiletramentos e Ensino de português), da UFRRJ