Capa do livro: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E MODOS DE INTERAÇÃO NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID/MATEMÁTICA

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E MODOS DE INTERAÇÃO NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID/MATEMÁTICA

Autores: Francisco José de Lima

No livro “Desenvolvimento profissional docente e modos de interação no planejamento das atividades do PIBID/Matemática” o leitor é apresentado a uma pesquisa realizada com um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), objetivando compreender os modos de interação ao longo do planejamento das atividades e analisar as ênfases das discussões nos encontros de planejamento e as implicações para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. As discussões levantadas no livro, foram orientadas pela análise de conteúdo e estão voltadas para o quê e como ensinar. No entanto, professores do ensino superior e professores da escola básica assumem pontos de partida distintos: os professores do Ensino Superior, orientam-se pelo que os alunos precisam aprender diante do que está previsto; os professores da Educação Básica, orientam-se pelo que os alunos ainda não aprenderam. Os bolsistas ID, ao transitarem pelos dois espaços de formação, vão respondendo às duas lógicas e ajustando-se e singularizando essas demandas e expectativas. Admitindo-se que o desenvolvimento profissional docente é um processo essencialmente colaborativo que amplia o repertório profissional dos participantes do Pibid e implica ambiguidades, avanços e retrocessos, e, podemos afirmar que do confronto dessas lógicas e pontos de vista, das reflexões sobre as práticas e sobre as condições de ensino, professores do ensino superior, professores da escola básica e bolsistas ID são forçados a rever as suas contradições e a de seu contexto e  respondê-las tendo em vista os seus compromissos e projetos assumidos.

Impresso
de R$ 56,00 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 32,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2688-3
DOI: 10.24824/978854442688.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E MODOS DE INTERAÇÃO NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID/MATEMÁTICA
FRANCISCO JOSÉ DE LIMA
Licenciado em Pedagogia (UVA) e Matemática (IFCE campus Cedro), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA) e em Gestão Escolar (UDESC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC e Doutor em Educação pela UNIMEP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Formação de Professores de Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus de Cedro.