Capa do livro: NOTAÇÕES SOBRE TEORIA CRÍTICA: <br>educação e cultura

NOTAÇÕES SOBRE TEORIA CRÍTICA:
educação e cultura

Autores: Magali Reis - Thiago Luiz Santos de Oliveira (Orgs.)

Nesta obra, reunimos estudos que por meio de diferentes chaves conceituais analisam a atualidade do pensamento de Immanuel Kant, Max Horkheimer e Theodor Adorno. Ao nos debruçarmos sobre seus escritos, observamos que tanto Kant quanto Adorno e Horkheimer nos ensinam que a humanidade não tem pregnância com a barbárie e que a ética da igualdade, da justiça e da humanidade nos conduz ao exercício alteritário da solidariedade, isto é, de nossa máxima humanidade. Entendemos que a educação para autonomia não é feita de postulados, mas sim da individuação, da experimentação da experiência racional, da possibilidade de transgredir, de contrariar o instituído. Ao se libertar de ditames didáticos e de retóricas pedagógicas esvaziadas, a educação cumpriria o seu propósito de propiciar a experiência autônoma, subvertendo a lógica da dominação que reprime e castra a experiência. Eis a dialética da experiência, em que a oposição sujeito e objeto é imanente, pois ambos se configuram parte do mesmo, no conceito e na negação do próprio conceito. A negação frutifica as possibilidades de entendimento, já que é uma operação metodológica de desvelamento, de subsunção do aparente na eclosão do real. O sujeito, ao se empoderar, supera a semiformação e as mazelas dela oriunda, pois consegue realizar seus próprios esquematismos sem a tutoria de ninguém, pois sua consciência não é coisificada, mas sim livre, e sua experiência, autônoma.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2685-2
DOI: 10.24824/978854442685.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

NOTAÇÕES SOBRE TEORIA CRÍTICA: <br>educação e cultura
ANA CONSUELO RAMOS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018), onde integra o Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas. Mestre em Música / Estudos das Práticas Musicais (2005), pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (EMUFMG). Especialista em Música Brasileira / Práticas Interpretativas (2001), pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG) e Bacharel em Piano (1994), pela EMUFMG. Desde 1995 é Professora de Educação Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, lecionando nos Cursos de Bacharelado em Música: habilitação em Instrumento ou Canto, Licenciatura em Música: habilitação em Instrumento ou Canto, Pós-Graduação Lato Sensu em Música e de Musicalização Infantil (Extensão). É coautora dos livros didáticos, Piano 1: arranjos e atividades (2001) e Piano 2: arranjos e atividades (2009), ambos da Coleção Inventos e Canções.

ANA PAULA BRAZ MALETTA
Doutora (2017) e Mestre (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal, em 2015, financiado pela CAPES. É pós-graduada em Gestão de Processos Educativos e Avaliação pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais (2004) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002). Professora de Didática na FaE-UEMG, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem – NEPEL. Atua como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas. As grandes áreas de atuação são principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociais da Infância, Linguagens, Educação Infantil, Currículo e Didática.

ARIANY DA SILVA BEZERRA
Mestranda em Educação no programa de Pós-Graduação pela PUC Minas, na linha: Educação escolar: Políticas e práticas curriculares, cotidiano e cultura. Graduada em Pedagogia com aprofundamento em Necessidades Especiais Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas. Possui experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil.

CARLOS FREDERICO FELÍCIO FAGUNDES
Doutorando em Educação pela PUC Minas (2017-2020) e Membro do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq) PUC Minas, Membro do Grupo de Pesquisa Rede de Pesquisa em Terrorismo, Contraterrorismo e Crime Organizado (DGP/CNPq) Departamento de Polícia Federal. Membro do Grupo de Trabalho para Elaboração, Revisão e Atualização da Doutrina de Inteligência Policial (2018), da Polícia Federal, sendo autor de alguns capítulos. Mestre em Educação pela PUC Minas (2015-2017). Linha: Formação Docente. Licenciado em Matemática através do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo CEFET/MG (2014), graduado em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC (1997) e Técnico em Edificações pelo CEFET/MG (1990). Realizou o Curso de Altos Estudos de Política Estratégica e Segurança Nacional pela ADESG/MG (Associação dos Diplomados da Escolar Superior de Guerra), ciclo 2001. Atualmente é Agente de Polícia Federal, integrante do Núcleo de Inteligência Policial da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais. Tem experiência na área de educação: Professor de espanhol para alunos especiais (níveis fundamental e médio). Tutor à Distância na Disciplina Ferramentas de Investigação do Curso de Aperfeiçoamento Profissional para a Classe Especial- APF, turma 1.1/2018 da Academia Nacional de Polícia (ANP). Tem experiência na área de Engenharia Civil: Construções residenciais e industriais. Tem experiência na área de Segurança pública: Inteligência Policial e Operações de Inteligência. Certificado no curso de Formação de Tutores (EaD) da ANP. Certificado no curso de Formação de Supervisores de Ações Educacionais Continuadas- Modalidade Presencial promovido pela ANP (Academia Nacional de Polícia).

DÉBORA GONÇALVES SIQUEIRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Especializada em Gestão Escolar – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Tem experiência com gestão escolar e em elaboração e atualização de projeto político pedagógico de ensino Médio e fundamental. Experiência em assessoria de comunicação e secretaria acadêmica de educação superior, apoio às coordenações de cursos de graduação, e organizações de eventos acadêmicos/institucionais, com tramitações de abertura e encerramento de evento. É pesquisadora Educacional e membro do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas.

GEOVÁ NEPOMUCENO MOTTA
Doutorando em Educação pela PUC Minas (2018-2021) Possui Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE (2008). Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS (1988). Pós-Graduação Latu sensu: Temas Filosóficos. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1999). Pós-Graduação Latu sensu: Teoria e Método em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS (1990). Atualmente é professor da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM – (Filosofia e Ética Profissional). Professor do Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA – (Hist. Fil. Antiga e Hist. Fil. Medieval). Professor do CEFAP/PUC MINAS (Antropologia Teológica e Ética Cristã). Professor do Seminário Sagrado Coração de Jesus – Diamantina – (História da Fil. Medieval). Membro do grupo de pesquisa “Fé e Contemporaneidade” (PUC Minas).

LÚCIA HELENA GOMES SARAIVA
Doutoranda em Educação pela PUC Minas (2017-2020), Mestre em Educação pela PUC-MG (2014), pós-graduada em Psicopedagogia pela UEMG (2002), pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC-MG (1997), graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1990). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas. Experiência na área de educação infantil e fundamental. Atualmente atua como psicóloga escolar na rede pública de educação básica e com formação de professores também da rede pública. Interesse pelas áreas de pesquisas em educação, infância, mídia, psicologia da educação, formação docente, estudos sobre teoria crítica e hermenêutica.

LUIZ ANTÔNIO RIBEIRO SOARES DAS NEVES
Doutorando em Educação pela PUC Minas (2017-2020), Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor ensino superior na Faculdade Pitágoras e na PUC Minas. Tem experiência na área de Educação Física na Educação Básica e no ensino superior, em gestão de entidade esportiva e na coordenação pedagógica de projetos sociais e esportivos. É membro do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas.

LUIZ ROBERTO GOMES
Pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (mestrado) da UFSCar. É líder do Grupo de pesquisa “Teoria Crítica e Educação”; (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa “Teoria Crítica e Educação”; CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa “O que significa educar hoje?” pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: “Teoria crítica, política e formação” e “a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva”.

MAGALI REIS
Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Minas. Coordena o Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas. É membro associada da International Sociological Association (ISA), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), coordena a sub-sede mineira do Grupo de Teoria Crítica e Educação, que está vinculado à UFSCAr, Unimep e Unesp. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Didática, Sociologia da Educação – Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil, Psicologia da Educação (perspectiva crítica); Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa.

PAULO BRUNO CORRÊA
Graduado em Pedagogia (2º semestre 2017) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade FUMEC (2002), graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade FUMEC (1992). Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Administração de Banco de Dados, Business Inteligence e Suporte plataforma SAP BASIS. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas.

THIAGO LUIZ SANTOS DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pela PUC Minas (2016-2019), com previsão de defesa da tese para o ano de 2018. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É professor de História da Rede Estadual de Minas Gerais e de Cursos Preparatórios. Tem experiência nas áreas de História, Teoria do Currículo, Teoria Crítica, Teoria Pedagógica, Ensino de História, História da Educação, Formação Docente, Metodologia Científica, Teoria da História, Hermenêutica Objetiva, Filosofia da Educação e Estudos do Cotidiano e Infância em Educação. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq), PUC Minas.