Capa do livro: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E OS DESAFIOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E OS DESAFIOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores: Daniele Ramos de Oliveira

A autora apresenta a relação entre as características do trabalho pedagógico desenvolvido por professores de primeiro ano do Ensino Fundamental e aspectos das ações de formação continuada que a equipe de uma Secretaria Municipal da Educação do interior de São Paulo tem desenvolvido para a implementação da política do Ensino Fundamental de nove anos. Os documentos publicados pelo Ministério da Educação propõem a reformulação da proposta pedagógica por parte das escolas e sistemas de ensino ao implantar o Ensino Fundamental de nove anos, atentando-se, no que diz respeito aos anos iniciais, para a importância da ludicidade, do respeito à infância e das diversas expressões, incluindo o desenvolvimento do letramento e da alfabetização. No entanto, os professores que participaram da pesquisa relatada neste livro demonstram conhecimento e crenças que dificultam o atendimento dessas dimensões. No município investigado, a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental de nove anos foi formulada pelo gestor da Secretaria Municipal de Educação e apresentada aos professores em capacitações. Coaduna-se, portanto, como uma perspectiva “clássica” de formação, em que o objetivo principal parece ser a atualização dos professores a partir de um ensino ministrado sobre técnicas pedagógicas de nível informativo e prescritivo. Esta visão condiciona a prática de cursos isolados e pontuais que não favorece a formação de professores que já estão em exercício profissional nem a implantação de uma política oficial, como o Ensino Fundamental de nove anos. A forma como se faz a (in) formação dos coordenadores pedagógicos das escolas por parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação é muito próxima à forma como eles (in) formam os professores, em uma visão mecânica e transmissiva, que considera que, se o outro teve acesso à informação, tem toda condição de aplicá-la, o que gera dificuldades no trabalho pedagógico.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2644-9
DOI: 10.24824/978854442644.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E OS DESAFIOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO
DANIELE RAMOS
Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atuou como professora dos anos iniciais em Escola Municipal de Ensino Fundamental.  Exerceu cargo de orientadora de disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). De 2014 a 2018, atuou como coordenadora pedagógica, cargo este lotado em Secretaria Municipal de Educação, que tem como uma das atribuições a formação continuada de orientadores pedagógicos e diretores de escolas. A partir de 2018, tornou-se professora de cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Estado de São Paulo.