Capa do livro: (IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: <br>práxis, teoria e método

(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA:
práxis, teoria e método

Autores: Ana Flávia Ferreira de Brito Oliveira - Celeste Maria Pacheco de Andrade - Joseane Maytê Sousa Santos Sousa (Orgs./Autoras)

O processo formativo acompanha o sujeito em toda a sua trajetória, perpassando pelas relações interpessoais, bem como pelos signos e símbolos que representam e constituem o lugar. Quais são os aportes teóricos, metodológicos e experienciais que coadunam os processos formativos oriundos das práticas educativas? Esta é a questão basilar que conota o desenvolvimento desta obra, com empenhos colaborativos na constituição de uma rede de pesquisa que pensa as práxis, os conceitos e os processos de formação das mais diversas essências. A formação em espaços formais e não formais se apresenta como tema fecundo, que possibilita conversões aproximadas entre a teoria e o campo real, exigindo uma aplicação em ambientes educacionais que ultrapassam a tradição, instituindo diferentes temáticas que extrapolam o muro da escola. Portanto, nos movimentos dialógicos e colaborativos possibilitamos conceitos atinentes às práticas pedagógicas e metodológicas e à reflexão da formação contínua no desenvolvimento das profissões que formam o rico e plural campo da Educação. Assim, nos constituímos enquanto sujeitos que se formam a partir do com-par-ti-lha-men-to das vivências, experiências nos percursos de formação trilhados e materializados na "(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: PRÁXIS, TEORIA E MÉTODO”.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2577-0
DOI: 10.24824/978854442577.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: <br>práxis, teoria e método
ADRIANA DE CARVALHO SANTOS
Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Rio Sono – RISO. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora da Rede Municipal de Feira de Santana – SEDUC. Tem experiência na área de Educação Básica, Ludicidade, Educação Infantil e Processos Formativos, Coordenação, Alfabetização e Letramento.

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA
Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). É Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades. Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, FAPESB e UNEB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educativa, educação à distância, informática educacional, tecnologia da informação, pluriculturalidade, plurilinguismo de expressão portuguesa. Coordenador do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Educação a Distância. Membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e da Academia Portuguesa da História.

ANA CLAUDIA PACHECO DE ANDRADE
Mestre em Letras: Literatura e Diversidade Cultural (UEFS). Especialista em Filosofia Contemporânea (UESC). Licenciada em Filosofia (UFBA). Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e gestão escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade”, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, certificado UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: ética, direitos humanos, literatura e literaturas indígenas.

ANA FLÁVIA FERREIRA DE BRITO OLIVEIRA
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2018). Especialista em Educação Infantil com Mídias Interativas pela UNEB (2008) e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Olga Metting (2014). Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2011) e Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais (2006). Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade e Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC (UNEB). Pesquisadora na área de Gestão escolar, Formação de Professores, Processos Formativos e Colégios Militares.

ANDRÉ DE OLIVEIRA SILVA FERREIRA
Mestrando em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA (UNEB). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Professor de História da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal e estadual da Bahia. Coordenador Geral da Educação de Jovens e Adultos, no município de Vera Cruz-Bahia. Tem experiência na área Educação e leciona no Ensino Fundamental e Médio e EJA. Atua principalmente com os seguintes temas: Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos e Formação de professores.

ANGELO DANTAS DE OLIVEIRA
Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Pós-graduado em Desenho Registro e Memória Visual (2004) pela Universidade Estadual de Feira de Santana; pós-graduado em Planejamento Pedagógico: perspectiva sociopolítica (2008) pela Faculdade Santa Helena. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino para Educação Profissional (20015) pela Universidade do Estado da Bahia. Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001). Bacharel em Direito (2015) pela Faculdade Dois de Julho. Atualmente atua como Técnico no Programa de Apoio a Educação Municipal – PROAM . Tem experiência na área de Educação com ênfase em planejamento e gestão da educação. No campo do Direito direciona os estudos para o Direito Público (Constitucional e Administrativo).

ANTÔNIO PEREIRA
Mestre e Doutor em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor, Orientador e Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) - UNEB. Professor da Graduação em Pedagogia, Departamento de Educação I, Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Educação Social, Currículo e Formação de Educadores (GESCFORME). Pesquisador do Grupo de Pedagogia Social, da Universidade de São Paulo (USP). Orienta pesquisas em Educação Social (Educação em Prisões, Sócioeducação, Educação de Rua, Educação de Pessoas em Situação de Prostituição etc.), Currículo e Formação de Educadores Sociais, Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.

CELESTE MARIA PACHECO DE ANDRADE
Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Educação Brasileira, Universidade Federal da Bahia. Licenciatura e Bacharelado em História, Universidade Federal da Bahia. Bacharelado em Direito, Universidade Católica do Salvador. Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em História: História, Cultura e Práticas Sociais (PPGH/UNEB). Experiência na área de História, com ênfase em Cultura Documental e Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Bahia, Literatura e Representações, Educação em Direitos Humanos e Metodologia do Ensino de História.

CÉLIA TANAJURA MACHADO
Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, legislação educacional brasileira, política educacional e gestão escolar.

CÍNTIA DE JESUS SANTOS
Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação de Jovens e Adultos, Mestrado Profissional pela Universidade do Estado Da Bahia- UNEB. Especialista em Libras (CAIRU-2016). Graduada em Pedagogia (FACESA-2012). Graduada Letras/Espanhol pela Universidade do Estado Da Bahia (UNEB, 2017). Integrante do grupo de Pesquisa PROGEI- Programa de Educação Inclusiva na UNEB.

CLEIDE MAGÁLI DOS SANTOS
Socióloga. Dra. em Ciências Sociais. Docente e Pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder dos Grupos de Pesquisa junto ao CNPq: Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP) e Grupo de Pesquisa Estado Democrático e Direitos (GPEDD).

DAIANE DE OLIVEIRA OLIVEIRA
Mestra em Letras pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador – UNIFACS. Graduada em Letras com Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

IGOR BACELAR DA CRUZ URPIA
Doutorando em Educação, no programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2016). Especialista em Segurança em Grandes Eventos pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2016). Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pela UNIFACS. Bacharel em Museologia pela UFBA (2010). Bacharel em Gestão em Segurança Pública e Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Bahia – APM (2013). Membro do grupo de pesquisa “Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais”. Pesquisador na área da Educação, Políticas Públicas, Segurança Pública e Tecnologias Educacionais.

JOÃO RICARDO BISPO JESUS
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (PPG-LitCult – UFBA). Especialista em Educação Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). Formado em Letras-Libras (Língua de Sinais Brasileira) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Estudos Transculturais – MTC latino Americano (2015). Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela faculdade Estácio – FIB (2006). Professor Auxiliar da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Departamento de Letras Vernáculas.

JOSEANE MAYTÊ SOUSA SANTOS SOUSA
Doutoranda pelo Programa de Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional – PROFletras/UFBA (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pela Unyleya (2017); Especialista em Roteiros para plataformas multimídia, pela Faculdade de Comunicação – UFBA (2015); Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Federal da Bahia (2009). Membro do grupo de pesquisa NEAI – Núcleo de Estudos das Produções Autorais Indígenas (UFBA) e Pesquisadora do Projeto Residências Literárias nas escolas/NEAI. Professora formadora da Rede E-Tec -IFBA. Realiza pesquisas sobre autoria e identidades, escrita de si, campo expandido e ensino de literatura.

LÍGIA ALVARES MATA VIRGEM
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Psicanálise e Educação e Representações Sociais/CNPQ, do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social e do Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Representações Sociais/CNPQ, Programa de Estudos Aplicados em Administração Política.

LINA MARIA BRANDÃO DE ARAS
Pós-doutorado em História (UFPE), Doutorado em História Social (USP), Mestrado em História (UFPE), Licenciatura e Bacharelado em História pela (UFBA). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em História (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. (UFBA) Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, rebeldias, região, literatura e gênero.

LORENA BÁRBARA DA ROCHA RIBEIRO
Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Especialização em Currículo de Formação Cientifica, Tecnológica e Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC). Atualmente é Professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Salvador. Tem experiência na área de Educação, Educação Infantil, Educação à Distância, Educação e Novas Tecnologias.

LUCI CLAUDIA ALVES DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Educação de Jovens e Adultos – MPEJA/UNEB. MBA em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela Universidade Salvador – UNIFACS. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de Pesquisa – GELITIC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Infância EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui experiência em Docência, Coordenação, Recursos Humanos e estudos em Prevenção ao Uso de Drogas. Pesquisadora nas áreas de Formação docente, com ênfase em Educação do Campo, Educação em Direitos Humanos e Educação em Jovens e Adultos – EJA; Processos Tecnológicos e Práticas Pedagógicas.

MARINALVA DE OLIVEIRA SILVA
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Universidade do Estado da Bahia-UNEB). Especialista em História (Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS) e Formação Continuada em Mídias na Educação (Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB). Licenciada em História (UEFS). Docente da Universidade do Estado da Bahia-UNEB e da Educação Básica. Possui experiência em Gestão da Educação Básica e tem interesse nos temas: ensino de História e mídias e formação docente.

MARY VALDA SOUZA SALES
Doutora em Educação – FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial – FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

MARCELA FERREIRA ALVES
Mestra em Letras pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

NIVIA BOMFIM QUEIROZ RODRIGUES
Historiadora (UNEB), Pedagoga (UNEB) mestre e doutorada pelo PPGEDUC (UNEB). Pesquisadora do GPEDD (Grupo de Pesquisa Estado Democrático e Direitos) e do GIPRES (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade.

ODÍLIO DA SILVA SANTOS
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – (GESTEC/UNEB). Especialista em Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Instituto Federal da Bahia – (IFBA). Especialista em Língua Inglesa – Faculdades Integradas de Jacarepaguá – (FIJ). Graduado em Letras com Habilitação em Português/Inglês e Literaturas Licenciatura – Universidade do Estado da Bahia – (UNEB). Analista Universitário na Universidade do Estado da Bahia, com o cargo de Coordenador II – Assessor da ASTEP/PROGRAD. Membro do grupo de pesquisa EdUReg – Educação, Universidade e Região.

PATRÍCIA CARLA DA HORA CORREIA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2013). Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial (2002). Pedagogia pela Associação Cultural e Educacional da Bahia – Faculdade de Educação da Bahia (1993). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (1994). É Coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva (PROGEI). É coordenadora do Fórum sobre Deficiência e Comunidades Indígenas na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, atuando como consultora nas áreas de planejamento, didática, políticas públicas com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação indígena, prática pedagógica, currículo e educação inclusiva, políticas públicas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

ROSE MARY LAPA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador – UNIFACS. Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e Literaturas pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA/UNEB. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, formação de professores e língua portuguesa e inglesa.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Inovação, Geotecnologia, História e Memória.

VANESSA SOUZA MATOS
Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduanda em Segurança em Grandes Eventos pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Olga Metting. Bacharela em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia (APM). Graduada em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade. Pesquisadora na área de Segurança Pública e Gestão Escolar.

VERENA DE MELO FREIRE
Graduação em Psicologia, Bacharelado e Formação de Psicólogo (1993); Licenciatura em Psicologia (1996) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é psicóloga do esporte clube Vitória e faz atendimentos clínicos e em Psicologia do Esporte. No departamento de Educação Física da UNEB/GEAD/PUSAI * , * é professora tutora e formadora do EAD. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Organizacional e do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: recrutamento e seleção, avaliação psicológica, treinamento e desenvolvimento organizacional e esportivo, julgamentos e tomada de decisão. Seus interesses incluem também as novas tecnologias em educação e, devido à experiência adquirida na Cruz Roja Española, como voluntária desde 2007, envolveu-se com o tema da Psicologia em Emergências e Desastres e Direitos Humanos.