Capa do livro: CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO ESCOLAR: <br>das políticas às histórias de vida

CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO ESCOLAR:
das políticas às histórias de vida

Autores: Maria Inês Petrucci-Rosa

livro impresso
de R$ 65,88 por
livro digital
de R$ 65,88 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Em tempos de intenso debate em torno do Ensino Médio brasileiro, a presente obra traz importantes reflexões sobre políticas curriculares direcionadas para este segmento de escolaridade. Desde os anos 1990, o conhecimento escolar vem sendo interpelado por políticas curriculares para o Ensino Médio, indutor de novas formas de organização que tensionam campos disciplinares. Se inicialmente tal tensão se evidenciou em documentos curriculares, no decorrer de duas décadas efeitos de tais políticas curriculares podem ser apreendidos em narrativas docentes. Este livro traz os resultados de pesquisa desenvolvida durante quase uma década pela autora e que culminou em sua tese de livre docência defendida na Universidade Estadual de Campinas – S.P. A pesquisa reuniu cerca de 600 fragmentos narrativos de professores e professoras de Ensino Médio que contaram suas histórias de vida profissional, com destaque para as práticas curriculares desenvolvidas nas escolas. Diante desse vasto banco de dados, a autora selecionou narrativas de 14 professores e professoras de Ensino Médio com diferentes níveis de experiência profissional, adensando-as na relação com as políticas curriculares vigentes desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais até documentos curriculares mais recentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa apoiou-se em diferentes perspectivas desde W. Benjamin, com a noção de narrativa, até Ivor F. Goodson, com o conceito de refração, entre outros.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2637-1
DOI: 10.24824/978854442637.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO ESCOLAR: <br>das políticas às histórias de vida

Autores

MARIA INÊS PETRUCCI-ROSA
Livre Docente na área de Educação Escolar (2016), Doutora (2000) e Mestre (1996) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, é graduada em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1984). É Professora Associada no Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação. Coordena o Grupo de Estudos Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (GePraNa) e é integrante do Grupo de Pesquisa Ciência e Ensino (GepCE) na Faculdade de Educação da Unicamp. Em 2015, realizou estágio sênior de pesquisa no Education Research Centre na University of Brighton – U.K., com a supervisão do professor Ivor F. Goodson. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: Educação e Multunidades em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Unicamp. É pesquisadora Produtividade PQ/ CNPQ, nível 2. Tem artigos publicados em periódicos indexados da área de educação e educação em ciências, bem como livros e capítulos de livros. Seus trabalhos de pesquisa se relacionam com temáticas de formação docente, currículo, narrativas, disciplinas escolares e cotidiano escolar.