Capa do livro: ESPAÇOS FORMATIVOS, TRAJETÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DOCENTES

ESPAÇOS FORMATIVOS, TRAJETÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DOCENTES

Autores: Ecleide Cunico Furlanetto, Adair Mendes Nacarato, Terezinha Valim Oliver Gonçalves (Orgs.)

Este livro é composto por textos produzidos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países como Portugal, Argentina, Venezuela e, também, de formação acadêmica distinta e enfoques teóricos plurais. Os autores, ao discutir os resultados de suas investigações, revelam importantes dimensões da pesquisa-formação pautadas nas narrativas (auto)biográficas.  Enfatizam que os sujeitos, ao narrar suas histórias, entrelaçam e ordenam experiências, atribuem sentido ao que lhes acontece, ampliam a compreensão sobre si mesmos e sobre os contextos nos quais estão inseridos. Nesse sentido, a formação pode ser considerada um trabalho sobre si-mesmo, parte de um projeto existencial mais amplo que abarca toda uma existência. Procurando discutir algumas questões relativas aos processos de pesquisa-formação, o  livro se organiza em três grandes eixos: Pesquisa (auto)biográfica e formação: aspectos metodológicos e epistemológicos; Narrativas (auto)biográficas e (auto)formação; e  Narrativas em contextos de formação e em espaços públicos, os quais buscam aprofundar questões sobre formação discente e docente, experiências profissionais e desafios implicados com a profissão, em articulação com os modos  como os sujeitos narram suas histórias.

Impresso
de R$ 80,00 por
R$ 61,54
Digital
de R$ 71,88 por
R$ 46,16

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2584-8
DOI: 10.24824/978854442584.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESPAÇOS FORMATIVOS, TRAJETÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DOCENTES

ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutora pela Universidade de Barcelona. Professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Presidente da Comissão Organziadora do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA). Desenvolve pesquisas com foco nos processos de aprendizagem e formação articuladas as narrativas (auto) biográficas; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis.

ADAIR MENDES NACARATO
Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos (auto)biográficos na UFRN. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Suas pesquisas centram-se em formação docente, práticas pedagógicas e pesquisas (com)narrativas. Pesquisadora PQ, nível 2, do CNPq.

TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES
Doutora e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (1981) pela UNICAMP. Professora titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA) e do Programa Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, sob sua coordenação. É docente, também, do doutorado em rede (REAMEC/UFPA/UFMT/UEA). Realizou pós-doutoramento na UNESP/Bauru. É criadora e editora do periódico AMAZÔNIA – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (A2-qualis CAPES).

CELI ESPASANDIN LOPES
Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística (CEPEME). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM). Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2016-2019.

CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION PASSOS
Doutora em Educação: Educação Matemática (2000) pela Unicamp. Mestre em Educação: Metodologia de Ensino (1995) pela Unicamp. Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2008) (Capes). Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP, com estágio no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa (2016-2017) (Fapesp). É Professora Associada 4 da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Exerceu a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2010 a 2015. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar e é pesquisadora do grupo GEPFPM na Unicamp.

CONCEIÇÃO LEAL DA COSTA
Doutorada em Ciências da Educação. Professora do departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal. Investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro integrado, CIEP-EU, Portugal); Investigadora/Colaboradora do Collège International de Recherche Biographique em Educacion (CIRBE, França) e do Comprehensive Health Research Center (CHRC; Portugal).

DANIEL HUGO SUÁREZ
Doctor en Filosofía y Letras por la Universidad de Buenos Aires. Profesor Titular Regular del Departamento de Ciencias de la Educación de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (FFyL-UBA). Investigador del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación de la FFyL-UBA. Coordinador del Área Interdisciplinaria de Formación Docente de la FFyL-UBA. Profesor de la Maestría en Educación. Pedagogías críticas y problemáticas socioeducativas y del Doctorado en Filosofía y Letras de la UBA. Director del Programa Formación Docente y Narrativas Pedagógicas en la FFyL-UBA. Editor de la Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica. Director de la Colección Narrativas, (Auto)biografía y Educación de la FFyL-UBA y CLACSO.

DOUGLAS DA SILVA TINTI
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Sevilha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também é Professor Colaborador do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores na área de Educação Matemática.

EDA MARIA DE OLIVEIRA HENRIQUES
Professora Associada nível 3 da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense na Graduação e no Programa de Pós-Graduação Em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Processos de Formação Institucionais (GEPPROFI). Desenvolve pesquisas sobre a temática da formação inicial de professores, seus processos de significação e percursos na construção de saberes profissionais.

ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) e do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP), Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab) e Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC).

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e do Grupo Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola da UFC. Líder do grupo do pesquisa e extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab).

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Pesquisador 1D CNPq. Doutor em Educação pela FACED/UFB, Pós-doutor em Educação pela FEUSP e pela Universidade de Paris 13-França. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Pesquisador associado do Laboratorie EXPERICE (Université de Paris 13-Paris 8). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Coordenador do Projeto: “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (CNPq e FAPESB).

GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
Professor Livre-Docente na área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Com experiência na área de Educação, ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projetos educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas na graduação e pós-graduação: formação de professores – inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa.

MARIA AUXILIADORA ÁVILA
Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou estágio de pós-doutorado no Centro de Ciencias Humanas e Sociais do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS). É docente nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo. Também atua como professora no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero.

MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
Professora titular da PUC-Campinas, sendo membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente; do GEProMAI (Grupo de Estudos Professores Matematizando nos Anos Iniciais) e do GEPFPM (Grupo de Estudo E Pesquisa em Formação de Professores de Matemática). Mestra e doutora em Educação, área de concentração: Educação Matemática.

MARISE MARÇALINA DE CASTRO SILVA ROSA
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratório da UFMA. Coordenadora do curso de Pedagogia/PARFOR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEP-Alfaletri). Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Presidente da Rede Nordeste de Pesquisadores e estudiosos de Estagio Supervisionado e Prática Pedagógica (REDENESP).

MIREYA LOZADA SANTELIS
Doctora en Psicología pela Université de Toulouse-Le Mirail, Francia. Magister en Psicología Social. Universidad Central de Venezuela; Psicóloga. Universidad Central de Venezuela; Docente-Investigadora y coordinadora Unidad de Psicología Política. Instituto de Psicología. Universidad Central de Venezuela; Directora del Instituto de Psicología (2009-2013); Coordinadora Maestría en Psicología Social UCV (2010-2015); Presidenta Asociación venezolana de Psicología Social (2002-2004); Orden José María Vargas 2010. Universidad Central de Venezuela; Premio Francisco De Venanzi 2008 a la Trayectoria del Investigador Universitario. Universidad Central de Venezuela.

NATALINA ASSIS DE CARVALHO
Natalina Assis de Carvalho: Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia -UNEB. Especialista em Currículo e Formação Científica -UNEB. Integra o Grupo (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

VANESSA FRANÇA SIMAS
Doutora em Educação (2018) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e pela Universidad de Granada – UGR (Espanha), sob regime de cotutela. Pesquisadora do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e membro do GRUBAKH – Grupo de Estudos Bakhtinianos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente professora da educação infantil da Rede Municipal de Campinas. Tem se aprofundado na área de prática de ensino, formação de professores, professor iniciante, cotidiano escolar, narrativas reflexivas e pesquisa narrativa.