Capa do livro: VIDA, NARRATIVA E RESISTÊNCIA: <br> BIOGRAFIZAÇÃO E EMPODERAMENTO

VIDA, NARRATIVA E RESISTÊNCIA:
BIOGRAFIZAÇÃO E EMPODERAMENTO

Autores: Elizeu Clementino de Souza - Paula Perin Vicentini - Celi Espasandin Lopes (Orgs.)

O livro Vida, narrativa e resistência: biografização e empoderamento, organiza-se em três eixos temáticos - Pesquisa biográfica, saúde e formação; Fronteiras, ruralidades, narrativas e empoderamento; Histórias de vida: entre o singular e o plural -, ao dialogar com noções conceituais da pesquisa (auto)biográfica e suas relações entre viver, narrar e resistir. As narrativas expressam experiências que são redimensionadas pelo ato de narrar, implicando em processos de constituição e reconstituição de histórias pessoais e sociais, construção de identidade do narrador, face aos desafios que se colocam entre o vivido, a memória e o narrado, em plena articulação com as experiências, a temporalidade biográfica e as aprendizagens que são propiciadas pelas narrativas.
Resultando de diferentes pesquisas financiadas e de colaborações entre pesquisadores brasileiros, franceses e colombianos, o presente livro amplia a rede de estudo sobre pesquisa  (auto)biográfica e pesquisa narrativa, especialmente, por considerar parcerias entre grupos e laboratórios de pesquisas brasileiros, latino americanos e europeus, que têm se dedicado ao estudo de processos e fenômenos educativos, sociais e conjunturais na contemporaneidade, no domínio dos estudos (auto)biográficos.
As interlocuções possibilitadas entre e pelos autores revelam potencialidades da investigação biográfica, através de diálogos entre educação, saúde, formação, migrações, ruralidades e histórias de vida de educadores, contribuindo para outros olhares e modos de narrar a vida.

Impresso
de R$ 74,57 por
R$ 57,36
Digital
de R$ 71,88 por
R$ 43,02

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2582-4
DOI: 10.24824/978854442582.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

VIDA, NARRATIVA E RESISTÊNCIA: <br> BIOGRAFIZAÇÃO E EMPODERAMENTO
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Pesquisador 1D CNPq. Bolsista Estágio Sênior CAPES. Doutor em Educação pela FACED/UFB, Pós-doutor em Educação pela FEUSP e pela Universidade de paris 13-França. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Pesquisador associado do Laboratorie EXPERICE (Université de Paris 13-Paris 8). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph), gestão 2010-2014. Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph), gestão 2014-20182.

PAULA PERIN VICENTINI
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Professora na graduação dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Foi presidente do IV CIPA e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas.

CELI ESPASANDIN LOPES
Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutora em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística (CEPEME). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM). Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2016-2019.

ANDRÉS KLAUS RUNGE PEÑA
Doctor en Ciencia de la Educación de la Universidad Libre de Berlín. Postdoctor del Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO), Profesor Senior y Titular de Pedagogía y Antropología Pedagógica, Tradiciones y Paradigmas de la Pedagogía e Historia de la Infancia y Culturas Juveniles de la Universidad de Antioquia. Docente y Asesor en la Maestría y el Doctorado en Educación de la Universidad de Antioquia. Profesor invitado del Doctorado en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud CINDE - Universidad de Manizales y Coordinador del Grupo de Investigación sobre Formación y Antropología Pedagógica e Histórica (FormaF).

ANGELA MARIA MARTINS
Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutora com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes – no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Realizou estágio na Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (senior), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição.

ANNE DIZERBO
Professora colaboradora de ensino e de pesquisa da Universidade de Rouen. Pesquisadora associado dos Laboratórios de pesquisa CIRNEF (Centre interdisciplinaire de Recherche Normand en Education et Formation) e EXPERICE (Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation) da Universidade de Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Seus estudos interrogam a experiência subjetiva de alunos apoiando-se sobre sua capacidade de reflexão. Pesquisadora associada do GRIFARS-UFRN-CNPq.

ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
Mestrado em Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Doutorado em Educação e Currículo, pela PUC-SP e Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e professora Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição.

ELIDA GIRALDO GIL
Docente-Investigadora de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia. Doctora en Educación-Currículo & Instrucción de Southern Illinois University (USA), Especialista en Estudios de Género de Southern Illinois University (USA), Magíster en Educación de la Universidad de Antioquia y Especialista en la Enseñaza del Inglés de la Universidad Pontificia Bolivariana.

CHRISTINE DELORY-MOMBERGER
Professora em Ciências da Educação da Universidade Paris 13, Sorbonne Paris Cite. Fundadora da Universidade Aberta Le Sujet dans la Cite, diretora da Revista Le Sujet dans la Cité – Revista Internacional de pesquisa biográfica e presidente do Colégio Internacional da Pesquisa Biográfica em Educação (CIRBE). Membro de vários organismos e redes de pesquisa internacionais (serviço franco-alemão para a juventude, Deutsche Gesellschaft für Erziehungsgesellschaft, Gesellschaft für Historische Anthropologie, BioGrafia (rede América Latina-Europa de pesquisa biográfica), CIPA (Congresso International de Pesquisa (Auto)biográfica), International Auto/Biography Association. Diretora de várias coleções “L’écriture de la vie”, “(Auto)biographie ∞ Éducation” (em colaboração com Elizeu Clementino de Souza e Maria da Conceição Passeggi), “RéÉditions”, “Passage aux actes”, “Dialogues/Dialoge” (em colaboração com o serviço franco-alemão para a juventude [OFAJ]) nas edições Téraèdre. Diretora científica da revista “Le sujet dans la Cité. Revue internationale de recherche biographique” et codiretora (em colaboração com Alain Brossat e Michel Agier) das edições extras da revista “Actuels”.

HERVÉ BRETON
Mestre de conferencia, E47505, EES, Université de Tours. Presidente da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação. Coordenador do Diploma Universitário Histórias de Vida em Formação (DU HIVIF).

JOÃO HEITOR SILVA MACEDO
Doutorando em História do PPGH-UFSM, Mestre em História com área de concentração Arqueologia pela PUC-RS, professor de História, Sociologia e Filosofia da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Povo Negro do RS (CODENE-RS), diretor do Museu Treze de Maio e militante do Movimento Negro.

JORGE LUIZ DA CUNHA
Doutor em história medieval e moderna/contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica).

LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS (2015), Estágio Sênior na Universidade de Lisboa em Portugal, tendo como área de concentração a Psicologia da Educação. Mestre e Doutora em Educação pela PUCRS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR, credenciado no CNPq. Professora Pq2 CNPq.

MARCOS GONZAGA
Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor da rede pública municipal e estadual no ensino fundamental, médio e na Educação de Jovens e Adultos.

MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO
Mestre e Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora 1A CNPq. Líder do GP “Profissionalização Docente e Identidade” GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Publica no país e no exterior. Associada de associações científicas do país e do exterior, dentre elas da BIOgraph, da qual é Sócia Honorária. Idealizadora e presidente do I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (PUCRS, 2004), iniciando importante movimento de articulação de pesquisadores e de Grupos de Pesquisa (Auto)biográfica, nacionais e internacionais. Em 2012 presidiu novamente o CIPA, V edição.

MARIANA MARTINS DE MEIRELES
Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Membro do Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE). Sócia da BIOgraph; AGB e ANPEd. Possui experiência na área de Educação com ênfase em estudos sobre Ruralidades Contemporâneas, Profissão/Formação docente, Pesquisa (Auto)biográfica, Ensino de Geografia e áreas afins.

REGINA MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de
Fora-UFJF. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014/2015), (1999). Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos – GEPEJAI. Coordenadora da série EJA, da Coleção Docência em Formação pela Editora Cortez.

RITA TATIANA CARDOSO ERBS
Mestre e Doutorado em Educação e Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora efetiva da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão – Unidade Acadêmica Especial - Educação: Curso de Pedagogia, Educação do Campo e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado).

SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA
Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (Geo(BIO)grafar) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho/PPGEduC/UNEB).

SOLANGE MAINARDI DE SOUZA
Mestre em Engenharia de Produção – Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Atua como docente formadora externa no Curso de Formação de Professores para Educação Profissional - Modalidade EAD/Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO/UFSM e Psicopedagoga Institucional e Clínica.

WOLNEY HONÓRIO FILHO
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutor em Educação pela FACED/PUCRS. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Catalão (NEPEDUCA). Professor Associado IV da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Unidade Acadêmica Especial - Educação: Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado). Exerce o cargo de Coordenador do PPGEDUC-UFG-RC, desde julho de 2015.