Capa do livro: COERÊNCIA E CONTRADIÇÃO: <br>o conteúdo e a forma no exercício da docência de didática nos cursos de licenciatura

COERÊNCIA E CONTRADIÇÃO:
o conteúdo e a forma no exercício da docência de didática nos cursos de licenciatura

Autores: Maria Janine Dalpiaz Reschke

O estudo teve como objetivo compreender como os docentes das disciplinas de Didática Geral e Didática Específica em cursos de licenciatura constituíram as suas trajetórias e como estas repercutem na sua prática pedagógica e na formação inicial dos seus estudantes. A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa, de inspiração etnográfica, com observação direta de situações de aula e entrevistas semiestruturadas com os seis professores, sendo três de Didática – Organização do Trabalho Pedagógico e três de Didática Específica que atuam nos cursos de Pedagogia e Biologia. Envolveu, ainda, 12 estudantes dos respectivos cursos, que realizavam essas disciplinas durante o período da investigação. As entrevistas com os docentes tiveram como foco compreender como estes construíram a sua profissionalidade, a partir da análise das suas trajetórias profissionais. As observações em sala de aula procuraram compreender a articulação da aula dos docentes e as relações que estabeleciam com os estudantes. As entrevistas com os estudantes foram estruturadas para permitir a compreensão de como os docentes das disciplinas de Didática Geral e Específicas articulavam os saberes necessários para o exercício da docência, e a repercussão dos mesmos na formação inicial desses estudantes. Com o objetivo de cercar essas relações, busquei pesquisas no campo da Pedagogia Universitária que tratam especificamente sobre a formação e o desenvolvimento dos professores, e que serviram de fundamento para este estudo. Encontrei contribuições em Cunha (1989, 1998), Pimenta (1998), Leite, 1999, Anastasiou (1998), Balzan (1998), Masetto (1998,2003), Morosini (2003), Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta (2000), Veiga (1994), Castanho e Veiga (2001), Zabalza (2004), Isaia e Bolzan (2009), entre outros. A tese reafirma que a docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradições entre o discurso e a prática, e a maioria dos docentes expressou preocupação com a relação entre a forma e o conteúdo das disciplinas que ministrava. O campo pedagógico, atravessado por diferentes valores e crenças, envolve a docência que lida com desafios que a reconfiguram e a ressignificam. É um fenômeno de natureza coletiva e complexo, sendo vivido socialmente, distante de simplificações.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1852-9
DOI: 10.24824/978854441852.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:

COERÊNCIA E CONTRADIÇÃO: <br>o conteúdo e a forma no exercício da docência de didática nos cursos de licenciatura
MARIA JANINE DALPIAZ RESCHKE
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorado – da UNISINOS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Faz parte do Grupo de Pesquisa formação de professores, ensino e avaliação da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e na FACCAT nos cursos de Licenciatura. Coordena o subprojeto de pedagogia no PIBID  da Universidade Luterana do Brasil. Coordena o Projeto de Extensão da Brinquedoteca Aprender Brincando desde 2007 na ULBRA Gravataí. Faz parte do Grupo de Pesquisa formação de professores, ensino e avaliação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência nas Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino superior particular, sociologia, educação e pedagogia universitária.