Capa do livro: INFÂNCIAS, JUVENTUDES, UNIVERSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS E NARRATIVAS

INFÂNCIAS, JUVENTUDES, UNIVERSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS E NARRATIVAS

Autores: Maria da Conceição Passeggi - Zeila de Brito Fabri Demartini - Adelina de Oliveira Novaes (Orgs.)

Os universos biográfico e autobiográfico, construídos com narrativas da infância e da juventude, ou sobre a infância e a juventude, há muito se consagraram no campo literário, despertando em gerações e gerações insondáveis lembranças, aprendizados, encantos e sofrimentos, quer visem entretenimento ou fruição, quer se voltem para a formação pelo sutil poder didático das lições das experiências vividas pelo herói ou pela heroína. No entanto, ainda são recentes as pesquisas educacionais que tomam como objeto de investigação esses universos com o propósito de tecer aproximações sobre o humano que se compreende interpretando o que lhe acontece e se deixando “ler” como um texto narrativo. Considerar esse esforço cognitivo-emocional, desde tenra infância, implica rupturas com a visão adultocêntrica e objetivista da pesquisa científica. Essa é a provocação das pesquisas aqui apresentadas que reconhecem a legitimidade e potencialidade reflexiva e crítica de crianças e adolescentes, valorando sua contribuição para o avanço do conhecimento científico em Educação. Para além dessas considerações, a riqueza do presente livro se evidencia pela diversidade das pesquisas realizadas no Brasil, França, Portugal e Colômbia, que interrogam os universos da infância e da juventude, como épocas cruciais de desenvolvimento humano, com base no que contam crianças e adolescentes sobre o mundo da escola em contextos regular e hospitalar.

Impresso
de R$ 78,00 por
R$ 60,00
Digital
de R$ 71,88 por
R$ 45,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2581-7
DOI: 10.24824/978854442581.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIAS, JUVENTUDES, UNIVERSOS (AUTO)BIOGRÁFICOS E NARRATIVAS

MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI
Pesquisadora do CNPq. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística pela Université de Montpellier. Pós-doutorado em Fundamentos da Educação (Université de Nantes, Paris 13, PUCRS). Líder Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades. GRIFARS-UFRN-CNPq. Editora associada da Revista Brasileira de Educação (ANPED). Pesquisadora do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8) e do CIERS-Ed, Fundação Carlos Chagas.

ZEILA DE BRITO FABRI DEMARTINI
Pesquisadora 1C do CNPq. Professora colaboradora da Universidade de Campinas. Diretora de pesquisa do Centro de Estudos Rurais e Urbanos-USP. Doutora em Ciências Humanas – Sociologia pela Universidade de São Paulo.

ADELINA DE OLIVEIRA NOVAES
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed, FCC). Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-doutorado em Psicologia Social na London School of Economics and Political Science. Grupo de Pesquisa “Representações sociais e subjetividade docente” (CNPq). Membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.

ALBERTO FILIPE ARAÚJO
Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Doutor em Educação pela Universidade do Minho. Membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Áreas de pesquisa científica: Filosofia da Educação; Estudos do Imaginário e História das Ideias Educativas.

ANDRÉS KLAUS RUNGE PEÑA
Professor Titular do Mestrado e Doutorado en Educación da Universidad de Antioquia. Professor convidado do Doutorado en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da Universidade de Manizales. Doutor en Ciência da Educação pela Universidade Livre de Berlin. Pós-doutorado no Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO). Coordenador do Grupo de Investigación sobre Formación y Antropología Pedagógica e Histórica. Pesquisador do GRIFARS-UFRN-CNPq.

ANNE DIZERBO
Professora colaboradora de ensino e de pesquisa da Universidade de Rouen. Pesquisadora associado dos Laboratórios de pesquisa CIRNEF (Centre interdisciplinaire de Recherche Normand en Education et Formation) e EXPERICE (Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation) da Universidade de Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Seus estudos interrogam a experiência subjetiva de alunos apoiando-se sobre sua capacidade de reflexão. Pesquisadora associada do GRIFARS-UFRN-CNPq.

CARLOS OSPINA CRUZ
Doctor en Educación, Rector de la Institución Educativa Rodrigo Arenas Betancur del municipio de Medellín y profesor de la Maestría en Educación y del Departamento de Pedagogía de la Universidad de Antioquia (Medellín, Colombia). Miembro del Grupo sobre Formación y Antropología Pedagógica e Histórica (FORMAPH).

DANIELA BARROS DA SILVA FREIRE ANDRADE
Professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância – GPPIN. Pesquisadora associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-Ed).

ÉRICA NAYLA HARRICH TEIBEL
Professora substituta do Departamento de Psicologia da UFMT. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância – GPPIN – UFMT e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá-MT.

FERNANDO AZEVEDO
Professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Coordenador de unidades curriculares da Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil, Didática e Formação de Leitores. Orientador do doutorado em Estudos da Criança / Literatura para a Infância. Doutor em Ciências da Literatura. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Coordenador da linha de pesquisa “Produções Culturais para as Crianças”. Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL).

GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)Biográficas em Educação (GEPNAE-UFERSA). Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

GILVETE DE LIMA GABRIEL
Professora da Universidade Federal de Roraima. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima. Pós-Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

IDUINA MONT’ALVERNE BRAUN CHAVES
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretora do Colégio Universitário Geraldo Reis (UFF). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Doutorado Sanduíche na Universidade de Illinois, USA. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/UFF/CNPq). Pesquisadora Colaboradora do Centre de Recherche en Education de Nantes (CREN), França. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

JOSÉ MACHADO PAIS
Professor, pesquisador e Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Diretor da Imprensa de Ciências Sociais. Professor Visitante em universidades europeias e sul-americanas. Agraciado com o Prêmio Gulbenkian de Ciências Sociais. Obras publicadas: Culturas Juvenis; Sociologia da Vida Quotidiana; Consciência Histórica e Identidade; Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens Trabalho e Futuro; Nos Rastos da Solidão; Sexualidade e Afetos Juvenis; Lufa-lufa Quotidiana; Enredos Sexuais, Tradição e Mudança.

LUCIANE DE CONTI
Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Psicanálise, Clínica e Cultura, do Instituto de Psicologia e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Université de Nantes, França. Suas pesquisas apresentam interface com as áreas de Psicanálise, Saúde Mental, Educação e Assistência Social e abrangem os temas: narrativas de si, políticas públicas, sofrimento psíquico e vulnerabilidades. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

MÁRCIO MORI
Professor de Comunicação e Expressão, Oficina de Leitura, Interpretação e Redação, Cinematografia na UNICARIOCA. Professor-tutor de Português Instrumental à distância do CEDERJ-UNIRIO. Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense. Licenciado em Letras pela UNISAL. Pós-Graduação em Informática Educativa.

MARIA TERESA VIANNA VAN ACKER
Professora de Didática da História na Universidade Paulista. Coordenadora de História do Ensino Fundamental no Colégio Objetivo. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de pesquisa A profissão docente: desafios contemporâneos (USP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPP-Universidade Federal Fluminense).

MÁXIMO AUGUSTO CAMPOS MASSON
Professor Associado de Sociologia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Educação (UFRJ). Pós-Doutorado na Faculdade de Educação – USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação da UFF; do Grupo de Ensino e Pesquisa em Didática da Geografia da USP e do Laboratório Imaginário Social e Educação da UFRJ.

ROSEMEIRE REIS
Professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Educação (FEUSP), com estágio de pós-doutorado pela Université Paris 13 (2016/2017) e pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Coordenadora do Grupo de pesquisa “Juventudes, Culturas e Formação” (PPGE/UFAL/CNPq). Membro do Collège Internacional de Recherche Biographique en Education (CIRBE, Universidade Paris 13) e da Rede de Pesquisa sobre Relação com o Saber (REPERES). Trabalha com as temáticas relacionadas à didática, juventudes, relação com o saber e pesquisa biográfica.

SIMONE MARIA DA ROCHA
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO – UFERSA/UERN/IFRN). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto) biográficas em Educação (GEPNAE-UFERSA-CNPq). Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.