Capa do livro: ENTRE O PODER E A SUBMISSÃO: <br> competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil

ENTRE O PODER E A SUBMISSÃO:
competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil

Autores: Daniela Jéssica Veroneze - Arnaldo Nogaro

O discurso das competências na educação é daqueles eivados de contradições, altamente polissêmico. Sua geografia é representada por um terreno pantanoso e cheio de ondulações, com fendas obscuras em decorrência da forma como elas se deram como acontecimento. A emergência das competências na educação carrega consigo diferentes pontos de vista, compreensões, dissonâncias, concordâncias, enfim, trata-se de um conceito polissêmico que necessita ser explicitado. Imbuída deste propósito a obra Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil delineia o percurso histórico e semântico do conceito de competência, desde sua gênese remota no mundo do trabalho, até o cenário contemporâneo.
O livro propõe-se a debater os desafios, contradições e limites desse termo na educação, fazendo a interlocução mais próxima com o pensamento matemático. Discute as finalidades da educação e da educação matemática; conceitua o currículo nas duas áreas; historiciza as políticas educativas de formação básica e superior para a matemática; estabelece as convergências de demandas para a formação inicial do docente que ensina matemática; aponta as influências das políticas no delineamento para atingir o perfil a ser formado; e discute, de forma ampla, os currículos por competências para a formação docente. O leitor depara-se com um minucioso trabalho de investigação a respeito do tema competências tendo a oportunidade de ter contato com autores e obras pouco divulgados no Brasil. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2485-8
DOI: 10.24824/978854442485.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENTRE O PODER E A SUBMISSÃO: <br> competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil
ARNALDO NOGARO
Doutor em Educação – UFRGS. Professor dos Cursos de Graduação do Mestrado em Educação da URI – Erechim e Frederico Westphalen. Autor dos livros: Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV); e Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na escola de Educação Infantil (CRV).

DANIELA JÉSSICA VERONEZE

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, em 2015. Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Frederico Westphalen, com apoio de bolsa PROSUP/CAPES, ano de defesa 2017. Faz parte dos grupos de pesquisa em: Ética e Educação e Investigação em Ensino de Matemática, Física, Estatística e Matemática Aplicada. Áreas de interesse de investigação: Currículo, Formação de Professores, Competências Educacionais, Ensino de Matemática e Avaliação. Atualmente é professora de Matemática no Ensino Básico da rede pública do Rio Grande do Sul.