Capa do livro: EDUCAÇÃO INFANTIL: <br> princípios e propostas – o que não pode faltar?

EDUCAÇÃO INFANTIL:
princípios e propostas – o que não pode faltar?

Autores: Dirce Hechler Herbertz - Maria Inês Côrte Vitória

A pesquisa sobre o cotidiano da Educação Infantil  nos têm  possibilitado caracterizar as dimensões presentes na prática pedagógica; mapear  a atuação dos professores; conhecer as percepções dos docentes sobre os inúmeros aspectos ligados à formação da criança.   Adotar uma escuta atenta e dar voz a todos os que participam do projeto educativo que cerca o aluno favorece o exercício constante de aceitação do outro, além de estimular uma prática docente menos solitária e mais solidária. A partilha de diferentes saberes contribui para um clima de respeito e confiança na comunidade escolar, reforçando a idéia de que a criação de um ambiente de diálogo e tolerância pode representar um dos elementos sob os quais toda a educação deveria se assentar.  Talvez possamos pensar que a valorização daquilo que as crianças trazem de seu contexto  para dentro da escola, dando relevo  às experiências por elas vividas,  estimulando a  participação, incentivando os avanços por elas conquistados,  pode representar um ponto de partida promissor quando se trata de promover uma educação que assume o desafio de estar em constante superação e atualização de um ideário pedagógico que coloque no centro o estudante e seu papel ativo na aprendizagem e auto- formação.
Nessa perspectiva, o papel da educação infantil é fundamental no que se refere a estimular a curiosidade, desenvolver a imaginação, promover o protagonismo infantil, incentivar o brincar  e a integração entre os pares. Talvez analisar  sistematicamente   a forma como tais práticas se projetam sobre os alunos, possa tencionar e problematizar  o próprio professor, que, retirando destes dados suas opções e recursos pedagógicos poderá aprimorar continuamente tanto o processo de construção de conhecimento das crianças a ele confiadas, quanto refinar a própria atuação docente, criando novos modelos de desenvolvimento humano baseados em ciência, inclusão social e cuidado do meio ambiente.

Impresso
de R$ 56,00 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 32,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2540-4
DOI: 10.24824/978854442540.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO INFANTIL: <br> princípios e propostas – o que não pode faltar?
DIRCE HECHLER HERBERTZ
Doutora em Educação pela PUCRS (2016), Estágio PDSE/CAPES -Universidad Santiago de Compostela/Espanha (2015); Mestre em Educação pela PUCRS (2012), Especialista em Educação Psicomotora: Psicomotricidade Relacional pelo Centro Universitário La Salle (2001); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário La Salle (2000); Graduada em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional pela Univerdade Luterana do Brasil (1998). Avaliadora da Revista eletrônica em Educação - Educação por Escrito/PUCRS. Avaliadora da Revista Textos&Contextos PUCRS. Experiência docente na Educação Básica. Experiência docente no Curso de Pedagogia com ênfase na formação de professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e/ou EJA. Experiência docente e prática na ênfase da habilitação em Orientação Educacional. Pesquisadora na área de Teorias e Praticas na formação de professores.

MARIA INÊS CÔRTE VITÓRIA
Possui Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil; Doutorado em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha. Pós-Doutorado pela Universidade Santiago de Compostela (USC), Espanha.
Atualmente é professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Gestora de Avaliação da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da PUCRS. Editora da Revista “Educação Por Escrito”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Escola de Humanidades da PUCRS. Integrante da equipe do Observatório de Educação (CAPES/PPGEdu/PUCRS). Coordena o Grupo de Pesquisa “Teorias e Práticas na Formação de Educadores” (PPGEdu PUCRS) que abarca o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre o Engagement (GEPEE/PUCRS), desenvolvendo estudos, pesquisa e extensão nas temáticas que envolvem o Engagement Estudantil e a Escrita Acadêmica em Contextos de Educação Superior.