Capa do livro: CIDADANIA E DEMOCRACIA VIABILIZADAS POR MEIO DA SÉTIMA ARTE

CIDADANIA E DEMOCRACIA VIABILIZADAS POR MEIO DA SÉTIMA ARTE

Autores: Maria Aparecida Santana Camargo - Tiago Anderson Brutti - Mariane Camargo D’Oliveira (Orgs.)

O Cinema nos encanta, nos prende, nos faz refletir. É meio para fazer efervescer discussões sociais, culturais e políticas, disseminar e construir conhecimentos. É neste sentido que o livro “Cidadania e Democracia Viabilizadas Por Meio da Sétima Arte” se constitui em uma importante contribuição. Estão presentes na obra reflexões, trabalhos científicos, experiências que discorrem sobre a presença da ciência no cinema, a criação cinematográfica, a linguagem fílmica refletida em uma ótica interdisciplinar, o cinema como prática social, promotor de discussões sobre direitos fundamentais, disseminador de cultura, conhecimentos e ideologias. Adicionalmente, a importante contribuição do cinema à educação ganha destaque em diversos capítulos, salientando-se o papel do cinema na escola, na interação entre professores e alunos e na formação de docentes. Portanto, apresenta-se aqui uma produção muito significativa, especialmente ao meio acadêmico. Os capítulos convergem para a interdisciplinaridade, transversalizando o cinema em abordagens múltiplas e contemporâneas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2598-5
DOI: 10.24824/978854442598.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CIDADANIA E DEMOCRACIA VIABILIZADAS POR MEIO DA SÉTIMA ARTE
ADALBERTO FERNANDES FALCONI
Possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1999). Especialização profissionalizante pela FESDEP – Fundação Superior da Escola da Defensoria Pública (2000), Mestrado (Minter) pela Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS e Universidade de Passo Fundo – UPF (2008). Exerceu a docência na Universidade de Cruz Alta- UNICRUZ por 15 (quinze) anos, de 2001 até 2015, somando as funções de Professor Adjunto, Coordenador do NAC – Núcleo de atividades complementares, Coordenador da Comissão de ética em pesquisa – CEP. Trabalhou a cadeira de Direito Penal (I, II) na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, unidade de Carazinho RS durante os anos de 2007 e 2008. Tem experiência na área de Direito Público com ênfase em Direito Penal (I ao IV), tendo, também, lecionado nas cadeiras de História do Direito, Filosofia Jurídica, Direito Internacional, Direitos Humanos, Criminologia e Direito Comunitário e da Integração. Possui proficiências em Inglês e Espanhol e, atualmente, estuda o idioma francês na Aliança francesa.

ANATANE PINTO HOPPE
Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Advogada inscrita na OAB/RS sob o número 103.800. Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ – Cruz Alta.

ANGELITA WOLTMANN
Doutoranda em Direito (PPGD – UNISINOS) pela Linha “Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização”, Orientanda do Prof. Dr. Vicente de Paulo Barreto. Cursou as disciplinas do doutorado em Ciências Jurídicas, na área de Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Mestre em Integração Latino-Americana pelo Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa “Direito da Integração”, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araújo. Especialista em Direito Constitucional aplicado pela Universidade Franciscana (UFN) sob a orientação da Profª Ma. Anarita Araujo de Oliveira. Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) sob a orientação da Profª Ma. Ana Paula Pacheco Clemente Sanchez. Atualmente, é professora dos cursos de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) e Universidade Franciscana (UFN). É pesquisadora do Curso de pesquisadora junto à Cátedra de Direitos Humanos da FAMES, do GPDA-UFSM (Grupo de Estudo em Direito dos Animais) e do Núcleo em Direitos Humanos, da UNISINOS. Atua e tem experiência na área do Direito Público – Constitucional, Internacional e Administrativo com ênfase nas temáticas envolvendo novos direitos; ou direitos especiais (bioética, biodireito, novas tecnologias, cibercrimes, ambiental e consumidor), direitos humanos e vulnerabilidade, direito, educação & arte (cinema e literatura, em especial) e metodologia científica. Atuou por um longo período como coordenadora de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito na UNIME – Lauro de Freitas e na UNICRUZ – Cruz Alta. É coordenadora e colaboradora em diversos projetos de pesquisa e extensão. Possui registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS 61.713), atuando nas áreas de constitucional/administrativo/biodireito/consumidor/civil (saúde)/família.

ANTONIO ESCANDIEL DE SOUZA
Possui graduação em Letras – Habilitação Português/ Inglês, pela Associação de Professores de Cruz Alta (1989); especialização em Linguística textual (1998) pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000) e Doutorado em Estudos da Linguagem – Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009). É professor titular III na Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ – desde 1997, com experiência na área de Linguística, ênfase em Linguística Aplicada ao ensino de línguas ( língua estrangeira e língua materna) e linguagem jurídica. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017. Atualmente é coordenador adjunto do referido PPG, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior e Seminário de Pesquisa I. Exerceu a função de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ de dezembro de 2010 a dezembro de 2013. Atuou como coordenador do Curso de Letras desta universidade nos períodos de 2001 a 2004 e 2005 a 2010, sendo também líder do Grupo de Estudos Linguísticos GEL/UNICRUZ, certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 84 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado). Tem experiência na Educação à Distância (EaD), ministrando as disciplinas de português e Competência Comunicativa, no Curso de Direito. Atuou como conselheiro do CONSUN – Conselho Universitário da UNICRUZ de 2001 a 2017. É coordenador Institucional de Bolsas de Ensino Médio CAPES/UNICRUZ. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, área de Letras. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. É membro da Academia Santa-Mariense de Letras desde 2006.

CARLA ROSANE DA SILVA TAVARES ALVES
Possui graduação em Letras-Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Associação de Professores de Cruz Alta – APROCRUZ (1984), graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (1998), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su – PUCRS (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Hispano-americana, Língua Portuguesa e Linguagem e Argumentação Jurídica. Na área de pesquisa, desenvolve projetos no âmbito da Literatura Comparada e estudos de gênero e crítica feminista (PIBIC, PAPCT/UNICRUZ, ARD – Auxílio Recém-Doutor – FAPERGS), bem como de representações socioculturais, através da linguagem. Atuou como Coordenadora do Curso de Letras da UNICRUZ nos períodos de 2010 a 2013 e 2014 a 2016, participa de bancas avaliadoras de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, na área de Literatura. É Coordenadora Institucional do PIBID-UNICRUZ (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES/MEC), desde 2010 até o presente momento e professora. Exerceu a função de Coordenadora Adjunta do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta, no períodos de 2013 a 2017. Atualmente é Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade, ministrando as disciplinas de Representações Culturais: Literatura e Cinema, Seminário de Pesquisa I e Seminário de Pesquisa II.

CAMILA BORGES SANTOS

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2007). Mestre em Educação sob a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2013). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2016). Atua como professora no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil UFSM/ MEC e nos Cursos de Pedagogia e Educação Especial EAD da UFSM/ UAB. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEIS/ UFSM, que está desenvolvendo os projetos Cartografando experiências formativas com cinema: até onde a sétima arte pode chegar? e Cinegrafando a educação – experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?. Destaca-se como atriz nas produções Teatrais e Interventivas do Saca-Rolhas Teatro & Cia. Tem experiência na área da Educação com destaque na formação de professores e experiência na área das Artes Cênicas com ênfase em Direção Teatral, Interpretação Teatral e Produção Cultural.

CÂNDICE MOURA LORENZONI
Possui Graduação em Educação Artística – Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1997), Especialização em Teatro Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Mestrado em Educação sob a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2007). Doutoranda em Educação sob a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. É professora assistente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Faz parte do grupo de pesquisa GEPEIS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social e que está desenvolvendo os projetos Cartografando experiências formativas com cinema: até onde a sétima arte pode chegar? e Cinegrafando a educação – experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?, entre outros.

CARLOS FELIPE SPALL
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia, pela Universidade Franciscana, UFN. Graduado em Jornalismo também pela Universidade Franciscana, UFN. Atuação profissional atual: Diretor de Comunicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana. 

CRISELEN JARABIZA
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta. Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006), Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, Livro, Leitura e Biblioteca, Ação Cultural, Gerenciamento de Bibliotecas, Normalização e Representação Descritiva.

CRISTIANE MARANGON
Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade de Cruz Alta (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Português e Inglês e suas respectivas Literaturas. E Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria.

DALILA BATISTA NONNENMACHER
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês pela Associação de Professores de Cruz Alta (1978) e Mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) concluído em 2000. Atualmente é professora titular da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, intertextualidade, paródia e literatura infanto-juvenil. É professora de Metodologia Científica e Português em diversos cursos da UNICRUZ. Professora bolsista da CAPS/MEC/PARFOR nos cursos de Letras – Português/Espanhol e Pedagogia.

DIONES DA SILVEIRA BIAGINI
De 2008 a julho de 2010, idealizou e executou os Programas Atitude Jovem e Porão do Rock na Rádio Popular FM de Cruz Alta/RS. Em 2009, exerceu atividades como Dirigente Cultural na Secretaria de Cultura de Cruz Alta/RS. No mesmo ano, foi Dirigente de Comunicação do Conselho Municipal de Cultura de Cruz Alta/RS. De janeiro de 2010 a novembro de 2012, exerceu atividades como Assessor de Imprensa na Secretaria de Esporte e Lazer de Cruz Alta/RS. Em 2011 e 2012, participou como voluntário de extensão nas atividades de Monitora de Ensino e Prática de Rádio do Projeto Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Ferreira Leite em Cruz Alta/RS. Foi repórter e produtor do Programa Ponto Crítico da Rádio Cruz Alta AM 1140 da cidade Cruz Alta/RS. Em 2015, foi Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ, cursando as disciplinas “Diversidades Culturais e Interações Sociais”; e “Estética e Manifestações Culturais”. É Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ/RS). Integrou o Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos (GPEHP) da UNICRUZ. Foi Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental, conveniado à Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e executado pela UNICRUZ. Atualmente é Coordenador Municipal de Meio Ambiente de Cruz Alta – RS.

DIRCE MARIA TEIXEIRA PAZ
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Borja (1980), especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa Em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1996) e mestrado em Mestrado em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (2008). Atualmente é professor titular da Universidade de Cruz Alta e professor titular do Governo do Estado do RS – Secretaria de Educação. Tem experiência na área de Biologia Geral. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente, Educação, Educação Ambiental, Indicadores, Transversal.

ELIAS ADAMS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2014); Técnico Administrativo em Educação junto ao Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade Cruz Alta – UNICRUZ.

ELIZABETH FONTOURA DORNELES
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Associação de Professores de Cruz Alta (1977), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora da Universidade de Cruz Alta, no PPG Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, história, identidade, língua e literatura, cultura, politica e movimentos sociais. Membro dos Grupos de pesquisa GEPELC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagem e Comunicação, liderado por Carla Rosane Tavares Alves, GEPAD liderado por Solange Mitman e do Grupo Oficinas de AD: conceitos em movimento, liderado por Maria Cristina Leandro Ferreira. Possui experiência em gestão da Educação Superior.

FÁTIMA TEREZINHA LOPES DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério pela Universidade Federal de Santa Maria (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Atualmente é professora adjunta do Centro de Ciências Humanas e Comunicação na Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia e Formação de Professores atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, formação de professores, pessoas com necessidades especiais, inclusão escolar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ-RS.

INDIARA RECH
Pedagoga (2014), Especialista em Gestão Educacional (2016) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Auxiliar de Ensino no Serviço Social do Comércio Sesc-AR/SC de Jaraguá do Sul e como Tutora à distância no Curso de Pedagogia EaD, da Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), coordenado pela Professora Valeska Fortes de Oliveira, desde o período da sua graduação até os dias atuais, participando na construção e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Extensão e, do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA), coordenado pela Professora Taciana Camera Segat, desde 2015.

IONICE DA SILVA DEBUS
Pedagoga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do GEPEIS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/UFSM). Trabalha na área da Educação com ênfase em Formação de Professores, Dispositivo grupal e Imaginário Social.

JAQUELINI FIUZA
Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela UNICRUZ – Universidade de Cruz Alta – RS. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. Graduada em Pedagogia pela UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1986) e graduação em Psicologia pela UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999). Docente no Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon. Salto do Jacuí – RS. Atuou como Psicóloga clínica na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Campos Borges – RS e Psicóloga Clínica na Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard-Salto do Jacuí – RS. Docente na sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE na Escola Municipal de Ensino Fundamental Siegfried Heuser – Psicopedagoga na Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard-Salto do Jacuí – RS. Docente na UNIC – Universidade de Cuiabá – Aeroporto-Sinop- MT. FACEM- Faculdade Centro Norte Mato-grossense – Sorriso- MT e Docente na Pós – Graduação – Curso Psicopedagogia Clínica e Institucional – Docência no Ensino Superior – Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Alfabetização, Letramento e Inclusão e Gestão de Pessoas – FASIPE – Faculdade de Sinop – MT – Docente na Pós- Graduação no Curso de Psicomotricidade- Censupeg – Docente Pós-Graduação no Curso Educação Especial e Processos Inclusivos. CPAF – Centro de Pós-graduação de Alta Floresta – MT. Psicóloga Clínica Infantil e Adolescente no Consultório de Psicologia, Rua das Castanheiras, nº 1001 – 1º Andar – Centro – Edifício Classic Center – Sinop/MT.

JOÃO PIETRO MEILI BRIDI
Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – pela Universidade de Cruz Alta (2014). Tem experiência profissional na área de Comunicação Integrada, Assessoria de Comunicação (Marketing, Endomarketing, Organização de Eventos, Assessoria de Imprensa), Jornalismo Digital, Redação Publicitária, Radiojornalismo, Jornalismo Impresso, Diagramação e Fotografia. Na vida acadêmica se dedica especialmente a temas relacionados à arte e cultura – especialmente cinema, educação, linguagens e modos de representação – já tendo participado como bolsista do Núcleo de Conexões Artístico-Culturais da UNICRUZ (NUCART) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos (GPEHP) da mesma Instituição.

LIZIANE MENEZES SOUZA
Pós-Graduanda em Ensino da Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), onde estudou Direito Penal e Direito de Família e Menores, na Faculdade de Direito, além de Filosofia Social e Política na Faculdade de Letras. Participante do Grupo de Estudos Direito penal e interdisciplinaridade: a relação entre dogmática e metadogmática, coordenado pelo Prof. João Alves Teixeira Neto (PUCRS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos – GPJUR (UNICRUZ). Tem experiência em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de criminologia, bioética e vulnerabilidade de pesquisados latino-americanos, cibercrimes, direito ambiental e, ainda, de direitos fundamentais a partir do acesso à educação e à arte (especialmente cinema e literatura). Atualmente é Advogada (OAB/RS 107.522).

LUCAS BORTOLINI KUHN
Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta. Mestrando em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle, na linha Efetividade do Direito na Sociedade, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Urquhart de Cademartori, onde realiza pesquisas em Teoria do Direito, Constitucionalismo, Filosofia e Direitos Fundamentais, com enfoque no garantismo. Bolsista CAPES/PROSUC. Advogado.

MARCELO EUGENIO SOARES PEREIRA
Mestre em Poéticas Visuais – PPGAV/UFRGS (2015), Especialista em Pedagogia da Arte – PPGEDU/UFRGS (2013), Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2009). Realizou intercâmbio cultural na Escola Nacional de Belas Artes de Montevidéu/Universidad de La Republica (Uruguai, 2009). Foi membro da Ação Educativa do Santander Cultural-Porto Alegre (2010-2013).

MARCELE CAMARGO D’OLIVEIRA
Bacharel em Direito pela UNICRUZ. Acadêmica voluntária do projeto PIBIC/UNICRUZ em 2013. Integrou o Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos (GPEHP) da UNICRUZ. Desde 2015 é servidora pública do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul.

MARCOS TOMÁS NOGUEIRA
Jornalista formado pela UNICRUZ. Bolsista do projeto PIBIC/UNICRUZ em 2013. Tem experiência na área de Comunicação.

MARGARETE LUDWIG
Profissional experiente na atuação jornalística com perfil multimídia. Já atuou como assessora de comunicação na Câmara dos Deputados e relações institucionais na Confederação Nacional da Indústria – CNI, período em que se dedicou a atender diversas demandas do cenário político. Tem vasta experiência em jornalismo impresso e radiofônico, sendo que já atuou como correspondente de Brasília para Rádio Sul-brasileira. Atualmente é docente da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ – e diretora da Marra Comunicação. Na trajetória acadêmica, foi aluna especial do Programa de Doutorado da Universidade Nacional de Brasília – UNB, na disciplina de jornalismo digital. Mestre em Docência Universitária da Universidade Tecnológica Nacional da Argentina. É mestranda do PPG de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ.

MARIA APARECIDA SANTANA CAMARGO
Bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1982), ilustrou livros, revistas, jornais e CDs. Além de participação em mostras coletivas e individuais no Brasil, expôs suas obras em desenho e pintura na Argentina, em Portugal e Espanha. Possui: Especialização em Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino pela Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo/UPF (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007). Professora Titular III, na UNICRUZ, há vinte e quatro anos, coordena projetos que têm apoio do PROBIC/FAPERGS, PROBITI/FAPERGS, CNPQ, PIBITI/CNPQ, PIBIC/ENSINO MÉDIO/CNPQ, PAPCT, PIBIC e PIBEX. Tem experiência pedagógica em EJA, EAD, Educação Básica, Graduação e Pós- Graduação, com ênfase em Arte-Educação, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Psicologia e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização artística, arteterapia, decodificação e interpretação imagética, semiótica, cinema, fotografia, leitura de imagens, inteligência, talento, teatro, artes visuais, cênicas e musicais, avaliação, expressão gráfica, desenho, pintura, pintura mural, cultura, interdisciplinaridade, sustentabilidade, catadores, cidadania, direitos humanos, inclusão-exclusão, diversidade cultural, questões étnicas, geracionais e de gênero. É autora de livros e artigos na área, sendo pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos/GPEHP e do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano/GIEEH, ambos da UNICRUZ. Durante seis anos atuou como conselheira no Comitê de Ética em Pesquisa/CEP, compondo o colegiado da Comissão Científica Institucional, é integrante fundadora do Núcleo de Conexões Artístico-Culturais/NUCART, Núcleo que criou e coordenou durante sete anos (2010 a 2016) e é acadêmica fundadora da Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras/ALPAS XXI. Durante 5 anos foi Professora Bolsista CAPES/PARFOR-MEC, Plataforma Freire, onde ministrou as disciplinas de Fundamentos da Arte-Educação e Educação e Música (Curso de Pedagogia), Sociologia (Curso de Letras) e Antropologia (Curso de Ciências Biológicas). Docente Integrante do Programa de Pós-Graduação (PPG Stricto Sensu) em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado – da Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ, onde ministra a disciplina de Estética e Manifestações Culturais e a disciplina de Diversidades Culturais e Interações Sociais. Coordenadora do Projeto “Cidadania e Democracia Viabilizadas Por Meio da Sétima Arte”, que contou com o apoio financeiro do PAPCT/UNICRUZ. Artista Plástica.

MARIA CHRISTINA SCHETTERT MORAES
Possui graduação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), Graduação Plena de Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1981) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). É Professora Estadual aposentada e professora adjunta da Universidade de Cruz Alta. Foi coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade de Cruz Alta, até março de 2017. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em (Bio)Estatística, Fundamentos Pedagógicos da Matemática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

MARIA INÊS SIMON
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (1977). É especialista em Gestão Escolar pela UNICID (2012) e Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (2017). Professora estadual aposentada no Estado do Rio Grande do Sul, com atuação nas séries iniciais, ensino médio, orientação educacional e direção escolar. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/ Campus Ibirubá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no processo Ensino-Aprendizagem e Educação Inclusiva.

MARIA THERESA SOARES SCHETTERT DE OLIVEIRA
Possui Licenciatura em Ciências 1º Grau pela Universidade de Cruz Alta (1980), Licenciatura Plena – Habilitação Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1982), Especialização em Matemática pela Universidade de Ijuí (1986), Especialização em Matemática para o Ensino Superior pela Universidade de Ijuí (1999), Especialização em Teorias e Metodologia da Pesquisa em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999) e Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

MARIANE CAMARGO D’OLIVEIRA

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, com concentração na área de Políticas Públicas e Inclusão Social, pela Universidade FEEVALE/RS. Mestre em Direito pela UNISC/RS. Especialista em Direito Empresarial pela UCAM/PROMINAS. Pós-Graduanda em Políticas Públicas para La Igualdad en América Latina, pelo Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO) – Argentina. Colaboradora Externa do Projeto “Cidadania e Democracia Viabilizadas Por Meio da Sétima Arte”, que contou com o apoio financeiro do PAPCT/UNICRUZ. Advogada.

MARIELA CAMARGO MASUTTI

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Preservação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria RS, com concentração na linha de pesquisa em Conforto Ambiental – Térmico. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Projetos e Licenciamento Ambiental. É integrante do GEESE – UFSM (Grupo em Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações). Atualmente atua como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade de Cruz Alta. Possui interesses que perpassam as áreas da arquitetura, urbanismo, paisagismo, conforto ambiental, sustentabilidade, eficiência energética, construção, artes, design, entre outros.

MARIELE OLIVEIRA PULGA
Bacharel no Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta; Bolsista do projeto de Extensão “Cinema (e Literatura) em Movimento: levando os direitos fundamentais da sala de aula para a comunidade” (fevereiro 2013 até março 2015); Estagiária da Universidade de Cruz Alta, no Observatório Social de Cruz Alta (de agosto de 2013 até janeiro de 2014); Estagiária em Escritório de Advocacia (de fevereiro de 2014 até dezembro de 2014); Estagiária do gabinete da 2ª Vara Cível do Fórum da Comarca de Cruz Alta/RS (fevereiro de 2015 até fevereiro 2017); Sócia/Advogada Estagiária do Escritório de Advocacia Servieri (junho de 2017 até atualmente).

MATHEUS ARANHA DE ABREU
Jornalista formado pela UNICRUZ. Foi Bolsista PIBIC-UNICRUZ no ano de 2014. Tem experiência na área de Comunicação.

PÂMELA DE BORTOLI MACHADO
Doutoranda em Educação e Cinema pela UNICAMP. Possui experiência com formação de professores da rede pública de Campinas. Realizou doutorado sanduíche em British Film Institute – London, sob o enfoque de metodologias inovadoras envolvendo alfabetização e letramento com crianças, jovens e adultos.

RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, ambos com bolsa CAPES, atuando na área de concentração História, Teoria e Crítica. Bacharel em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com período de mobilidade acadêmica na Universidade Técnica de Lisboa – UTL, no curso de Antropologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP. Professor da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP (2016-). Lecionou nos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura – da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2014-2015). Artista visual. Suas pesquisas orbitam a arte contemporânea e suas interseções com o corpo, a aids, a sexualidade e o cotidiano.

SUSAN VARGAS PARIZZI
Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena, pela Universidade de Passo Fundo (2008), Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício – Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho (2011) e Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pela Universidade de Cruz Alta (2017).

TÂNIA MICHELINE MIORANDO

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria, e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. É especialista e graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Está vinculada ao GEPEIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social), da Universidade Federal de Santa Maria e é professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Tem proficiência em Tradução e Interpretação na Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (PROLIBRAS), pela Universidade Federal de Santa Catarina. É sócia-fundadora da Associação Gaúcha dos Intérpretes da Língua de Sinais (AGILS). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de Professores, Educação de Surdos, Educação Especial, Imaginário Social, Educação, Imagens, História de Vida, Interação Social, Docência e Formação de Professores Surdos.

TIAGO ANDERSON BRUTTI

Doutor em Educação nas Ciências – Filosofia (2014) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, com doutorado sanduíche (2012) junto à Facultad de Formación de Profesorado y Educación da Universidad Autónoma de Madrid – UAM; pós-doutor em Filosofia (2018) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; mestre em Educação nas Ciências – Direito (2007) pela UNIJUÍ; bacharel em Filosofia (2013) pela UNIJUÍ; bacharel em Direito (2003) pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA; especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (2007) pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ; atua como professor, pesquisador e extensionista na UNICRUZ, particularmente no curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado; desenvolve pesquisas e ações nas áreas da Ética, da Filosofia Política, da Educação e do Direito, tendo como autor e temas principais: Condorcet, iluminismo, estatutos e instituições da república, cidadania e hermenêutica; é vice-líder do GPJur (grupo de pesquisa jurídica em Cidadania, Direitos Humanos e Democracia) da UNICRUZ. Colaborador do Projeto “Cidadania e Democracia Viabilizadas Por Meio da Sétima Arte”, que contou com o apoio financeiro do PAPCT/UNICRUZ.

VALESKA FORTES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), criado em 1993 e consolidado no CNPq. Realiza junto com o Grupo GEPEIS projetos de formação cultural no âmbito da UFSM e fora dela: Ouvindo Coisas: outras formas de estar juntos e Cirandas do Imaginário. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa no CNPq até 2012. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM de 1998 até 2001. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, desde 1997. Coordena a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisa e desenvolve estudos e investigações no campo do imaginário social com o foco nas narrativas de vida de professores. Tem desenvolvido estudos e pesquisas focadas no cinema e formação de professores. Integra a Rede Latino-americana de Cinema e Audiovisual – KINO. Coordenadora do GT 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED na gestão 2014-2015. Parecerista ad hoc do GT08 Formação de Professores. Coordena no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, convênios com a Argentina, o México e Chile no âmbito da UFSM e participa como integrante da Associação de Universidades Grupo Montevideo no Núcleo Disciplinar Educação para a Integração. É membro da Associação Iberoamericano de Docência Universitária (AIDU) e da Rede Sul-brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Pesquisadora da Rede GEU UFSM – Grupo de Estudos sobre Universidade / UFSM. Membro da Associação Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (Biograph).ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8295-1007.

VANESSA STEIGLEDER NEUBAUER
Possui Graduação em Dança [2001] pela Universidade de Cruz Alta, Especialização em Psicopedagogia Abordagem institucional e clínica [2006] também pela Universidade de Cruz Alta, Especialização em Atendimento Educacional Especializado [2008] pelo MEC SEESP, Especialização em Mídias na Educação [2012] pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação nas Ciências [2010] pela Universidade Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos [2015]. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ PARFOR) e docente da Universidade de Cruz Alta. Pesquisadora das instituições Universidade de Cruz Alta, Universidade Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência nas áreas de Dança, Arte terapia, Filosofia, Hermenêutica Filosófica, Hermenêutica Jurídica, Política, Ética e Psicopedagogia. Coordenadora do “Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Humanidades Sorge Lebens, a dimensão do conhecimento implicada ao cuidado para com a vida”, da Universidade de Cruz Alta.

VANEZA CAUDURO PERANZONI
Graduada em Educação Especial, Especialização em Def. Mental, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFSM, Pós-doutorado em Educação pela UFSM. É professora titular III na Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ – desde 2002, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, ludopedagogia, jogos cooperativos, equoterapia, cinoterapia e altas habilidades. Docente do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado –, da UNICRUZ, atuando na linha de pesquisa Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, ministrando as disciplinas de desenvolvimento humano e suas interfaces na sociedade contemporânea. Possui ampla experiência em ensino, pesquisa e extensão, atuou como professora no ensino fundamental por vários anos. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNICRUZ, prestando apoio pedagógico e psicopedagógico aos alunos com necessidades especiais, bem como para professores e funcionários da universidade. Responsável pelo Espaço Ludopedagógico da UNICRUZ e também pelos estágios em ludopedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos. Possui curso básico e avançado de equoterapia e atua na direção e coordenação pedagógica do Centro de Equoterapia da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos da Armas/UNICRUZ desde sua criação em 2011.

VERONICE MASTELLA DA SILVA
Possui Doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) no PPGL da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra (UPF), Barcelona (ES) mediante fomento do PDSE-CAPES; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo/ UMESP (2000); Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade de Cruz Alta/ UNICRUZ (1999) e Graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM (1984). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, cultura e sociedade; linguagem no contexto social; popularização da ciência; humanidades; jornalismo e rotinas produtivas. Atualmente é representante dos docentes no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Cruz Alta; Membro da Comissão Editorial da Universidade de Cruz Alta, representando o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH); Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Jornalismo; Membro da Comissão Permanente de Extensão (COPEX – UNICRUZ).

VIVIAN CRISTINA BELTER LUNARDI
Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela a Universidade de Cruz Alta (2018). Especialização em Arte, Educação e Empreendimento ( 2009). Graduada em Artes Visuais e Desenho pela Fundação Educacional Machado de Assis (2008) em Santa Rosa, RS. Atualmente é professora de Arte no Centro de Educação Básica Francisco de Assis e nomeada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Coordena o projeto Baú da Leitura com ênfase à iniciação ao teatro. Atua no ensino e pesquisa, com experiência na área de Arte, Cultura e Educação.