Capa do livro: A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: <br>princípios e fundamentos

A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO:
princípios e fundamentos

Autores: Saddo Ag Almouloud - Luiz Marcio Santos Farias - Afonso Henriques (Orgs.)

Este livro situa-se na Didática das disciplinas, mais especificamente, na Didática da Matemática desenvolvida na escola francesa. A Didática da Matemática é entendida como a ciência da educação que estuda as situações que visam à aquisição de conhecimentos pelos alunos, estudantes ou adultos em formação, tanto do ponto de vista das características dessas situações como da aprendizagem que elas possibilitam. Ela estuda também as condições que favorecem a aquisição de conceitos matemáticos pelos alunos. Neste livro, discutem-se alguns constructos teóricos e usos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard (1999). Essa teoria é uma das contribuições importantes para a Didática das Ciências e para a Matemática, pois além de ser uma evolução da Teoria da Transposição Didática, insere a Didática no campo da Antropologia. Ela focaliza o estudo das organizações praxeológicas didáticas pensadas para o ensino e a aprendizagem de organizações matemáticas. A TAD ocupa hoje uma posição decisiva na investigação em Didática da Matemática e Didáticas de outras áreas de conhecimentos. Desde a sua criação, já foram organizados vários congressos internacionais sobre esta teoria. No Brasil, vários pesquisadores em Educação e Educação Matemática desenvolvem as suas pesquisas apoiando-se na TAD. Mas os resultados das pesquisas realizadas nem sempre são divulgados de forma a ter maior alcance. Além disso, nem sempre os estudiosos têm acessos aos textos teóricos sobre a TAD em língua portuguesa. Neste contexto, o objetivo deste livro é discutir resultados e avanço da TAD, tão do ponto de vista teórico, bem como de pesquisas sobre o ensino e a formação de professores. Para isso, temos o seguinte título para a obra: A Teoria Antropológica do Didático: Princípios e Fundamentos.

Impresso
de R$ 175,71 por
R$ 135,16
Digital
de R$ 99,48 por
R$ 101,37

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2229-8
DOI: 10.24824/978854442229.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 582
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: <br>princípios e fundamentos

SADDO AG ALMOULOUD
Doutor em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I, França, Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC/SP. Doutor em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I, França, Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC/SP.

LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Doutor em Didática das Ciências e Matemática pela Universidade de Montpellier II, França. Professor Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, Bahia, Brasil.

AFONSO HENRIQUES
Doutor em Matemática e Informática, especialidade: Didática da Matemática, pela Universidade Joseph Fourier, Grenoble I, França. Professor Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia, Brasil.

YVES CHEVALLARD
Doutor em Matemática, Professeur des universités, IUFM d'Aix-Marseille - França, pesquisador em Didática da Matemática, lauréat du prix Freudenthal 2009. França.

JOSEP GASCÓN
Doctor en Matemáticas por la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). profesor de didáctica de las matemáticas en el Departamento de Matemáticas de la UAB, Espanha.

YVES MATHERON
Doutor da Universidade AIX-MARSEILLE I - Formação doutoral: Sistemas de aprendizagem, sistemas de avaliação. Professeur des Universités - École normale supérieure de Lyon (Siège) - Institut français de l'Éducation – França.

HAMID CHAACHOUA
Doutor em Didática das Disciplinas Cientificas. Especialidade: Didática da mMatemática pela Université Joseph Fourier de Grenoble, França. Professor da Université Joseph Fourier de Grenoble

ANNIE BESSOT
Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Bordeaux I – França. Collaboratrice bénévole, Université Grenoble Alpes (UGA).

MICHÈLE ARTAUD
Doutora em Matemática, especialidade: Didática da Matemática pela l’université d’Aix-Marseille II, França. Professora no l’IUFM d’Aix-Marseille, l’Université de Provence puis Aix-Marseille Université (IUFM et maintenant ÉSPÉ).

EDMO FERNANDES CARVALHO
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, Brasil – Pesquisador do Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática, Brasil.

ELIANE SANTANA DE SOUZA
Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela UFBA/UEFS. Professora de matemática no Ensino Superior na área de Educação Matemática.

CATARINA LUCAS
Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

CECILIO FONSECA
Universidad de Vigo, Espanha.

J. M. CASAS
Universidad de Vigo, Espanha.

CLEUSIANE VIEIRA SILVA
Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

BERTA BARQUERO
Doctoral (Doctoral en Matemáticas) – Facultad de Ciencias, Departamento de Matemáticas, Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, España, Professora do Department of Didactics of Natural Sciences and Mathematics.

MARIANNA BOSCH CASABÒ
Doctora en Ciências (Matemáticas) por la Universidad Autónoma de Barcelona. Professora do Dto. de Estadística Aplicada, IQS School of Management, Universitat Ramon Llull (Barcelona).

ALAIN BRONNER
Doutor em Ciências e Tecnicas comuns pela Universidade Joseph Fourier de Grenoble I. Professeur des universités na Faculté d’Education – Université de Montpellie – França.

TOMÁS ÁNGEL SIERRA DELGADO
Doutor em Didática da Matemática pela Universidad Complutense de Madrid. Professor Facultad de Educación, Dpto. Didáctica de Ciencias Experimentales, Sociales y Matemáticas, Universidad Complutense de Madrid.

RENATO BORGES GUERRA
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professor titular do Instituto de Educação Matemática e Científica, Brasil.

DENIVALDO PANTOJA DA SILVA
Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará, Brasil.

DANIELLY KASPARY
Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

MARILENA BITTAR
Doutorado em Didática de Disciplinas Científicas pelo Université Joseph Fourier - Grenoble I, França. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

MARCELO CÂMARA DOS SANTOS
Doutorado em Sciences de L'education pelo Université de Paris X, Nanterre, França. Professor E-2 da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

MARCUS BESSA DE MENEZES
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

JOSÉ CARLOS DE SOUZA PEREIRA
Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Professor E.B.T.T. de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil.

JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES
Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor de Matemática da Universidade do Estado do Pará, Brasil.

JOSÉ AUGUSTO NUNES FERNANDES
Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Membro da Câmara de Extensão do ICEN da Universidade Federal do Pará, Brasil.

MARLENE ALVES DIAS
Doutorado em Matemática - Didática da Matemática pela Universidade Denis Diderot, França. Professor contratado da Universidade Bandeirante de São Paulo, Brasil.

VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JÚNIOR
Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Brasil. Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Doutorado em Didactique Des Disciplines Scientifiques pelo Université Joseph Fourier - Grenoble I, França - Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.