Capa do livro: A PESQUISA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS MESTRES:<br>reflexões para os estudos da educação básica

A PESQUISA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS MESTRES:
reflexões para os estudos da educação básica

Autores: Glória Maria de Pádua Moreira - Maria José de Morais Pereira

A experiência de ter realizado uma pesquisa científica, muda a gente, nos transforma. Não apenas porque coletamos dados novos, nos inserimos no mundo da ciência, mas, e principalmente, porque aprendemos a lidar com o universo da racionalidade cartesiana, que a Cultura Ocidental assumiu e desenvolveu a ponto de não haver outra cultura tão identificada com este proceder. O Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna, através de seus professores-doutores e seus alunos, futuros mestres, desenvolveu, por seis anos, este exercício de fazer parte do mundo da Ciência. Optou pela área de concentração formação docente: conhecimento e profissionalização, tendo como linhas de pesquisa: produção do conhecimento, currículo e processo ensino aprendizagem e políticas de formação docente e profissionalização. Os trabalhos aqui apresentados são o resultado deste exercício, que foi orientado pelos diversos professores-doutores do Programa de Pós-graduação strictu-senso, com as transformações necessárias para se tornarem capítulos de um livro. Conforme o leitor poderá constatar, fala-se de metodologia, construção de conhecimento, papel do professor dentro da sociedade, histórias de professores, formação docente, exercício da docência, tendo, em sua base, a questão da formação do professor, orientada para o exercício da docência no ensino básico, hoje, de capital importância para o nosso país. São histórias e experiências vividas de pessoas que buscam o saber, dentro das regras da produção do conhecimento científico.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-200-9
DOI: 10.24824/978858042200.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A PESQUISA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS MESTRES:<br>reflexões para os estudos da educação básica

Glória Maria de Pádua Moreira (Org.)

Possui doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Filosofia - Université Catholique de Louvain (1976) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970). Atualmente é professor (regime parcial) na Pós-Graduação da Universidade de Itaúna e no curso de Direito. Tem experiência na área de Filo­sofia (Ética) e interesse em Ecologia Social e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, metodologia científica, psicologia aplicada ao direito, ecologia social, identidade cultural, cultura e desenvolvimento sustentável.

 

Maria José de Morais Pereira (Org.)

Doutora em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestre em Educação pela PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), Especialista em Educação pela Universidade de Itaúna (1994), Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1971) e Graduada em Ciências Sociais pelo INESP (1968). Atualmente é professora ti­tular da Universidade de Itaúna e coordenadora do Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, relações de poder na escola, profissionalização, história oral e trajetórias, metodologia de pesquisa.

 

Anna Alves Vieira dos Reis

Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna - (2007). Mestre em Nuevas Tecnologias de la Information y de la Comunicación, pela Universidad de Educa­ción a Distancia de Madrid (Madrid-ES, 2002). Especialista em Filosofia e História da Educação pela Puc Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte-MG, 1975). Especialista em Supervisão Escolar pela Puc Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte-MG, 1976). Graduação em Pedagogia pelo INESP - Instituto de Ensino Superior e Pesquisa (Divinópolis-MG, 1971). Graduação em Pedagogia pelo IEMG - Instituto de Edu­cação de Minas Gerais (Belo Horizonte-MG, 1971). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação docente de nível médio e superior, na Gestão Escolar da Educação Básica e Superior, em Programas de Integração Comunitária e de Inclusão Social. Atua principalmente nos seguintes temas: história oral, psicope­dagogia, didática e metodologia de ensino-aprendizagem, integração universidade­-comunidade, trajetórias, orientação vocacional e estágio supervisionado.

 

Maria José Moreira

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna. Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Graduação em Filosofia pela UEMG. Professora (dedicação parcial) da Faculdade Pitágoras das seguintes dis­ciplinas: Filosofia, Ética, Metodologia Científica, Antropologia. Professora de Ci­ências Humanas(Educação básica) da Rede Municipal de Divinópolis. Experiência na Direção Pedagógica e Formação Continuada de Professores. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, ética empresarial, conhecimento científico, disciplina, gestão, autonomia, adolescência, conscientização, política.

 

Glaciane Moreira Franco

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna (2010), Pós-Gra­duação em Psicopedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e Gradu­ação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2002). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaúna, como Coordenadora Peda­gógica das Creches Municipais e Conveniadas. Tem experiência na área de Educa­ção, com ênfase em Educação Infantil. Participa de vários Congressos Nacionais e Internacionais voltados à Educação.

 

Adriana Santana de Morais

Possui Mestrado em Educação e graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), pela Universidade de Itaúna (2010). Tem espe­cialização em Matemática pela Fundação Educacional Comunitária formiguense, em Formiga/MG(360 horas) e experiência na área de Matemática. Participou de Congressos da ANPED(2009) e ANPAE(2010), além de Congressos internacionais, como o de Cuba, Universidad 2010, 7mo Congreso Internacional de Educación Superior, onde apresentou trabalho. Atua como professora de Matemática pela rede municipal de Itaúna (ensino fundamental) há 20 anos e pela rede estadual há 15 anos (ensino médio). Interessa-se, principalmente, pelos seguintes temas: etnomatemáti­ca, formação, matemática, prática educativa.

 

Liamar Lima de Castro Melo

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna, fez Especializa­ção em Metodologia do Ensino da Geografia no Processo Educativo, pela Faculda­de São Luís, ANEAS, Sao Paulo; e Especialização em Teoria e Prática do Ensino Superior, pela Faculdade da Região dos Lagos Cabo Frio, rio de Janeiro, FRLCF; tem Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de For­miga, FFCL e Graduação em Geografia pela Fundação Ulisses Guimarães, FUG. Atualmente é Agente de Saneamento da Companhia de Saneamento de Minas Ge­rais - COPASA-MG. É professora de História e Geografia, com experiência nestas áreas, com ênfase em História. Interesse na área de Educação Ambiental, Desenvol­vimento Sustentável, preservação da água potável.

 

Deilon Lopes

Mestre em Educação pela Universidade de Itauna, possui graduação em En­genharia Industrial Mecanica pela UNIVERSIDADE DE ITAUNA (1999), pós­-graduação em Meio Ambiente, especialização em Fundição pela JICA/Japão, especialização em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profis­sional. Atualmente é professor da Fundação Universidade de Itaúna e Supervisor Técnico do SENAI - CENTRO TECNOLOGICO DE FUNDICAO MARCELINO CORRADI. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Engenharia, Fundição e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: fun­dição, areias de fundição, moldagem e macharia, qualidade, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, meio ambiente, controle ambiental, educação tecno­lógica e educação ambiental.

 

Ramony Maria Silva Reis Oliveira

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1992), graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Montes Cla­ros - UNIMONTES (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras desta Universidade (1996). Foi Coordenadora Adjunta do Sistema Universi­dade Aberta do Brasil - UAB, desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, pesquisadora de Educação a Distância pela mesma e professora pela mesma Universidade. Professora de Pós Graduação, nas Facul­dades Unidas do Norte de Minas. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em linguística. Foi, ainda, Secretária de Educação do Município de Engenheiro Navarro no período de 2007 a 2008.

 

Rômulo Monteiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Itaúna (1987). Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna (2010). Comerciante. Tem particular interesse em Educação, principalmente no seu aspecto de custos.