Autores: Glória Maria de Pádua Moreira - Maria José de Morais Pereira
A experiência de ter realizado uma pesquisa científica, muda a gente, nos transforma. Não apenas porque coletamos dados novos, nos inserimos no mundo da ciência, mas, e principalmente, porque aprendemos a lidar com o universo da racionalidade cartesiana, que a Cultura Ocidental assumiu e desenvolveu a ponto de não haver outra cultura tão identificada com este proceder. O Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna, através de seus professores-doutores e seus alunos, futuros mestres, desenvolveu, por seis anos, este exercício de fazer parte do mundo da Ciência. Optou pela área de concentração formação docente: conhecimento e profissionalização, tendo como linhas de pesquisa: produção do conhecimento, currículo e processo ensino aprendizagem e políticas de formação docente e profissionalização. Os trabalhos aqui apresentados são o resultado deste exercício, que foi orientado pelos diversos professores-doutores do Programa de Pós-graduação strictu-senso, com as transformações necessárias para se tornarem capítulos de um livro. Conforme o leitor poderá constatar, fala-se de metodologia, construção de conhecimento, papel do professor dentro da sociedade, histórias de professores, formação docente, exercício da docência, tendo, em sua base, a questão da formação do professor, orientada para o exercício da docência no ensino básico, hoje, de capital importância para o nosso país. São histórias e experiências vividas de pessoas que buscam o saber, dentro das regras da produção do conhecimento científico.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-200-9
DOI: 10.24824/978858042200.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Glória Maria de Pádua Moreira (Org.)
Possui doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Filosofia - Université Catholique de Louvain (1976) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970). Atualmente é professor (regime parcial) na Pós-Graduação da Universidade de Itaúna e no curso de Direito. Tem experiência na área de Filosofia (Ética) e interesse
Maria José de Morais Pereira (Org.)
Doutora em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestre em Educação pela PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), Especialista em Educação pela Universidade de Itaúna (1994), Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1971) e Graduada
Anna Alves Vieira dos Reis
Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna - (2007). Mestre
Maria José Moreira
Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna. Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Graduação em Filosofia pela UEMG. Professora (dedicação parcial) da Faculdade Pitágoras das seguintes disciplinas: Filosofia, Ética, Metodologia Científica, Antropologia. Professora de Ciências Humanas(Educação básica) da Rede Municipal de Divinópolis. Experiência na Direção Pedagógica e Formação Continuada de Professores. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, ética empresarial, conhecimento científico, disciplina, gestão, autonomia, adolescência, conscientização, política.
Glaciane Moreira Franco
Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna (2010), Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2002). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaúna, como Coordenadora Pedagógica das Creches Municipais e Conveniadas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
Adriana Santana de Morais
Possui Mestrado em Educação e graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1996), pela Universidade de Itaúna (2010). Tem especialização em Matemática pela Fundação Educacional Comunitária formiguense, em Formiga/MG(360 horas) e experiência na área de Matemática. Participou de Congressos da ANPED(2009) e ANPAE(2010), além de Congressos internacionais, como o de Cuba, Universidad 2010, 7mo Congreso Internacional de Educación Superior, onde apresentou trabalho. Atua como professora de Matemática pela rede municipal de Itaúna (ensino fundamental) há 20 anos e pela rede estadual há 15 anos (ensino médio). Interessa-se, principalmente, pelos seguintes temas: etnomatemática, formação, matemática, prática educativa.
Liamar Lima de Castro Melo
Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna, fez Especialização em Metodologia do Ensino da Geografia no Processo Educativo, pela Faculdade São Luís, ANEAS, Sao Paulo; e Especialização em Teoria e Prática do Ensino Superior, pela Faculdade da Região dos Lagos Cabo Frio, rio de Janeiro, FRLCF; tem Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga, FFCL e Graduação em Geografia pela Fundação Ulisses Guimarães, FUG. Atualmente é Agente de Saneamento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA-MG. É professora de História e Geografia, com experiência nestas áreas, com ênfase
Deilon Lopes
Mestre em Educação pela Universidade de Itauna, possui graduação em Engenharia Industrial Mecanica pela UNIVERSIDADE DE ITAUNA (1999), pós-graduação
Ramony Maria Silva Reis Oliveira
Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1992), graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras desta Universidade (1996). Foi Coordenadora Adjunta do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, pesquisadora de Educação a Distância pela mesma e professora pela mesma Universidade. Professora de Pós Graduação, nas Faculdades Unidas do Norte de Minas. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase
Rômulo Monteiro
Possui graduação