Capa do livro: DIÁLOGOS DA FORMAÇÃO DOCENTE COM DIFERENTES SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

DIÁLOGOS DA FORMAÇÃO DOCENTE COM DIFERENTES SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autores: Fernanda A. O. Rodrigues Silva - Jacks Richard de Paulo - Rosa Coutrim - Marcelo Donizete da Silva - Marcelo Loures dos Santos - Adriene Santanna (Orgs.)

Diante do cenário de transformações da realidade educacional brasileira, o debate acerca das políticas de formação docente se apresenta cada vez mais desafiador. Este livro, objetiva refletir sobre esses desafios. A temática da diversidade e meio ambiente proposta para realização do XIº Simpósio de Formação Docente – SIMPOED – realizado na cidade de Mariana – MG revelou, de maneira criteriosa, como é necessário o aprofundamento da análise teórica e epistemológica dessa questão.
Desse modo, e por ser a formação docente o objeto dessa obra, os organizadores pensaram esse livro em três partes que dialogam entre si, sendo que: na primeira parte estão reunidos textos que analisam a questão da “Formação e Trabalho Docente” além dos principais desafios para se pensar as políticas educacionais de formação; na segunda parte “Outros Sujeitos, Novas Demandas na Escola”, as discussões giram em torno da diversidade frente às transformações da atividade educativa; na terceira parte a proposta é de analisar a “Atuação Docente em Outros Espaços Educativos” em especial no que tange discutir os diferentes lugares em que o trabalho educativo acontece, em especial os espaços não formais.
Pela proposta organizativa da obra, seu título “Diálogos da Formação Docente com Diferentes Sujeitos e Espaços Educativos” justifica a natureza argumentativa, eloquente e desafiadora voltada para docentes, discentes, pesquisadores e pessoas engajadas com o debate político da educação contemporânea.
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2377-6
DOI: 10.24824/978854442377.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 408
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS DA FORMAÇÃO DOCENTE COM DIFERENTES SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

ADRIENE SANTANNA
Pedagoga pela UNESP, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), e mestrado em Educação, na linha de História da Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é pedagoga e coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Ouro Preto (UFOP).

ANA MARIA MENDES SAMPAIO
estra em Educação pela UFOP; Especialista em Política do Planejamento Pedagógico pela UNEB; Graduada em Pedagogia pela UEFS. Integrante do Grupo de Pesquisa FOPROFI/Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto/ CNPq. Pesquisadora do OBEDUC/CAPES /Projeto em rede UECE, UFOP e UNIFESP; Pesquisadora do NEPA/Departamento de Educação/ UEFS.

 ANNA PAULA VENCATO
Doutora em Antropologia (UFRJ), mestre em Antropologia Social (UFSC) e licenciada em Pedagogia. Professora Adjunta da FaE - UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, sexualidades, socialidades e subjetivações. Pesquisadora dos Grupos: Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade; Gênero, Sexualidades, Corpos e Mídias Contemporâneas. Temas de pesquisa: gênero, sexualidade, diferenças, direitos sexuais e crossdressing.

ANTONIEL ASSIS OLIVEIRA
Militante do Setor de Educação do MST. Graduado em Licenciatura em Educação do Campo e mestre em Educação, pela FAE/UFMG. Atua como Professor, Coordenador Pedagógico, Pesquisador, entre outros. É Professor Orientador no Curso de Agronomia do PRONERA/UFTM e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da UFMG.

BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA
Doutor em Educação pela UFMG. Professor Adjunto da UFOP e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFOP) e Coordenador do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFOP. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais.

BRUNA DE OLIVEIRA LAGE
Mestre em Educação pela UFOP. Especialista em Gestão Escolar (UFOP). Graduada em Pedagogia pela UEMG. Atuou como bolsista Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e como professora da Educação Infantil no ensino público e privado. Atualmente é servidora pública no cargo de Pedagoga. Temas de interesse: gestão escolar, Educação do Campo, identidade e profissão do Pedagogo.

CAMILA FLAUSINO
Graduada em História pela UFOP. Mestre em História pela UFJF. Especialista em PROEJA pelo IFMG – Campus Bambuí. Atuou como Supervisora de TCCs e Supervisora Pedagógica do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. É professora da rede Estadual e Municipal de Conselheiro Lafaiete.

CARLEUGÊNIA ROCHA GOMES
Cursa Direito na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É monitora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI-UFOP) e foi membro voluntária do Projeto Direitos da Pessoa com Deficiência (programa vinculado ao NDH - Núcleo de Direitos Humanos da UFOP).

CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES
Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na Graduação e Pós-Graduação. Doutora em Educação atuando nas áreas sobre formação inicial e continuada de professores e profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos, avaliação política, política e gestão educacional.

CHRISTIANNE CÂMARA LOPES ALBUQUERQUE MIRANDA
Possui graduação em Letras-Libras pela UFSC, graduação em Psicologia UFMG, e Especialização em Psicologia Clínica  Existencial e Gestáltica pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Atualmente cursa especialização Ensino de Português, Literatura e Redação.  Como intérprete de Libras, tem experiência na área de Tradução e Interpretação Libras-Língua Portuguesa e na produção de vídeos acessíveis.

CLARISSA FERNANDES DAS DORES
Possui graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora de Libras do Instituto Federal de Minas Gerais. É militante surda e representa o movimento da Educação Bilíngue de Surdos.

CLÁUDIO EDUARDO RESENDE ALVES
Doutor em Psicologia pela PUC Minas com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal. Professor da pós-graduação da Faculdade Pitágoras. Autor e organizador do livro "Educação para as Relações de Gênero: eventos de letramento na escola".

CLEPER DE ARRUDA SAMPAIO
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Educação do Campo e Agroecologia pela Universidade de São Paulo (FEUSP); Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG) e pesquisador da linha de Educação do Campo no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da UFMG.

DANIEL ABUD SEABRA MATOS
Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Pós Doutorado na Universidade da Beira Interior, Portugal. Professor do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da UFOP. Editor Associado da revista Estudos em Avaliação Educacional. Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional da UFOP.

ERICA CASTILHO RODRIGUES
Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Doutora em Estatística pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisadora no Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estatística Espacial, Avaliação Educacional, Teoria de Resposta ao Item.

FERNANDA APARECIDA OLIVEIRA RODRIGUES SILVA
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Universidade Federal de Ouro Preto. A área de interesse e pesquisa é Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfases em história da educação, formação de educadores, alfabetização o material didático para esse público e nas práticas pedagógicas.

FLÁVIA LAMOUNIER GONTIJO
Doutoranda em Educação na Universidade de Aveiro, Portugal. Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET MG. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. Representante da Redsolare Brasil, Polo Minas Gerais. Coordenadora pedagógica na Vila da Criança, Belo Horizonte.

 GLEIBER COUTO
Psicólogo (Terapia Cognitiva & Comportamental) e Bacharel Licenciado em psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Mestre e Doutor em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco (2007). É Professor na regional de Catalão da Universidade Federal de Goiás - UFG/RC, onde orienta no Programa de Gestão Organizacional temas relacionados a gestão dos processos de intervenção psicológica.

ILICH SILVA-PEÑA
Doctor en Ciencias de la Educación (UC - Chile). Profesor invitado en universidades de Latinoamérica, Estados Unidos y Canadá. Investigador principal en proyectos financiados por Fondecyt (Conicyt Chile), Unicef y OEI. Estancia postdoctoral en la Universidad de Washington-Seattle y University of Alberta, Canadá. Académico investigador de la Universidad Catolica del Maule.  Principales intereses: Formación docente, Justicia Social y Metodologías de investigación.

IZABELLA MARINA MARTINHO SARAIVA
Pedagoga Licenciada pela Universidade Federal de Viçosa. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Servidora efetiva no cargo de Pedagoga no município de Mariana/MG. Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação UFOP.

 JACKS RICHARD DE PAULO
É Doutor em Educação. Possui experiência na área de Educação e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, educação ambiental, novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias para Educação à Distância (NTEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto.

 JIANNE INES FIALHO COELHO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Cursou Mestrado Em Educação Tecnológica do CEFET/MG. Possui especialização em Educação a Distância pelo SENAC/MG e licenciatura em Química pelo UNEC. Foi tutora presencial da UAB/UFOP - Polo Ipatinga nos cursos de Pedagogia e Especialização em Gestão Escolar.

JOÃO VÍCTOR TAVARES
Desde 2018 é graduando do curso de Física da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Iniciou a graduação em Física em 2015 na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Facip, campus da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

KARINE VOTIKOSKE RONCETE
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licencianda em Língua Inglesa e professora de Português Língua Estrangeira (PLE). Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em avaliação e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, professores, formação docente, concepções e educação.

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES
Professor Titular da UFMG. Possui graduação em Letras e mestrado em Educação pela UFMG, e doutorado em Educação pela USP. Foi Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco e fez pós-doutoramento na Northern Illinois University, em Illinois (EUA) e na UFF. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e história da educação.

LETÍCIA ROSA TAVARES
Estudante do curso de Direito, na Universidade Federal de Ouro Preto. Foi monitora Núcleo de Educação Inclusiva (NEI-UFOP). Tem experiência em ações relativas à temática de direitos humanos.

LICINIA MARIA CORREA
Doutora em Educação Escolar e professora adjunta na Faculdade de Educação-UFMG. Tem experiência na área de Educação social, no trabalho com crianças, adolescentes e jovens. Leciona Sociologia da Educação, Educação Social, Juventude e escola. Pesquisa as temáticas relação jovens, escola e mundo do trabalho, jovens e ensino médio. Desenvolve ações de extensão na formação de jovens e formação de professores e educadores sociais.

MAGNA CAMPOS
Graduada em Letras pela UFOP. Especialista em Língua Portuguesa pela PUC/MG. Mestre em Letras  pela UFSJ. Professora Universitária. Supervisora da Pós-graduação Lato Sensu da Escola de Gestores da UFOP. Professora de disciplina Gestão Escolar e Mídias na Educação da pós-graduação da UFOP. Avaliadora de redações do ENEM. Membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ciências (ALACIB- Mariana).

MARCELO DIAS DE SANTANA
Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa da UFOP. Formado em Turismo pela PUC/MG, possui especialização em Educação para Surdos e Agente Bicultural em Libras-Instrutor e Intérprete pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente é mestrando em Educação da UFOP. Tem experiência em interpretação do par linguístico Libras-Língua Portuguesa no ensino superior; tradução de vídeos bilíngue.

MARCELO DONIZETE DA SILVA
Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atuou como professor da Educação Básica; Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atua nas seguintes áreas: Filosofia e História da Educação, Ensino de Filosofia, Epistemologia e Teorias da Educação, Políticas Públicas em Educação.

MARCELO LOURES DOS SANTOS
Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, com formação em Psicologia pela UFMG, mestrado em Psicologia Social pela USP-SP, doutorado em psicologia pela PUCCAMP e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universitat Autònoma de Barcelona. Leciona e realiza projetos de pesquisa e extensão em Educação do Campo, Educação Popular e Metodologias Participativas.

MARCO ANTONIO TORRES
Marco Antonio Torres é professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possui doutorado em Psicologia (UFMG), trabalha com pesquisa, ensino e extensão na área da Educação, dedicando-se aos temas: Psicologia da Educação, Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos.

MARIA ANTONIA TAVARES DE OLIVEIRA ENDO
Possui graduação em Geografia pela USP, especialização pela PUC/MG, especialização em Tutoria em EAD (UFOP) e em Geografia Física (FCLTM), mestrado em Pedagogia Professional (ISPETP/UFOP/MEC). Atualmente coordena o curso de Licenciatura em Geografia no CEAD/UFOP e atua nas áreas: Geografia, educação, ensino-aprendizagem, educação a distância, tecnologia e tutoria.

MARIA APARECIDA AUGUSTO SATTO VILELA
Possui mestrado e doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. É professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Facip, campus da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena, nessa instituição, o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE e realiza pesquisas na área da educação inclusiva, educação especial, diversidade e relações étnico-raciais.

MARIA CLARA DI PIERRO
Professora da Faculdade de Educação da USP. Mestre e Doutora em Educação pela PUC/SP. Realizou estágio pós doutoral no Teachers College, Columbia University (EUA). Desenvolve estudos sobre políticas educacionais, com ênfase nos temas da alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo e educação popular.

MARIA EUGÉNIA NETO FERRÃO DA SILVA
Professora com agregação em Métodos Quantitativos. Desenvolve a sua actividade na Universidade da Beira Interior - Portugal. É investigadora do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE) com sede na Universidade de Lisboa, e é visiting fellow  da Graduate School of Education/University of Bristol.

MARIA ISABEL ANTUNES ROCHA
Professora Associada na Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com os temas: formação de professores, Educação do Campo, Representações Sociais, Identidade socioterritorial e Psicologia Social com sujeitos em situação de desigualdade social.

MARLICE DE OLIVEIRA E NOGUEIRA
Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. É coordenadora do NESFE - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola, com pesquisas no campo da sociologia da educação, nas temáticas das desigualdades sociais/escolares e relação família-escola.

MARTA BERTIN
Doutora em Ensino de Geografia pela UFRGS, Mestre em Geografia pela UFPR, Especialista em Educação Ambiental e graduada em Geografia pela UFSM. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP. Participa do grupo de pesquisas Novas Tecnologias para o Ensino a Distância (NTEAD), da Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Geografia e coordena o Curso de Geografia - Licenciatura DEETE/CEAD/UFOP.

NILZILENE IMACULADA LUCINDO
Pedagoga e Mestra em Educação pela UFOP. Docente do curso de Pedagogia da UEMG. Secretária Executiva do Centro de Extensão do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente do Departamento de Educação da UFOP; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia da FAE/UEMG.

RAFAELA CARLA E SILVA SOARES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, pesquisando principalmente os seguintes temas: especificidades da EJA e formação do educador de EJA. Compõe, desde 2010, grupo de pesquisa da FaE/UFMG na área da Educação de Jovens e Adultos.

REGINA MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO
Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Educação pela UNICAMP, Mestrado em Educação UFJF e Pedagoga pela PUC-MG. Professora do DEEDU/UFOP, coordenadora do PPGE/UFOP. Na docência e na pesquisa atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - políticas públicas - educação de jovens e adultos - socialização e alfabetização econômica.

ROGÉRIA CRISTINA ALVES
Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda pela mesma universidade. É analista educacional na Secretaria de Estado de Educação, onde trabalha com a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola.

ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO COUTRIM
Doutora em Sociologia e Política pela UFMG e Pós doutora em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da UFOP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola e os principais focos de pesquisa são: relação família e escola, relações intergeracionais e práticas de escolarização das camadas populares.

ROSELI CORREIA DA SILVA
Tem formação em História - UFMG, Mestrado em Educação (FaE-UFMG) e Pós-graduação em Gestão em Projetos Culturais, pela PUC-MG. Ingressou na Educação Básica no ano de 2002, na Rede Municipal de Ensino de BH. Participou de Projetos de Extensão na função de professora da Educação Básica como o projeto “Letrando através da História”. Trabalha como agente de mobilização social do Núcleo Capão\Projeto Manuelzão-UFMG.

SÔNIA MARTA DE OLIVEIRA
É professora de surdos e tradutora intérprete de língua de sinais na educação de jovens e adultos da rede municipal de Belo Horizonte. Graduada em pedagogia pela PUC/MG onde atualmente cursa doutorado em educação. É presidente da FEBRAPILS – Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais.

VIOLETA ACUÑA-COLLADO
Doctorado sobre Persona Desarrollo y Aprendizaje em la Università Cattolica del Sacro Cuore Milano, Italia. Magister en Evaluación de los Aprendizajes em la Universidad de Playa, Chile. Académica investigadora de la Universidad de Playa Ancha, Chile. Coordinadora del Magister Educación de Adultos y Procesos Formativos y del Programa de Desarrollo Disciplinario de Educación de Jóvenes y Adultos. Directora de Revista de Educación de Adultos.

WANESSA MARQUES TAVARES

Graduação em Psicologia. Mestrado em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Terapeuta cognitivo-comportamental e psicóloga do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Goiás. É pesquisadora do Laboratório de Avaliação, Medidas e Instrumentação em Ciências da Saúde (LAMI) e colabora para o desenvolvimento de pesquisas acerca da construção e validação de testes psicológicos.