Autores: Leila Pessôa Da Costa - Sandra Regina D’Antonio Verrengia - Regina Maria Pavanello - Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - Francielli Aparecida Rocha de Carli - Anna Júlia Pessôa Da Costa Trondoli
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2446-9
DOI: 10.24824/978854442446.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LEILA PESSÔA DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), Licenciatura em Matemática pela Universidade Anhanguera (2018), especialização em Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2006). Bolsista de Doutorado Sanduíche no exterior pela CAPES na Escola Superior de Educação de Lisboa ESELx (2013/2014). Doutorado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática na Universidade Estadual em Maringá (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na docência da Educação Básica e na Formação de Professores em Didática e Metodologia do Ensino, Alfabetização e Letramento (análise linguística e semiótica) e na Educação Matemática em alfabetização e letramento matemático com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É líder do GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.
SANDRA REGINA D’ANTONIO VERRENGIA
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual De Maringá (2002), especialização em Gestão Educacional pelo Instituto Paranaense de Educação (2007), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atuou com docente nos Ensinos Fundamental I, II e Médio nas redes Estadual e Municipal do Município de Maringá até 2016. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, atuando como docente nas disciplinas de Teoria e Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Matemática para os cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Participa como membro do Laboratório de Ensino de Matemática do DMA-UEM. Atua na formação continuada e capacitação docente. Desenvolve pesquisas nas áreas de Formação Docente, Linguagem e Comunicação Matemática e Ensino de Geometria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa e Ensino de Matemática Escolar - GEPEME/UEM.
REGINA MARIA PAVANELLO
Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientae (1964), Especialização em Estatística pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientae (1965), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professora Pesquisadora aposentada da Universidade Estadual de Maringá, Revisora dos periódicos: Zetetike (UNICAMP); Acta Scientarum (UEM); Ciência e Educação (UNESP-Baurú); Bolema (UNESP - Rio Claro – Impresso); Educação Matemática Pesquisa (Impresso); Perspectivas da Educação Matemática; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso); Revista Paranaense de Educação Matemática e Pró-Posições (UNICAMP. On-line). Tem experiência na área da educação com ênfase em Educação Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cognição e desenvolvimento cognitivo, noções geométricas, comunicação em matemática. Integra o GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.
LUCILENE LUSIA ADORNO DE OLIVEIRA
ossui graduação em Ciências com complementação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1979). Graduação em Pedagogia pela FAINSEP (2017), Mestrado (2006) e Doutorado (2015) em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor adjunto TIDE no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem; Currículos específicos para níveis e tipos de Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação de Adultos; Ensino de Ciências e Matemática; Análise do Discurso. Participa do GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.
FRANCIELLI APARECIDA ROCHA DE CARLI
É bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2012). É docente no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GPEG, e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar - GEPEME/UEM.
ANNA JÚLIA PESSÔA DA COSTA TRONDOLI
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Bolsista no Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar - GEPEME/UEM.