Capa do livro: A GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: <br>O que? Por quê? Como? <br>Volume 1

A GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O que? Por quê? Como?
Volume 1

Autores: Leila Pessôa Da Costa - Sandra Regina D’Antonio Verrengia - Regina Maria Pavanello - Lucilene Lusia Adorno de Oliveira - Francielli Aparecida Rocha de Carli - Anna Júlia Pessôa Da Costa Trondoli

Ao ler este livro, a primeira pergunta que me ocorreu foi: que caminhos as autoras percorreram ao escrevê-lo?
Na sucessão das páginas, fica claro o entrelaçamento de dois caminhos: com leveza e naturalidade, elas dialogam com o mundo da pesquisa e o da docência. Argumentações teóricas e atividades práticas pertencem a uma mesma tessitura, refletindo a vivência de estudos enriquecida pela prática docente desperta, alimentada pela curiosidade criadora.   
O livro permite uma “viagem” em que os leitores são convidados para um encontro surpreendente com a geometria e com pequenos geômetras – mapeando trajetos promissores de iniciação à geometria desde muito cedo.
Os convidados especiais a lerem este livro são, em primeiro lugar, aqueles que se encantam com a inventividade da criança, ainda pequenina, ao explorar o próprio corpo em interação com os objetos que povoam seu espaço. Nesta dimensão, ele vai além dos domínios escolares.
Entre leitores seletos, vale destacar as educadoras que atuam na Educação Infantil, sempre cuidadosas na busca de bons desafios para as crianças e para si própria.

Adriano Rodrigues Ruiz

Impresso
de R$ 74,72 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 74,72 por
R$ 52,30

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2446-9
DOI: 10.24824/978854442446.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: <br>O que? Por quê? Como? <br>Volume 1

LEILA PESSÔA DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), Licenciatura em Matemática pela Universidade Anhanguera (2018), especialização em Supervisão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2006). Bolsista de Doutorado Sanduíche no exterior pela CAPES na Escola Superior de Educação de Lisboa ESELx (2013/2014). Doutorado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática na Universidade Estadual em Maringá (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na docência da Educação Básica e na Formação de Professores em Didática e Metodologia do Ensino, Alfabetização e Letramento (análise linguística e semiótica) e na Educação Matemática em alfabetização e letramento matemático com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É líder do GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.

SANDRA REGINA D’ANTONIO VERRENGIA
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual De Maringá (2002), especialização em Gestão Educacional pelo Instituto Paranaense de Educação (2007), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atuou com docente nos Ensinos Fundamental I, II e Médio nas redes Estadual e Municipal do Município de Maringá até 2016. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, atuando como docente nas disciplinas de Teoria e Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Matemática para os cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Participa como membro do Laboratório de Ensino de Matemática do DMA-UEM. Atua na formação continuada e capacitação docente. Desenvolve pesquisas nas áreas de Formação Docente, Linguagem e Comunicação Matemática e Ensino de Geometria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa e Ensino de Matemática Escolar - GEPEME/UEM.

REGINA MARIA PAVANELLO
Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientae (1964), Especialização em Estatística pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientae (1965), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professora Pesquisadora aposentada da Universidade Estadual de Maringá, Revisora dos periódicos: Zetetike (UNICAMP); Acta Scientarum (UEM); Ciência e Educação (UNESP-Baurú); Bolema (UNESP - Rio Claro – Impresso); Educação Matemática Pesquisa (Impresso); Perspectivas da Educação Matemática; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso); Revista Paranaense de Educação Matemática e Pró-Posições (UNICAMP. On-line). Tem experiência na área da educação com ênfase em Educação Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cognição e desenvolvimento cognitivo, noções geométricas, comunicação em matemática. Integra o GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.

LUCILENE LUSIA ADORNO DE OLIVEIRA
ossui graduação em Ciências com complementação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1979). Graduação em Pedagogia pela FAINSEP (2017), Mestrado (2006) e Doutorado (2015) em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor adjunto TIDE no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem; Currículos específicos para níveis e tipos de Educação; Tópicos Específicos de Educação; Educação de Adultos; Ensino de Ciências e Matemática; Análise do Discurso. Participa do GEPEME/UEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Escolar.

FRANCIELLI APARECIDA ROCHA DE CARLI
É bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2012). É docente no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GPEG, e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar - GEPEME/UEM.

ANNA JÚLIA PESSÔA DA COSTA TRONDOLI
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Bolsista no Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Escolar - GEPEME/UEM.