Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA: <br>caminhos a percorrer

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
caminhos a percorrer

Autores: Francisco Ari de Andrade - Disneylândia Maria Ribeiro - João Silveira Muniz (Orgs.)

Diante da diversidade de temática acerca da educação, considero que este livro é mais um presente aos educadores e demais interessados na educação formal, não formal e informal no nosso país. Apresenta uma amostra significativa do cenário atual da educação formal no Brasil, bem como o limiar das possiblidades e dos limites impostos atualmente no sistema educacional brasileiro. Limites esses que inferem e demarcam a gestão escolar, a ambiência da escola, as práticas pedagógicas, os recursos didáticos, as condições de trabalho, a segurança de professores e alunos, os recursos materiais, e até mesmo, e inclusive, as condições humanas devido a baixa valorização do trabalho do professor - dentro e fora da sala de aula.
Para além desses limites, a educação formal, tem de se adequar ao contexto e ser inclusiva com todas as adversidades, sejam estas relacionadas ao gênero, à sexualidade, à necessidades especiais ou a qualquer outra, e de outra natureza, pois é da competência dela, incluir, educar e produzir aprendizagem superando dificuldades e enfrentando desafios, que cá entre nós, são muitos, dado ao valor que a educação tem para os nossos governantes. É da competência dos profissionais educadores, mais especificamente dos professores e pedagogos, criar possibilidades para ultrapassar todo e qualquer limite, e proporcionar educação, espaço e condições de existência como prática didático-pedagógica, considerando as afirmativas de Maria Amélia Santoro Franco, de que “as práticas pedagógicas se configuram na mediação com o outro, ou com os outros, e é esse outro que oferece às práticas seu espaço de possibilidade”.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2499-5
DOI: 10.24824/978854442499.5
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: <br>caminhos a percorrer

ADRIANA DE FREITAS
Licenciada em História pela URCA. Aluna do curso de Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

ALEXANDRE SANTIAGO DA COSTA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pedagogo formado pela UFC. Professor do Centro Universitário 7 de Setembro.

ALINE RODRIGUES SAMPAIO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Pedagogia (UFC). Integrante e pesquisadora do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM/UFC.

ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação Infantil e Múltiplas Linguagens pelo Centro Universitário 7 de Setembro. Pedagoga e Professora da Rede de Ensino Pública Municipal de Fortaleza.

ANA MARIA MONTE COELHO FROTA
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Economia Doméstica e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família.

ANA PAULA MATIAS
Mestranda em Educação Brasileira – Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Letras e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da rede pública estadual (SEDUC-CE).

ANTÔNIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA
Doutora em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE). Graduada em pedagogia (UECE). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

ARIADINA TORRES GUIMARÃES
Mestranda em Educação pelo PPGE/UFC. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela UFC (2004). Graduada em Secretariado Executivo pela UFC (2000). Secretária Executiva do PPGE/UFC.

CLARICE ZIENTARSKI
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora e professora do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

DANILO DO CARMO DE SOUZA
Mestrando em Educação Brasileira (UFC). Licenciado em Matemática (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado à UECE, atuando nas seguintes temáticas: Tecnologias Digitais na Educação e Psicologia da Educação Matemática.

DÉBORA CRISTINA VASCONCELOS AGUIAR
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) Psicóloga. Bolsista do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Laboratório de Educação Matemática (LEDUM).

DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO
Professora do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN. Pesquisadora institucional do Núcleo de Estudos em Educação (CAMEAM/UERN). Doutoranda em Educação pela UFC. Mestre em Educação pela UFPE. Especialista em Formação do Educador e Pedagoga pela UERN.

EMMANUEL ALVES CARNEIRO
Doutorando em Educação (UFC). Mestre em Ciências da Educação (UA) e Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental (IFCE). Especialista em Educação Física Escolar (FFB). Graduado em Educação Física (FIC). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

FRANCISCA GENY LUSTOSA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Coordenadora do Grupo Pró-inclusão. Pesquisadora-membro do Observatório de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Doutor em Educação pela UFC. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UFS. Professor Adjunto DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED/UFC. Professor permanente do PPGE/UFC.

IVAN CARLOS COSTA MARTINS
Mestrando em Educação Brasileira-Universidade Federal do Ceará – (UFC). Graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisador CNPq.

IZIANE SILVESTRE NOBRE
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Brasileira pela UFC. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará.

JOÃO BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO
Doutor em Ciências – Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana – GEAD.

JOÃO SILVEIRA MUNIZ NETO
Doutorando em Educação pelo PPGE Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Psicologia (UFC). Graduado em Psicologia (UFC). Atualmente é Coordenador da Graduação em Psicologia do Centro Universitário INTA – UNINTA, em Sobral/ CE.

JONAS MENEZES BEZERRA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor de sociologia no ensino médio.

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO
Doutor em Educação Matemática (University of Texas at Austin). Professor da UFC, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e no Instituto UFC Virtual, onde é Vice-diretor. É coordenador do PROATIVA.

JOSÉ RINARDO ALVES MESQUITA
Doutorando em Educação (UFC), Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB-CE), Especialista em Educação Biocêntrica, Ensino de Língua Portuguesa e Gestão da Educação Pública, Pedagogo (UECE). Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pelo PPGE/UFC (2017). Mestre em Educação pelo PPGE/UFC (2016). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF (2010). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1998).

JÚLIO CÉSAR SAUNDERS DE ARAÚJO
Mestrando em Educação (PPGE – UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia, pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É licenciado em História, pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIA GLEICE RODRIGUES                                       
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Pedagoga com experiência em coordenação pedagógica e docência na Educação Básica e Ensino Superior.

MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação (UFC). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Professora Associada na Universidade Federal do Ceará.

MARIA SIMONE DA SILVA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia (UFC). Foi bolsista na sala de Atendimento Educacional Especializado da Faculdade Educação da UFC.

NIVÂNIA MENEZES AMÂNCIO
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação Brasileira pela UFC. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará. Professora de História – Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

OSSIAN SOARES LANDIM
Doutorando em Educação/FACED/UFC. Mestre em História pela UFCG. Licenciado em História pela URCA. Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em Juazeiro do Norte nos cursos de Direito, Administração e Psicologia.

PAULO ÉRICO PONTES CARDOSO
Professor, historiador, mestrando em Educação da Linha Trabalho e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

PAULO MEIRELES BARGUIL
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Associado II da UFC (www.paulobarguil.pro.br). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Coordenador do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM .

PRISCILA ALVES DE PAULA BELO
Mestranda em Educação na Universidade Federal do Ceará, integrante e pesquisadora do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM/UFC e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

 

RAIMUNDO EDSON SANTOS TÁVORA FILHO
Mestrando em Educação Brasileira pela UFC. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Signorelli. É músico (pianista), Licenciado em Música pela Universidade Federal do Ceará. Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará – campus Fortaleza.

RAYSSA ARAÚJO HITZSCHKY
Mestranda em Educação Brasileira e Graduada em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), atuando na área de Informática na Educação.

ROSALINA ROCHA ARAÚJO MORAES
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da educação infantil – rede municipal de ensino de Fortaleza-Ceará. Professora formadora do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE).

SILVIA ELIZABETH MORAES
Doutora em Educação (UNICAMP), com pós-doutorado na USP (1999-2001). Realizou Estágio Sênior/Capes no Instituto de Educação, Universidade de Londres (2013-2014) com pesquisa sobre cidadania global. Mestre em Speech Communication (Universidade de Illinois, EUA). Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFC). Atualmente é Professora da pós-graduação da FACED/UFC.

TAMYRIS MADEIRA DE BRITO
Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável. Pós-graduação latu sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário, Língua Portuguesa, Arte e Educação e Literatura Brasileira e Africana dos Países de Língua Portuguesa pela URCA. Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri.

TAUANE GOMES MOREIRA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, integrante e pesquisadora do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM/UFC e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

VALDEMARIN COELHO GOMES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da UFC – atuando no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário -UECE.

VANESSA MARIANO DE CASTRO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.