Autores: Andréa Máris Campos Guerra; Ângela Maria Resende Vorcaro (Diretoras)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2555-8
DOI: 10.24824/978854442555.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALINE GUIMARÃES BEMFICA
Psicanalista, psicóloga. Fez seu doutorado em teoria psicanalítica, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) e seu mestrado em Teoria da Literatura, na Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado intitulado “Adolescência, errância e a cultura como ancoragem: o sujeito em face à segregação” na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na qualidade de pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa da cidade do Rio de Janeiro/ Pós-doc nota 10”.
ANAMÁRIS DOS ANJOS PINTO
Psicanalista, Membro da Associação Mundial de Psicanálise do Campo Freudiano. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas – Fundação Mineira de Educação e Cultura e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
ANDRÉA MÁRIS CAMPOS GUERRA
Doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ/RennesII), Professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2 do CNPq, coordenadora do Núcleo PSILACS/UFMG, membro do GT ANPEPP Psicanálise, Clínica e Política, Psicanalista. Coordenadora da Pesquisa “Adolescências e Leis” financiada pela FAPEMIG Edital 001/2017 –
ÂNGELA MARIA RESENDE VORCARO
Psicanalista, membro da Association Lacanienne Internationale, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FAFICH/UFMG, Pesquisadora de Produtividade do CNPq.
CARLA ALMEIDA CAPANEMA
Psicanalista. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG com período sanduíche na Université Paris 8. Mestrado e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Bolsista Capes.
CAROLINA NASSAU RIBEIRO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e mestrado em Psicologia na linha de pesquisa de Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente faz doutorado em Psicologia na linha de pesquisa de Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Ênfase da produção acadêmica e profissional junto aos temas de psicanálise e clínica; medidas socioeducativas, adolescência e infração; transferência; feminino, masoquismo e máscara.
CRISTIANE DE FREITAS CUNHA
Professora Associada da Faculdade de Medicina da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, FM/UFMG. Integrante do OCA – Observatório da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Cultura da UFMG. Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.
DÉBORA MATOSO COSTA
Possui graduação em Psicologia (2001) pelo Centro Universitário Newton Paiva, Mestrado (2014) e Doutoramento em Teoria Psicanalítica pela UFMG. Atuou em diversos serviços públicos da rede de atenção à criança e ao adolescente. Principais temas de interesse acadêmico e profissional: Subjetividade, Clínica e Contemporaneidade; Saúde Mental; Psicanálise e Cultura; Psicanálise e Juventude; Clínica do Social.
FABIAN DARIO FAJNWAKS
Psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pela Université de Rennes II e Mestre de conferências do Departamento de Psicanálise da Université de Paris VIII. Membro da Associação Mundial de Psicanálise.
FRANÇOIS SAUVAGNAT
Após estudar Literatura Clássica (Mestrado 1973), Linguística (Mestrado 1974) e Psicologia Clínica (Mestrado 1976) ele tem trabalhado como psicólogo clínico e psicanalista desde o final dos anos 1970, tanto em instituições de Saúde Mental, quanto na prática privada. Após seu doutoramento (1983), ele também trabalhou como Professor Adjunto em diversas universidades e foi eleito Professor Titular na Universidade de Rennes (França) em 1994, após sua Habilitação (Tese pós-doutorado).
HUDSON VIEIRA DE ANDRADE
Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.
MÁRCIA MARIA ROSA LUCHINA
Psicóloga, doutora em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Mestrado em Filosofia e graduação em Psicologia (UFMG). Professora na Pós-Graduação em Psicologia (UFMG), psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.
MARDEM LEANDRO SILVA
Psicólogo (PUCMinas). Mestre em psicologia / teoria psicanalítica (UFSJ), doutorando em psicologia / estudos psicanalíticos (UFMG), professor do curso de psicologia da UEMG / Unidade Divinópolis e do curso de Direito da PUCMinas Arcos.
MARIO ELKIN RAMÍREZ
Psicanalista, Professor titular do Departamento de Psicanálise da Universidad de Antioquia, da Colômbia. Membro da Associação Mundial de Psicanálise e da NEL-Medellín. Doutor em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires (Argentina). Mestre em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII, Filósofo e Sociólogo. Diplome d’Etudes Approffondies en Psychanalyse et Champ Freudien.
NÁDIA LAGUÁRDIA DE LIMA
Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, Doutora em Educação pela UFMG, com Pós-Doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em “Docência do Ensino Superior” e Especialização em “Clínica e Saúde Mental” (Centro Universitário Newton Paiva) e Graduação em Psicologia (UFMG).
ROBERTO LOPES MENDONÇA
Psicólogo (UEMG); licenciado em Filosofia (UFLA); Especialista em Saúde Mental (PUCMinas); especialista em toxicomanias (UFSJ); Mestre em psicologia / Teoria psicanalítica (UFSJ), Doutor em Psicologia / Estudos psicanalíticos (UFMG), professor do curso de Psicologia da UEMG / Unidade Divinópolis.
VINÍCIUS MOREIRA LIMA
Graduando em Psicologia pela UFMG (2015-2019), pesquisador na área de psicanálise, bolsista de iniciação científica do PIBIC-CNPq, sob orientação da profa. Ângela Vorcaro.