Autores: Camila Lima Coimbra - Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani - Rita de Cássia M.T. Stano - Yara Pires Gonçalves - Mere Abramowicz (Orgs.)
Eis o quarto volume da Série: Currículo – Questões Atuais!
Ele se refere às reflexões, discussões e atividades do Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenado por mim.
As investigações efetuadas pelo grupo desde 2002 sobre a questão das Políticas Públicas de Avaliação e seus desdobramentos curriculares nos instigaram a refletir acerca do que se denomina Qualidade da Educação.
A fim de iluminar esse percurso reflexivo, foi empreendido um esforço teórico-dialógico com autores que, direta ou indiretamente, dão pistas para a compreensão dos sentidos da qualidade da educação apresentados pelos documentos oficiais e pelo discurso identificado nas mídias escritas do país.
Assim, este volume traz, em cada capítulo, ensaios sobre a qualidade da educação em Michael Apple, Henry Giroux, Pedro Demo, Licínio Lima, Maria Malta Campos, Paulo Freire, Gimeno J. Sacristán, A.I. Pérez Gómes e Antonio Nóvoa.
Como um grupo de pesquisa que somos, e ávidos em compartilhar nossas reflexões sobre educação com todos aqueles/as que se ocupam do cenário educacional, acreditamos que a qualidade da Educação seja um primeiro passo para torná-la presente nos espaços escolares.
Que o leitor esteja conosco neste diálogo!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-218-4
DOI: 10.24824/978858042218.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANTONELLA BIANCHI FERREIRA
Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) na cidade de Lages SC. Especialista em Matemática Superior na Fundação Severino Sombra. Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora de Matemática na Educação Básica na rede pública estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da rede municipal da cidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.
CAMILA LIMA COIMBRA
Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Núcleo de Didática da Faculdade de Educação da UFU. Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFU. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP. Autora do livro “A pesquisa e a prática pedagógica no Curso de Pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática.”
ELIANA DE OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Doutora em Antropologia Social pela USP-SP. Professora do Curso de Pedagogia da FACFITO - Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco-SP. Professora convidada do CEA-USP para o Curso de difusão Cultural. Pesquisadora: do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP e do NEINB-Núcleo de apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da USP-SP.
HELENA MARIA DOS SANTOS FELÍCIO
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP). Professora adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na UNIFAL-MG. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.
ILISABET PRADI KRAMES
Graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Especialização em História Social pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Mestrado em Educação/Currículo pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- (PUC-SP). Diretora do Colégio de Aplicação - UNIVALI e coordenadora do curso de História-UNIVALI. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Políticas Públicas em Avaliação e Currículo da UNIVALI/SC e no grupo: Currículo: Questões Atuais da PUC/SP. Tem experiência na área de gestão educacional e coordenação pedagógica, com ênfase em Educação e Currículo, atuando principalmente com os temas: currículo, filosofia e formação docente.
JULCIANE CASTRO DA ROCHA
Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP. Designer Instrucional (EaD) e Assistente Pedagógica no Instituto Paulo Freire. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré. Pós-graduada em Design Instrucional para Educação On-line pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Gestão Educacional pela FMU/SP. Graduação em Letras-Licenciatura em Português e Francês pela Universidade de São Paulo.
LAURINDO CISOTTO
Doutor em Educação: Currículo PUC-SP. Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Graduação: Bacharel em Direito pela Universidade São Judas-SP; Filosofia pela Universidade São Francisco-SP; Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Carlos Pascuali-SP. Assessor Psicopedagógico do Colégio Marista Arquidiocesano/SP. Membro Grupo Pesquisa Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP.
LOURDES DE FATIMA PASCHOALETTO POSSANI
Mestra e Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP). Supervisora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo-SP. Docente na Pós-graduação do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo-SP e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.
MANOEL ANTONIO OLIVEIRA ARAÚJO
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Especialização lato sensu em Controladoria pela Fundação Visconde de Cairu de Salvador. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Experiência na coordenação de curso e de departamento na área de Ciências Contábeis. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
MARCOS RODRIGUES DE LARA
Pós-Doutorado em Ciências Sociais, Doutor em Educação, Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Mestre em Filosofia e Mestre em Economia Internacional. Educador e orientador com atuação em instituições universitárias como INSPER, FAAP, ESPM e PUC-SP. Desenvolve pesquisas na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP e na área das Ciências Sociais no projeto “Jovens urbanos: ações estético-culturais e novas práticas políticas” (PUC-SP) inserido no Grupo de Trabalho del Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales (CLACSO) “Juventud y nuevas prácticas políticas em América Latina” (abril de 2011-2013) como pesquisador. Tem publicações e orienta trabalhos acadêmicos nas áreas de estudos de “Jovens Urbanos e o Consumo” e na área da “Educação Superior”.
MARILDE QUEIROZ GUEDES
Licenciada em Letras e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Educação Brasileira. Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora Adjunta e Coordenadora do Colegiado do Curso de Letras DCH - Campus IX da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Formação de Professor e Currículo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.
MERE ABRAMOWICZ
Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo: Mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Responsável pela Linha de Pesquisa: Currículo e Avaliação sendo líder do Grupo de Pesquisa: “Currículo – Questões Atuais”. Autora de inúmeros livros e artigos além de assessorias e consultorias.
NEIDE PENA CÁRIA
Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC/SP. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Reformas Educacionais. Mestrado em Linguística. Pedagoga e Professora na Universidade do Vale do Sapucaí - Univás - Pouso Alegre/MG. Coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Educacional/UNivás. Professora de Ética Geral e Profissional no Curso de Ciências Contábeis/Univás.
NELSON LAMBERT DE ANDRADE
Administrador de Empresas e Contador pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro. Mestre Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí–UNIVÁS. Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Univás. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: “Currículo – Questões Atuais” da PUC-SP.
PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFJF. Doutora em Educação: Currículo – PUC-SP. Mestre em Gerontologia da PUC-SP. Especialista em Administração Hospitalar – UNAERP. Aprimoramento em Enfermagem pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista - Campus Alphaville. Professora Titular da Universidade Paulista. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.
RITA DE CÁSSIA M. T. STANO
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá. Mestre em Supervisão e Currículo pela PUC-SP e Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá. Coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão em Humanas da Unifei. Coordenadora do Curso de Especialização a distância em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP. Coordenadora da pesquisa “Trajetórias professorais e Identidade Institucional da Unifei” financiada pelo Cnpq.
YARA PIRES GONÇALVES
Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Linguística. Mestre em Educação (UNESP de Marília-SP). Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP). Coordenadora Pedagógica das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente-SP. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP. Autora da obra “Ensinantes Aprendizes: Bacharéis na prática da docência.”