Capa do livro: QUALIDADE EM EDUCAÇÃO<br>Série: CURRÍCULO: questões atuais<br> Volume 4

QUALIDADE EM EDUCAÇÃO
Série: CURRÍCULO: questões atuais
Volume 4

Autores: Camila Lima Coimbra - Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani - Rita de Cássia M.T. Stano - Yara Pires Gonçalves - Mere Abramowicz (Orgs.)

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Eis o quarto volume da Série: Currículo – Questões Atuais!

Ele se refere às reflexões, discussões e atividades do Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenado por mim.

As investigações efetuadas pelo grupo desde 2002 sobre a questão das Políticas Públicas de Avaliação e seus desdobramentos curriculares nos instigaram a refletir acerca do que se denomina Qualidade da Educação.

A fim de iluminar esse percurso reflexivo, foi empreendido um esforço teórico-dialógico com autores que, direta ou indiretamente, dão pistas para a compreensão dos sentidos da qualidade da educação apresentados pelos documentos oficiais e pelo discurso identificado nas mídias escritas do país.

Assim, este volume traz, em cada capítulo, ensaios sobre a qualidade da educação em Michael Apple, Henry Giroux, Pedro Demo, Licínio Lima, Maria Malta Campos, Paulo Freire, Gimeno J. Sacristán, A.I. Pérez Gómes e Antonio Nóvoa.

Como um grupo de pesquisa que somos, e ávidos em compartilhar nossas reflexões sobre educação com todos aqueles/as que se ocupam do cenário educacional, acreditamos que a qualidade da Educação seja um primeiro passo para torná-la presente nos espaços escolares.

Que o leitor esteja conosco neste diálogo!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-218-4
DOI: 10.24824/978858042218.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

QUALIDADE EM EDUCAÇÃO<br>Série: CURRÍCULO: questões atuais<br> Volume 4

Autores

ANTONELLA BIANCHI FERREIRA
Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universi­dade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática na Universidade do Planalto Catarinen­se (UNIPLAC) na cidade de Lages SC. Especialista em Matemática Superior na Fundação Severino Sombra. Mestre em Educação: Cur­rículo pela PUC-SP. Professora de Matemática na Educação Básica na rede pública estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da rede municipal da cidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.

CAMILA LIMA COIMBRA
Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC­-SP). Professora do Núcleo de Didática da Faculdade de Educação da UFU. Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFU. Pes­quisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC­-SP. Autora do livro “A pesquisa e a prática pedagógica no Curso de Pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática.”

ELIANA DE OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Doutora em Antropo­logia Social pela USP-SP. Professora do Curso de Pedagogia da FA­CFITO - Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco-SP. Professora convidada do CEA-USP para o Curso de difu­são Cultural. Pesquisadora: do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP e do NEINB-Núcleo de apoio à Pesquisa em Estu­dos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da USP-SP.

HELENA MARIA DOS SANTOS FELÍCIO
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo (PUC­-SP). Professora adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNI­FAL-MG). Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na UNIFAL-MG. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.

ILISABET PRADI KRAMES
Graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí-UNI­VALI. Especialização em História Social pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Mestrado em Educação/Currículo pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- (PUC­-SP). Diretora do Colégio de Aplicação - UNIVALI e coordenadora do curso de História-UNIVALI. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Políticas Públicas em Avaliação e Currículo da UNIVALI/SC e no grupo: Currículo: Questões Atuais da PUC/SP. Tem experiência na área de gestão educacional e coordenação pedagógica, com ênfase em Educação e Currículo, atuando principalmente com os temas: currículo, filosofia e formação docente.

JULCIANE CASTRO DA ROCHA
Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP. Designer Instrucional (EaD) e Assistente Pedagógica no Instituto Paulo Freire. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Su­maré. Pós-graduada em Design Instrucional para Educação On-line pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Gestão Educacional pela FMU/SP. Graduação em Letras-Licenciatura em Português e Francês pela Universidade de São Paulo.

LAURINDO CISOTTO
Doutor em Educação: Currículo PUC-SP. Mestre em Edu­cação: Currículo pela PUC/SP. Graduação: Bacharel em Direito pela Universidade São Judas-SP; Filosofia pela Universidade São Francisco-SP; Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Carlos Pascuali-SP. Assessor Psicopedagógico do Colégio Maris­ta Arquidiocesano/SP. Membro Grupo Pesquisa Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP.

LOURDES DE FATIMA PASCHOALETTO POSSANI
Mestra e Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP). Super­visora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo­-SP. Docente na Pós-graduação do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo-SP e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.

MANOEL ANTONIO OLIVEIRA ARAÚJO
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Especiali­zação lato sensu em Controladoria pela Fundação Visconde de Cairu de Salvador. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Experiência na coordenação de curso e de depar­tamento na área de Ciências Contábeis. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

MARCOS RODRIGUES DE LARA
Pós-Doutorado em Ciências Sociais, Doutor em Educação, Dou­tor em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Mestre em Filosofia e Mestre em Economia Internacional. Educador e orientador com atuação em instituições universitárias como INSPER, FAAP, ESPM e PUC-SP. Desenvolve pesquisas na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Cur­rículo: Questões Atuais” da PUC-SP e na área das Ciências Sociais no projeto “Jovens urbanos: ações estético-culturais e novas práticas políti­cas” (PUC-SP) inserido no Grupo de Trabalho del Consejo Latinoame­ricano de Ciências Sociales (CLACSO) “Juventud y nuevas prácticas políticas em América Latina” (abril de 2011-2013) como pesquisador. Tem publicações e orienta trabalhos acadêmicos nas áreas de estudos de “Jovens Urbanos e o Consumo” e na área da “Educação Superior”.

MARILDE QUEIROZ GUEDES
Licenciada em Letras e Pedagogia. Especialista em Metodo­logia do Ensino Superior. Mestre em Educação Brasileira. Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora Adjunta e Coor­denadora do Colegiado do Curso de Letras DCH - Campus IX da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Formação de Professor e Currículo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.

MERE ABRAMOWICZ
Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Pau­lo: Mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Ca­tólica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Responsável pela Linha de Pesquisa: Currículo e Avaliação sendo líder do Grupo de Pesquisa: “Currículo – Questões Atu­ais”. Autora de inúmeros livros e artigos além de assessorias e consultorias.

NEIDE PENA CÁRIA
Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC/SP. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Reformas Educacionais. Mestrado em Linguística. Pedagoga e Professora na Universidade do Vale do Sa­pucaí - Univás - Pouso Alegre/MG. Coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Educacional/UNi­vás. Professora de Ética Geral e Profissional no Curso de Ciências Contábeis/Univás.

NELSON LAMBERT DE ANDRADE
Administrador de Empresas e Contador pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro. Mestre Ciências da Lingua­gem pela Universidade do Vale do Sapucaí–UNIVÁS. Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e Coordenador da Comissão Própria de Ava­liação da Univás. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: “Currículo – Questões Atuais” da PUC-SP.

PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFJF. Doutora em Educação: Currículo – PUC-SP. Mestre em Gerontologia da PUC-SP. Especialista em Administração Hospitalar – UNAERP. Aprimoramento em Enfermagem pelo Instituto de Infectologia Emí­lio Ribas. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista - Campus Alphaville. Professora Titular da Universidade Paulista. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP.

RITA DE CÁSSIA M. T. STANO
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá. Mestre em Supervisão e Currículo pela PUC-SP e Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP. Professora Adjun­ta da Universidade Federal de Itajubá. Coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão em Humanas da Unifei. Coordenado­ra do Curso de Especialização a distância em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC/SP. Coordenadora da pesquisa “Trajetórias professorais e Identidade Institucional da Unifei” financiada pelo Cnpq.

YARA PIRES GONÇALVES

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Linguística. Mestre em Educação (UNESP de Marília-SP). Doutora em Edu­cação: Currículo (PUC-SP). Coordenadora Pedagógica das Facul­dades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Pru­dente-SP. Pesquisadora na área da Educação no Grupo de Pesquisa “Currículo: Questões Atuais” da PUC-SP. Autora da obra “Ensinan­tes Aprendizes: Bacharéis na prática da docência.”