Capa do livro: ‘DO TEXTO AO TEXTO’ ARGUMENTAÇÃO E SENTIDOS NA LÍNGUA(GEM): <br>homenagem ao Prof. Celso Ferrarezi Junior <br>Coleção Ciência Aberta Nº 15

‘DO TEXTO AO TEXTO’ ARGUMENTAÇÃO E SENTIDOS NA LÍNGUA(GEM):
homenagem ao Prof. Celso Ferrarezi Junior
Coleção Ciência Aberta Nº 15

Autores: Sérgio Nunes de Jesus - Davys Sleman de Negreiros - Edmilson Brito - Ingrid Leticia Menezes Barbosa - Neila Giron - (Orgs.)

Os textos realizados pelos estudantes foram pensados primordialmente como exercícios de pesquisa. Alguns destes estudos são, em essência, revisões bibliográficas; outros, basicamente exercícios de pesquisa empírica original; mas a maioria deles reúne a demonstração do domínio da bibliografia sobre o tema escolhido com alguma forma de levantamento e sensibilidade de dados originais.
Mas, o fato é que, independente das sugestões, às vezes enfáticas, dos seus orientadores, nestes anos de existência e desenvolvimento deste Projeto (2015-2018), a maioria dos alunos preferiu aliar à pesquisa bibliográfica o trabalho original, a pesquisa de campo, a visita a arquivos, permear por temas clássicos, como política, emprego e arte; temas complexos por sua carga sentimental como o feminismo, a desvalorização da mulher ou a violência a elas; o papel da Igreja na atualidade ou da família e suas transformações; como também, algo recente em decorrência do nosso mundo midiático e sua interferência no campo da política como as “Fake News” ou o processo de impeachment; enfim, algo  próprio, original em seus primeiros textos (para alguns) a serem publicados. Talvez busquem com isso negar o caráter de mero exercício que, frequentemente, lhes propomos. Querem já trazer algo novo. Algo que nós professores não saibamos, algo que nos ensine e que nos prove que já são profissionais, capazes, portanto, de realizar alguma coisa além do “mero” exercício. Assumem todo o risco em prol disso. Não vejo como nem porque detê-los. É verdade que o exercício é mais prudente. Certo também é que os trabalhos bibliográficos que lhes foram propostos não são um desafio menor. Ao contrário, todos que já passaram por isso sabem que boas resenhas ou estudos de autores são trabalhosos para qualquer pesquisador experiente.

(Da APRESENTAÇÃO, Prof. Ms. Davys Sleman de Negreiros)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2194-9
DOI: 10.24824/978854442194.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

‘DO TEXTO AO TEXTO’ ARGUMENTAÇÃO E SENTIDOS NA LÍNGUA(GEM): <br>homenagem ao Prof. Celso Ferrarezi Junior <br>Coleção Ciência Aberta Nº 15
DAVYS SLEMAN DE NEGREIROS
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Tem experiência docente tanto na Graduação, como também, na Pós-Graduação Lato Sensu na área de Metodologia Científica, Sociologia da Educação e Ciência Política, atuando e publicando textos em revistas Nacionais e Internacionais, principalmente nos seguintes temas: tecnologia, inovação e ciência, mídia e política, eleições, guerra eleitoral, agenda-setting, recursos humanos. É Membro de Corpo Editorial, Editor e Avaliador de inúmeras Revistas Científicas. É membro/pesquisador do NEMP-UFSCar (Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade Federal de São Carlos), do Grupo de Investigación sobre Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada DALC-ALACIP (Asociación Latinoamerica de Ciencia Política) e do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia – PDA/IFRO. Ex-Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED). Ex-Diretor Acadêmico da Faculdade de Rolim de Moura (FAROL). Ex-Chefe de Gabinete da Prefeitura do Município de Rolim de Moura. Ex-Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Rolim de Moura. Fundador e Ex-Vice-Presidente do Observatório Social do Brasil do Município de Rolim de Moura. Ex-2º Tesoureiro da Casa Beneficente à Criança Carente do Município de Rolim de Moura. Ex-Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste. Ex-Vice-Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa e Inovação – CEPI, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Atualmente é Diretor-Geral e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal. Membro Efetivo do Conselho Superior – CONSUP, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Membro Efetivo/Vitalício da Academia de Letras de Cacoal (ACLEC), Cadeira nº 16 – Aphonso Henriques de Lima Barreto. Da Academia Maçônica de Letras de Rondônia, Cadeira nº 27. Membro efetivo da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia. Habilitador ad hoc FIES – Técnico/PRONATEC do MEC/SISTEC/SETEC. Parecerista da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante da Editora Abril e Avaliador ad hoc Institucional e de Cursos de Graduação do MEC/INEP.

EDMILSON BRITO
Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD (2013). MBA em Planejamento Financeiro para Cooperativas de Crédito – Fundação Getúlio Vargas (2007). Bacharel em Administração de Empresas – Faculdades de Pimenta Bueno – FAP (2006). Experiência em gestão de cooperativa de Crédito por 08 anos. Atuação como professor de Graduação e Pós-Graduação na FAP – Faculdade de Pimenta Bueno e FAROL – Faculdade de Rolim de Moura. Atualmente atua como Diretor de Planejamento e Administração no Campus Cacoal-IFRO. É professor efetivo do IFRO, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, atuando nos cursos Técnicos de Agropecuária, Agroecologia e Tecnólogo em Agronegócios. Membro dos grupos de pesquisa: Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA (Linha de Pesquisa: Educação e Estudos Culturais). Palestrante de temas como: Gestão do Conhecimento, Motivação, Relacionamento Interpessoal, Empreendedorismo, Vendas, Marketing Pessoal e Atendimento.

INGRID LETICIA MENEZES BARBOSA
Possui graduação em Letras/Português e Literaturas Brasileira pela União das Escolas Superiores de Cacoal (2003). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2005). Tecnologias Educacionais pela PUC-RJ (2011). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Membro do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq, Campus Cacoal-IFRO e desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Linguística e Educação. Coautora do Projeto Simpósio PDA-IFRO, Campus Cacoal.

NEILA GIRON
Bacharel em Administração/UNIR. Especialista em Gestão, Auditória e Perícia Ambiental. Docência do Ensino Superior. Docência para Educação Profissional. Cursa especialização em Auditoria e Perícia Contábil/FAP. Gerente da Unidade de Pimenta Bueno do SENAC. Tutora da UNOPAR na área de Administração, Polo Cacoal. Colunista do Jornal do Bairros/Cacoal-RO. Docente da UNESC, Faculdades Integradas de Cacoal. Faz parte do GP Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia-PDA, Campus Cacoal-IFRO. Linha de pesquisa: Educação e estudos culturais.

SÉRGIO NUNES DE JESUS
Pós-Doutor em Educação/UFLO. Doutor em Ciências da Educação/UTIC. Mestre em Linguística/UNIR. Especialista em: Língua Portuguesa – Redação e Oratória – Literatura Contemporânea – Metodologia e Didática do Ensino Superior – Psicopedagogia Clínica – Educação do Campo. Licenciado em Letras Português-Inglês/UNEB. Avaliador Científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Da American Organization of Teachers of Portuguese – AOTP. Da Associação Brasileira de Editores Científicos/ABEC. Avaliador Institucional/SETEC-MEC. Avaliador Nacional/SiMEC-MEC. Avaliador de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril – Área / Verbete: Letras. Membro do Comitê Interno Avaliador/FAPERO. Avaliador Científico: Revista Acta Agronómica/UNAL; Revista Labirinto/UNIR; PROPI/IFMS; FETEC/UFMS; Dipe/IFAC; DiSE ProPEI/IFFluminense; SIEL/UFAM; Vértices/IFF; CIENTEC/IFPE; IFTO; IC PRPGI. Professor Convidado do PPG em Ciências da Educação/ULV. Professor Convidado do PPG/FAP-RO. Professor Convidado do PPG/UNESC-RO. Membro do Brazilian Center for Flying Saucer Research/CBPDV. Membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono – MIL/Portugal. Membro Fundador da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC-RO. Membro da Associação Cacoalense de Imprensa/ACI-RO. Membro Consultivo Permanente nas Editoras CRV/PR e Paco Editorial/SP. Parecerista ad hoc da EDUFRO-UNIR. Editor e coordenador da Revista Práxis: Linguagem & Educação/GP PDA. Associado ao Grupo de Estudos Discursivos – GED/UNESP, Assis. Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação/DEPESP, Campus Cacoal-IFRO. Lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq, Campus Cacoal-IFRO e desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação, Povos e Comunidades Tradicionais. Jornalista/Articulista (DRT 0001619 / RO – Portaria 89, de 22 de Janeiro de 2016 – MTPS). Coordenador do Projeto Simpósio PDA-IFRO, Campus Cacoal. Pesquisador, escritor, músico e poeta. Atualmente é acadêmico do curso de História da Universidade de Uberaba/UNIUBE-MG.

Os autores são oriundos de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Aldeia Indígena Suruí (Cacoal), Aldeia Indígena Cinta Larga (Espigão do Oeste) e Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, Brasil. Aderiram ao projeto Práticas Discursivas na Amazônia – PDA, do Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO que, ao longo dos quatro anos de atividades itinerantes já atendeu a aproximadamente 6.000 alunos ou mais com os subprojetos: Simpósio, Enem, Salão de Iniciação Científica, SBPC e Trabalhos Sociais. No ano de 2017 o Projeto PDA foi agraciado com “Menção Honrosa (Ensino-Aprendizagem) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, realizado no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Neste ano de 2018, o mesmo projeto terá participação no VII Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, 3 e 4 de agosto de 2018, na University of Pittsburgh, nos Estados Unidos.  

ALICE DE CASTRO ALGAYER
AMANDA ALYCE BARBOSA LIMA
ANNE BARBOSA ZETOLES
ÁTILA BEZERRA DE MIRA
BIANCA SANTOS FAVALEÇA
DALIAN GOWERT
DHIEILIANE GONÇALVES DOS SANTOS
ELOAH PRICILY TEIXEIRA RAMOS
EMILLY DAYANE DE SOUZA
FELIPE DE SOUZA SOUPINSKI
FELIPE OLIVEIRA PLASTER
FERNANDA GIRON MOREIRA
GABRIEL METRAN DIAS DOS SANTOS
GABRIEL SILVERSON GOMES
GEOVANA OLIVEIRA
GUSTAVO GLABA PIRES
HELOÍSA MILLENA MORAES SILVA
HELOIZA GABRIELI NOTÁRIO LENZI
HERISSON GALESCKY TORRES
ISABELA FERREIRA BATISTA
JEAN CARLOS DA SILVA ASSIS
KAIRON LUCAS WERLANG
KARINE MEDEIROS ANSELMO
KARINE MORET ABREU
LAYLA VITÓRIA FERREIRA DA SILVA
LETICIA STEPHANIE PEREIRA BORGES
LOHAYNI FERREIRA VALLI
LORENA JOYCE TOMAZ DA SILVA
LUAN ANDRADE
LUIZ EDUARDO AGUIAR DE SOUZA
LUIZ EDUARDO TERING COUTO
LUIZ GUSTAVO PADILHA
LUIZA CAMARGO KIL
MARIA EDUARDA FRANK BALDIN
MARIA FERNANDA VITAL TOMÉ ROCHA
MATHEUS MENDES
PEDRO LUCAS SILVA CORREIA
RAYANE AMAN ASSIRY CINTA LARGA
RENNAN IURI BRAZ RAMOS
SALATIELE HONORATO DA SILVA
THAYS DE ARAÚJO ARISTIDES
VITOR EDUARDO CARDOSO
WESLEY SANTOS DE JESUS
WISLANE LEITE MACHADO